NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

UEPA - II Jornada da Liga Acadêmica de Genética engloba debate multidisciplinar

Na UEPA, os membros da Liga Acadêmica de Genética (JALIGen)
continuam inovando nos métodos de pesquisa e estendendo
o debate para outras áreas do conhecimento





















Anderson Damasceno 

Acadêmicas de Biomedicina, Ana Paula Araújo (à esq.)
e Júlia Azevedo, ao lado dos professores da UEPA,
Mônica Lima e Sávio Reis, que ministram nos dois dias
Iniciou ontem (13), a II Jornada da Liga Acadêmica de Genética (JALIGen), um evento que busca englobar várias áreas do conhecimento, entre os cursos ofertados pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus VIII, situado no Bairro Agropolis do INCRA. 
Através de palestras e minicursos, os estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Ciências Naturais, entre outros cursos, aprimoram seus saberes criando um diálogo interdisciplinar. 
Segundo o professor Doutor, Sávio Reis, um dos objetivos da Jornada é reunir as áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente. 
"Estamos utilizando a biotecnologia como forma de integrar um debate mais amplo para a sociedade, englobando ambiente, saúde e educação. No ano passado, nossa jornada envolveu apenas os cursos da área da saúde. Este ano estamos ampliando", pontua Reis, formado em Biologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 
Em sua palestra, o biólogo compartilhou com o público os avanços que a genética já produziu em relação ao estudo de plantas, no Estado do Pará. 
A estudante, Ane Silva Lima, 17 anos, participou da palestra ministrada pela professora Doutora, Mônica Lima, que abordou o "Uso de animais transgênicos como indicadores de contaminação ambiental". 
"A professora tratou da poluição, como a que ocorre nos rios da nossa cidade. Pode-se utilizar animais capazes de identificar se os rios estão poluídos. É um procedimento avançado porque os animais podem nos proporcionar uma visão amais sobre a natureza", relata Lima.  
Na tarde desta sexta-feira (14), em que ocorre o encerramento, há ainda o minicurso "Análise in silico de macromoléculas", que orienta os acadêmicos no uso de ferramentas de bioinformática, durante o trabalho de sequenciamento e análise de DNA e proteínas. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário