NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PONTOS DE MÁ CULTURA

Uma ligeira compreensão de “cultura” é todo hábito e costume, legal ou não, largamente praticado por um grupo da sociedade. Por isso, afirmo que todo cidadão ao jogar lixo no meio da rua, atitude também repetida por seus concidadãos, a ponto de formar acúmulos que tomam uma rua, de um lado a outro, dá exemplo de má cultura.
Inúmeros moradores nesse espaço e membros
da Igreja de Cristo padecem com monturo.
Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Encontrar pontos de má cultura em cada uma dessas esferas da atuação humana, certamente, não parece uma possibilidade extinta.
Assim sendo, “pontos de má cultura” acontecem em vários lugares de Marabá. Situação que não deve acontecer exclusivamente aqui, pois, Belém e outras cidades – com mais de 100 mil habitantes – também tem seus “pontos de má cultura”.   
E, só para dar um exemplo de grande visibilidade, a esquina entre a Avenida Brasil e Travessa Pará, localizada no Bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova, é um desses pontos. Toda semana, lá está aquele lixão dando a cara, se impondo. E o fedor flechando o nariz de todos, chatamente.
Reconheço que existem locais numa cidade, bairros desassistidos pelo poder público municipal, que favorecem essa prática. E o gestor, os vereadores, inclusive os secretários que respondem por trabalhos na área urbana, são culpados. E devem ser penalizados.    
Onde quer que isso funcione, entendo que a boa cultura está sendo alijada. E não é só por falta de escolas ou mesmo, já que falamos em extinção, os bons exemplos não foram fossilizados como os dinossauros.
No detalhe dá pra ver que parte do lixo
 não vem de usos diários de uma casa
Para Gramsci, cultura “é uma concepção de mundo e de vida, coerente, unitária e de difusão nacional; é uma religião laica. Uma filosofia que se tornou cultura gerou um modo de viver, uma conduta civil e individual”. Gostaria de perguntar a ele: “Onde raios vamos parar com essa filosofia da má cultura?”.
Além da lista abaixo, acrescente aí o que você considera também um ponto de má cultura:
Políticos fugindo de cumprir seu expediente de trabalho, carros estacionados nas esquinas tampando a visibilidade dos demais condutores, bares que madrugam com “sonzeira” que atordoa os moradores vizinhos, bêbados caídos em via pública... 
(Fotos datam de 23 de junho deste ano)


Nenhum comentário:

Postar um comentário