NACIONAL ENERGY

domingo, 28 de agosto de 2016

LITERATURA AFRICANA - Cerca de 50 estudantes começam curso na Unifesspa sobre Angola e Moçambique

Professores da UNIFESSPA, Liliane e Tiago, orientam os participantes do curso


















Anderson Damasceno 

A tarde de ontem (27) foi marcada pelo início do curso "Literaturas Africanas em Língua Portuguesa: Angola e Moçambique", ministrado pela professora Dra. Liliane Batista Barros, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
O objetivo do curso é construir um espaço de estudo e pesquisa em que os estudantes possam formar um seguro repertório de leituras, que coloca em relevo as produções representativas dos dois países
O primeiro encontro ocorreu no Campus I, situado na Folha 31, contando com cerca de 50 pessoas, entre professores da rede pública e particular, universitários e técnicos.
Além disso, as inscrições foram abertas à comunidade de modo geral, para quem procura conhecer mais sobre essa temática.
O projeto é uma realização da Faculdade de Estudos da Linguagem  (FAEL), por intermédio do Instituto de Linguística, Letras e Artes  (ILLA).
Na primeira aula, Liliane Barros, que é mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), abordou a importância do curso na formação do perfil estudantil.
Barros também convidou o professor da UNIFESSPA, Tiago, para contribuir com os debates ao longo do curso.
Na ocasião, houve leitura e reflexão acerca dos textos de autores angolanos do período colonial e pós-colonial. Poetas como José da Silva Maia Ferreira, Viriato da Cruz, Agostinho Neto e Alda Lara tiveram parte de suas obras análises pelos participantes, em diálogo com Liliane e Tiago.
Durante a interpretação dos textos, foi sugerido documentários do canal "Caminhos da reportagem", que enfatiza período de guerra em Angola e Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário