Anderson Damasceno
Ontem (24), o representante do
Conselho de Jovens Empresários (CONJOVE), Caetano Reis, palestrou para estudantes
secundaristas e pré-vestibulandos do Instituto de Ensino Amais, situado na
Marabá Pioneira. Na ocasião, o palestrante também destacou as ações do Feirão
do Imposto, realizado nos dias 15, 23, 24 e 25 de maio, evento que ocorre em
cerca de 250 cidades brasileiras, informando e conscientizando a população acerca
da alta carga tributária que incide nos produtos e serviços.
Durante a abertura da explanação,
o diretor do Amais, Marcelo Almeida, fez apontamentos sobre a importância dos
estudantes entrarem em contato com temas e discussões relacionados à educação
financeira, economia e empreendedorismo.
“O Brasil tem uma das maiores
cargas tributárias do mundo. A questão do ‘Risco Brasil’, conceito que mede a
estabilidade político-econômica do país, indicando o nível de risco a
investidores estrangeiros, já deve ter sido trabalhado pelos professores de
vocês, da área de humanas. O risco gira em torno de 42%. Então, se eu comprar
um carro, hoje, 42% do valor desse carro é pago em imposto para o governo. Se
esse imposto voltasse de maneira direta para a sociedade, muitos dos serviços,
inclusive a educação, vocês e seus não precisariam comprar”, esclareceu Almeida.
Segundo Caetano, em 2019, o
Feirão do Imposto trouxe como mote de campanha “Menos é Mais”, colocando em
relevo o funcionamento da carga tributária.
“Durante o Feirão, a gente retira
os impostos, diminuindo o preço dos produtos e serviços, de modo que o cidadão
perceba diretamente no bolso o peso da carga tributária no Brasil. Assim, a gente
também reduz cerca de dez impostos em dois ou três”, detalha Reis.
Há 9 anos o CONJOVE - entidade ligada à Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) -, realiza um
dos maiores eventos em volume de negociações e empresas participantes. O Feirão
do Imposto é uma marca registrada da CONAJE – Confederação Nacional dos Jovens
Empresários e dos inúmeros movimentos jovens associativistas do país, que não
medem esforços para disseminar informações tributárias de forma simplificada à
população, questionando a aplicação destes recursos.
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