CONGRESSO ESTADUAL DE JOVENS QUADRANGULAR

CONGRESSO ESTADUAL DE JOVENS QUADRANGULAR
O Congresso Estadual Setorizado de Jovens "Mais de Deus" está chegando para transformar corações nos dias 18 e 19 de julho de 2025. O evento, organizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), campos 158 e 337, será realizado na região e contará com uma programação especial.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

POSLET 2018 – Professora Dra. Nilsa Brito lança obra “Práticas Interdiscursivas na Universidade” na UNIFESSPA



















Anderson Damasceno

Mestrandos da turma 2018 do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet) participaram do lançamento da mais nova obra da Professora Dra. Nilsa Brito Ribeiro, intitulada “Práticas Interdiscursivas na Universidade: esferas do político, do científico e do ensino”, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), no auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Na ocasião, também houve o lançamento do livro “Amazônia(s): Diálogos Socioculturais e Socioeducativos”, arquitetada por Tiese Teixeira Júnior e Agenor Sarraf Pacheco. 
Aline Pinheiro, Claudia Borges, Edileide Câmara, Gabriela Silva e Anderson Damasceno (autor do blog OA) prestigiaram a palestra de apresentação do livro, efetuada por Nilsa Brito, que atualmente ministra a disciplina “Análise do Discurso” no Poslet 2018.
Segundo a professora Nilsa, tudo indica que a aula, o ensinar, seja um gênero modelar que pode estar conformando toda a universidade.
“Tive a oportunidade de ver que, por mais que a universidade eleve seu nome como o lugar do fazer científico, e muitas vezes com a participação externa de empresas, existe um discurso que está presente e permeia todos os outros que é o discurso didático-pedagógico. No sentido de que há um sujeito que contém um saber e leva pra alguém. Chamei isso de tom professoral, que se estende às assembleias, aos debates de cunho eleitoral e demais esferas no âmbito acadêmico”, afirma Nilsa Brito, que compartilha a mesa ao lado de Andrea Hentz, vice coordenadora do PDTSA.
Vale ressaltar que os lançamentos representam parte da programação da “Aula de Abertura do Semestre”, do mestrado do Programa Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA). 







































sexta-feira, 17 de agosto de 2018

BOLSONARO E A EDUCAÇÃO – No debate da RedeTV, Jair defende combate à ideologia de gênero e mais escolas militares no Brasil



















Anderson Damasceno

No debate transmitido pela RedeTV, na noite desta sexta-feira (17), o candidato a presidente da república pelo PSL, Jair Messias Bolsonaro (17), respondeu a um questionamento via redes sociais, a respeito de como tratará a educação no Brasil. Bolsonaro reafirmou o projeto de ampliar a plataforma de militarização nas escolas com mais problemas. E assim, via disciplina e hierarquia, retomar a alta qualidade de ensino que se vê já em muitas escolas militares atuando no Brasil.
Segundo Jair Bolsonaro, a educação infantil é a base para educação final dos brasileiros. Por isso, o maior investimento deve ser ampliado no nível fundamental. No entanto, o presidenciável criticou o fato de nas escolas, hoje em dia, o que se tem aprendido é pura doutrinação e ideologia de gênero. São inegáveis os casos de alienação promovido pelos ativistas progressistas que fingem ser professores.  
Bolsonaro recordou ainda que, na época de estudante dele, havia o foco de se ensinar física, química, matemática, português.  
Outro ponto levantado pelo representante do PSL (17) foi o fato de terem retirado a autoridade do professor. Aliás, ressaltou que o drama de muitos professores é a preocupação em não apanhar na sala de aula, por causa da violência.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE – Marcelo Almeida palestra para estudantes do ensino médio



















Anderson Damasceno

Na última semana, Marcelo Almeida, diretor do Instituto de Ensino Amais, situado na Marabá Pioenira, realizou a palestra “O poder da autorresponsabilidade”, uma reflexão que estimula a consciência de autoavaliação, e estimula o desempenho, endereçada aos alunos do ensino médio.
Na ocasião, o diretor Marcelo destacou, entre outras coisas, que analisar o perfil do aluno, entre comportamentos e anseios, é fundamental para, a partir daí, se dar orientações melhores acerca da carreira estudantil de forma mais ampla.
“Esses elementos ajudam, inclusive, a identificar o potencial mesmo daquele aluno que se enxerga incapaz e não merecedor”, pontua Almeida, que também possui formação em Analista de Perfil Comportamental pela Febracis.