NACIONAL ENERGY

terça-feira, 1 de junho de 2021

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – Novo passo para a formalização de Escolas do Campo como EMEF Carlos Marighella

Encontro entre a Direção de Ensino do Campo (Decamp) e profissionais da Escola
Municipal Carlos Marighella discute avanços para a Comunidade Escolar 

 










Anderson Damasceno

Na quinta-feira última, 27 de maio, houve importante reunião na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Marighella (EMEF CM), escola de tempo integral que atende à comunidade residente na Zona Rural de Marabá, situada precisamente no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó. Participaram desse encontro, entre outros servidores, o Diretor de Ensino do Campo (Decamp), Ademar da Luz Filho, e a Diretora Rosângela Reis, mais conhecida por diretora Rosa, um momento em que se analisou as ações e estratégias utilizadas pela escola CM, para se garantir aos estudantes o direito à educação e o acesso a um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, durante o contexto de pandemia. 

O ponto central da reunião tem a ver com a regularização da educação de tempo integral, no município de Marabá, pois essas escolas ainda necessitam de uma formalização, de uma resolução específica.

“A importância desse documento reside no fato de garantir à Escola Carlos Marighella, e às famílias atendidas aqui, a segurança de terem uma escola completamente regulamentada. Isso possibilita a expedição de documentos, entre outras coisas, contribuindo para a autonomia da escola”, considera Rosângela Reis.

Convidado pela direção da EMEF CM, o responsável pela Decamp, Ademar Filho, fez sua primeira visita aquela unidade escolar, onde foi possível conhecer a estrutura e os planos de ação pedagógica.

A conversa também contou com a participação da coordenadora, Eliene Neres, e do professor de TICs, Arismar Viana, bem como com a presença de representantes do assentamento, os coordenadores Giselda e Gleison.


REGULARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Atualmente, o documento que contribui com a formalização das escolas de tempo integral, sobretudo das Escolas do Campo, está na Secretaria Municipal de Educação. A peça já passou em anos anteriores pela análise do Conselho Municipal de Educação, contudo, ainda é necessário que o Poder Executivo dê prosseguimento à formalização.  

“Gostaríamos muito de sensibilizar as autoridades sobre a normatização das escolas de tempo integral, em Marabá. Os nossos representantes são necessários nesse processo de reconhecimento dos direitos que os estudantes têm. Por isso, há a relevância de se ter as resoluções que regem sobre a Educação Integral”, defende a diretora Rosa.

Os profissionais da Decamp acordaram em promover uma nova agenda, em que está programado o debate específico acerca do documento de regularização. O debate vai garantir espaço para a participação de representantes das famílias dos alunos, da direção e do corpo docente, vozes que, de longa data, integram e contribuem tanto com melhorias quanto com conquistas para a comunidade escolar do Assentamento 26 de Março. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário