Encontro entre a Direção de Ensino do Campo (Decamp) e profissionais da Escola Municipal Carlos Marighella discute avanços para a Comunidade Escolar |
Anderson Damasceno
O ponto central da reunião tem a ver com a regularização da educação de tempo integral, no município de Marabá, pois essas escolas ainda necessitam de uma formalização, de uma resolução específica.
“A importância desse documento reside no fato de garantir à Escola Carlos Marighella, e às famílias atendidas aqui, a segurança de terem uma escola completamente regulamentada. Isso possibilita a expedição de documentos, entre outras coisas, contribuindo para a autonomia da escola”, considera Rosângela Reis.
Convidado pela direção da EMEF CM, o responsável pela Decamp, Ademar Filho, fez sua primeira visita aquela unidade escolar, onde foi possível conhecer a estrutura e os planos de ação pedagógica.
A conversa também contou com a participação da coordenadora, Eliene Neres, e do professor de TICs, Arismar Viana, bem como com a presença de representantes do assentamento, os coordenadores Giselda e Gleison.
REGULARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
Atualmente, o documento que contribui com a formalização das escolas de tempo integral, sobretudo das Escolas do Campo, está na Secretaria Municipal de Educação. A peça já passou em anos anteriores pela análise do Conselho Municipal de Educação, contudo, ainda é necessário que o Poder Executivo dê prosseguimento à formalização.
“Gostaríamos muito de sensibilizar as autoridades sobre a normatização das escolas de tempo integral, em Marabá. Os nossos representantes são necessários nesse processo de reconhecimento dos direitos que os estudantes têm. Por isso, há a relevância de se ter as resoluções que regem sobre a Educação Integral”, defende a diretora Rosa.
Os profissionais da Decamp acordaram em promover uma nova agenda, em que está programado o debate específico acerca do documento de regularização. O debate vai garantir espaço para a participação de representantes das famílias dos alunos, da direção e do corpo docente, vozes que, de longa data, integram e contribuem tanto com melhorias quanto com conquistas para a comunidade escolar do Assentamento 26 de Março.
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