NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Retiro espiritual - IEQ MARABÁ CAMPUS II


Centenas de jovens participaram de palestras inspiradoras.    
Durante os dias do último feriado, as igrejas cristãs promoveram seus retiros e acampamentos planejados para investir na vida espiritual. Isso se tornou um largo costume entre as denominações católicas e evangélicas de Marabá. Geralmente voltado para o público jovem, essas programações a cada ano recebem mais a participação de famílias.
Não é nenhuma novidade que o feriado carnavalesco encarna um clima de atividades contrário ao que o está no Evangelho, isto é, fora dos ensinamentos deixados pela pessoa de Jesus Cristo. Daí, sobram mais que os motivos suficientes para as instituições eclesiásticas programarem esses encontros, ao invés de "ficarem na cidade".
Do dia 11 a 13, o 1º REJOQ – Retiro Espiritual de Jovens Quadrangular – foi realizado em uma chácara às proximidades da Vila 1º de Março, um ex-assentamento que foi integrado ao município de São João do Araguaia. Enfatizando a temática, Uma vida com propósitos, centenas de jovens tiveram oportunidade de conhecer e participar de palestras inspiradoras.    
O campus II da Igreja Evangélica Quadrangular em Marabá, cujo pastor presidente é o pedagogo, Ronisteu Araújo, entrou com seu ministério de jovens no evento, o qual serviu como um intercâmbio de fé entre as demais congregações, oriundas de cidades vizinhas.
A chácara em que aconteceu o REJOQ dispunha de qualidades naturais um tanto desvalorizadas pela grande maioria, haja vista que o ambiente urbano possui atrativos que ofuscam as belezas naturais.
O local, situado entre a Vila 1ª de Março e a Base de Selva Cabo Rosa, cerca de 30 quilômetros de Marabá, conseguiu transparecer simplicidade e realçou que a companhia de amigos e da família na fé são bênçãos de Deus.     
Sermões – Ronisteu Araújo ministrou o sermão Auto Estima e Auto Imagem que, entre outras coisas, ensina sobre a forma que os jovens se vêem no campo de suas capacidades e inteligências.
Segundo Keila Araújo, pastora dirigente da juventude no campus II, o retiro marcou a entrada de muitos jovens para um mundo de reflexões e esclarecimentos a cerca dos propósitos de vida que o Deus Criador autoriza.
A pastora discorreu sobre os modelos de relacionamento que os jovens comumente adotam na tentativa de se darem o prazer da felicidade, paquera, ficar, namoro, pegas. Porém, estas são “pedras de tropeço” para quem quer uma vida pautada na fé em Cristo Jesus.
Mesmo com "esse papo" de liberdade sexual, que na verdade tem funcionado como uma moda excludente, ou com informações em excesso sobre isso e a distribuição de camisinha, a juventude tem se "frustrado demais". Isso, "quando não acontece uma contaminação venérea, gravidez na adolescência...”, defende Keila Araújo, que palestrou em torno da Corte (Lê-se com a tônica de vogal fechada na primeira sílaba), uma proposta de relacionamento com o sexo oposto, que muito da cristandade tem escolhido.
O professor, Anderson Damasceno, companheiro de reportagem no Opinião, acolheu a proposta do evento espiritual. Damasceno lecionou a respeito das vocações ligadas ao tema central.
A mensagem, Despertando vocações para o propósito de Deus, ministrada por Damasceno, discorreu sobre as questões ministeriais e profissionais que fazem parte do crescimento dos jovens ao longo da vida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário