NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 1 de junho de 2016

PROJETO TOCAIUNAS 3 - Evento histórico coloca Marabá em destaque na Literatura Amazônica

 Poetas do Projeto Tocaiunas posam para foto histórica


Em companhia da família, professor e repórter Anderson
Damasceno publica primeiro livro de poesia, Layla





































Nilva Burjack discursa para o público que
veio prestigiar o Projeto Tocaiunas
A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situada na Marabá Pioneira, foi palco de um evento histórico, realizado na noite de sábado último (28), com o lançamento do Projeto Tocaiunas. Considerado um dos maiores projetos de literatura independente da Amazônia, os idealizadores, professores Airton Souza e Eliane Soares, fundadores da Academia de Letras de Marabá (ALMA), tiveram a graça de reunir 22 escritores, lançando conjuntamente seus livros solos, em uma edição de luxo, por apenas R$ 10 a unidade. 
Em sua terceira edição, o Projeto Tocaiunas marcou a história da literatura de Marabá.
“Nós marcamos a história de Marabá, na literatura. Em mais de cem anos que a cidade tem, nós nunca vivenciamos o que acontece agora, no campo do livro e da leitura. Na verdade, este é o maior acontecimento em toda a Amazônia”, afirmou Airton Souza.
Segundo os idealizadores, facilitar o acesso ao livro, divulgar a literatura regional e valorizar os escritores fazem parte dos objetivos centrais desde a primeira edição, em outubro de 2014. 
Seguido pelos demais autores, a maioria discursou a respeito de suas obras e fizeram agradecimentos emocionados. Wal Oliveira foi a cerimonialista da noite, que enfatizou a ausência sentida de alguns escritores, entre estes, Eliane Soares e Joelthon Ribeiro. 
Durante o discurso, Francisco Duarte, presidente da Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará (AESSP), comentou que o Projeto Tocaiunas só ganhou vida graças ao empenho de Airton Souza e Eliane Soares. E agradeceu à dupla, por despertar nos escritores o desejo que produzir arte.
Genival Crescêncio veio representado o
secretário de Cultura, Wendell Gomes
Dona Creusa Salame aproveitou momentos de sua fala para brincar com o público. Ela narrou uma crônica a partir de acontecimentos que ocorreram em família. A história ganhou o coração e sorrisos de todos. 
Em seu discurso, o jovem escritor, Avelino Rodrigues, agradeceu aos amigos da Igreja Católica, onde congrega, bem como os do trabalho na escola e da AESSP. 
Segundo   
Para a escritora, Walquiria Gouveia, várias temáticas marcam sua arte. 
“O meu livro fala do homem. Há também outros temas como o amor, a fé e exaltação da natureza. Este veio em um momento especial na minha vida”, afirma. 
Entre os participantes, estão Arlethe Ferreira, com o livro "Sangrando", Francisco Duarte, com "As aventuras de Zé Lorota", Lusa SIlva, com a obra "Um mix de poesias", e muitos outros. 
O Tocaiunas 3 promoveu ainda o surgimento de novos autores. Dos 22 literatos que realizam o grande feito, vários estão publicando pela primeira vez no projeto. 
Entre os novos autores se encontram Avelino Rodrigues, com o título “Poesia para dentro”, Cláudia Chini, que lança o “Entreabrir-se”, e Anderson Damasceno, lançando “Layla”. 
Os livros foram publicados pela Editora Cromos, dirigida por Claudio Cardoso, editor e produtor que tem empenho reconhecido em todo o estado.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário