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quarta-feira, 5 de abril de 2017

AMAIS ENSINO - Aulão Interdisciplinar fez link entre principais transformações científicas do século 19

Ancorados no tema “Século 19 e suas transformações”, os professores das
áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens
e Códigos interagiram pontuando os principais acontecimentos
tecnológicos e a relevância destes para o ENEM





















Anderson Damasceno

O 2º Aulão Interdisciplinar, realizado na manhã de hoje (5), reuniu mais de uma centena de alunos do ensino médio e estudantes pré-vestibular, no prédio do Instituto de Ensino Amais, situado na Marabá Pioneira. 
Ancorados no tema “Século 19 e suas transformações”, os professores das áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos interagiram pontuando os principais acontecimentos tecnológicos e a relevância destes para o ENEM.
Na abertura do Aulão, o professor Lewy, de História, apresentou imagens que tratam, entre outras coisas, da revolução industrial e sua consequente geração de exclusão.
Intervindo nesse ponto, o professor Walmir, de Literatura e Artes, realçou o momento histórico desenhado por Lewy, enfatizando que se está construindo um pensamento, uma imagem ideológica para o mundo e homem naquele contexto.
A aula ainda discorreu sobre a individuação na formação social burguês; as propagandas das ideologias do Capitalismo, Socialismo e Anarquismo.
A abordagem interdisciplinar também teve seus curtos momentos de “zoeira”, p. ex. ao se tratar do socialismo utópico, a autoridade na área da linguagem matemática, professor Newton, disse que essa linha do Socialismo se aproxima do pessoal que faz “textão” no Facebook.
Retomando a linha de discussões, o professor de Humanas, Lennon, retorna à explanação acerca do “mito da raças”.
A galera de Ciências da Natureza também incrementou o diálogo. Na exposição sobre genealogia, noção discutida no campo da Biologia, pelo professor Helder, abriu-se para um link com o português, em que o professor Anderson relatou o embate entre o linguistas analogistas, que compreendiam a língua como um organismo vivo, e os anomalistas, que defendiam a língua como uma convenção.
A “Poderosa”, professora Elisângela, de Química, colaborou na aula do Newton, ressaltando o modo de produção de energia no século 19 que contribuía com o telégrafo, como meio de comunicação.
Por sua vez, o professor Danilo colocou em relevo a constituição geográfica do Japão, e como este buscou formas de contornar as dificuldades de se produzir com o clima variado. Daí a necessidade da astúcia do homem. Uma reflexão que também entrou na aula do professor Laerte, de Física.  




















































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