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sábado, 6 de novembro de 2021

ENEM 2021/2022 – QUESTÕES DESAFIO DE LINGUAGENS


 

 






Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.


Atividades 1

(ENEM 2021) Textos para as questões 1 a 5.

TEXTO I

Nota de Repúdio

Atenciosamente, eu e meu coração

 

Através desse

Venho comunicar

Que quem eu chamava de amor

Semana passada veio a me largar

 

Por intermédio de alguém

Na noite de ontem fui notificado

Que ela tava com alguém

Visivelmente apaixonados

 

Eu venho a público manifestar minha indignação

Nota de repúdio pra quem não dá valor a um coração

Uma semana é pouco demais para ter me trocado

Eu saí prejudicado

Gustavo Lima

Disponível em: https://www.letras.mus.br

Acesso em: 06 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II

Era uma vez

Era uma vez, o amor.

Era uma vez, o egoísmo.

E eles se encontraram,

E o amor se apresentou:

– Muito prazer, eu me chamo amor.

O egoísmo também disse:

– Que bom! Eu também me chamo amor!

Que alegria para o amor.

E o amor não deixou por menos,

Deu-se totalmente.

Então, o egoísmo caiu em si,

Entendeu que não era páreo para o amor,

Partiu...

Deixando uma ferida incurável.

[...]

FILHO. Moreira. À tua procura. Belém/Marabá:  LiteraCidade, 2015 (fragmento).

1. Na elaboração dos textos acima, há em comum a utilização do seguinte recurso linguístico:

A) Intertextualidade.

B) Intertextualidade intergêneros.

C) Ambiguidade.

D) Polissemia.

E) Pronominalização.

 

2. Considerando-se os elementos de hibridismo no plano composicional, é possível identificar nos textos I e II, respectivamente, enunciados pertinentes a:

A) canção, nota de repúdio, poema e conto maravilhoso.

B) notificação judicial, desabafo, poema e conto de fadas.

C) declaração, diário, romance e conto fantástico.

D) nota de repúdio, carta, confissão e conto maravilhoso.

E) Carta aberta, confissão, poema e conto de fadas.

 

3. Os modos de organização do discurso estão relacionados ao propósito comunicativo, ao plano composicional e ao estilo dos enunciados. Tanto na canção quanto no poema, as sequências textuais apresentam similaridades quanto ao modo

A) descritivo.

B) narrativo.

C) dialogal.

D) injuntivo.

E) argumentativo.

 

4. Na canção e no poema predominam, respectivamente, as funções da linguagem:

A) expressiva e poética.

B) referencial e estética.

C) metalinguística e apelativa.

D) expressiva e fática.

E) emotiva e referencial.

 

5. Nos trechos destacados em itálico, ocorre, respectivamente, o emprego das sequências

A) descritiva e argumentativa.

B) narrativa e conversacional.

C) dialogal e injuntiva.

D) injuntiva e narrativa.

E) argumentativa e dialogal.

 

 

Atividades 2

1. (ENEM 2019)

Blues da piedade

Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Pra essa gente careta e covarde

Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento).

Todo gênero apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. A letra de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual

A) expositiva, por discorrer sobre um dado tema.

B) narrativa, por apresentar uma cadeia de ações.

C) injuntiva, por chamar o interlocutor à participação.

D) descritiva, por enumerar características de um personagem.

E argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada de atitude.

 

2. (ENEM 2019)














Disponível em: www.tecmundo.com.br.Acesso em: 10 dez. 2018 (adaptado).

O texto tem o formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser, premiado pesquisador brasileiro da atualidade. Essa apresentação subverte um gênero textual ao

A) vincular áreas distintas do conhecimento.

B) evidenciar a formação acadêmica do pesquisador.

C) relacionar o universo lúdico a informações biográficas.

D) especificar as contribuições mais conhecidas do pesquisador.

E) destacar o nome do pesquisador e sua imagem no início do texto.

 

3. (ENEM 2020)

Mulher tem coração clinicamente partido após morte de cachorro

Como explica o The New England Journal of Medicine, a paciente, chamada Joanie Simpson, tinha sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava problemas nas artérias coronárias. Ao fazerem um ecocardiograma, os médicos encontraram o problema: cardiomiopatia de Takotsubo, conhecida como síndrome do coração partido.

Essa condição médica tipicamente acontece com mulheres em fase pós-menstrual e pode ser precedida por um evento muito estressante ou emotivo. Nesses casos, o coração apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular, de acordo com um artigo médico brasileiro que relata um caso semelhante. Simpson foi encaminhada para casa após dois dias e passou a tomar medicamentos regulares.

Ao Washington Post, ela contou que estava quase inconsolável após a perda do seu animal de estimação, um cão da raça yorkshire terrier. Recuperada após cerca de um ano, ela diz que não abrirá mão de ter um animal

de estimação porque aprecia a companhia e o amor que os cachorros dão aos humanos. O caso aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.

Disponível em: https://exame.abril.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017.

Pelas características do texto lido, que trata das consequências da perda de um animal de estimação, considera-se que ele se enquadra no gênero

A) conto, pois exibe a história de vida de Joanie Simpson.

B) depoimento, pois expõe o sofrimento da dona do animal.

C) reportagem, pois discute cientificamente a cardiomiopatia.

D) relato, pois narra um fato estressante vivido pela paciente.

E) notícia, pois divulga fatos sobre a síndrome do coração partido.

 

4. (ENEM 2020)

Caminhando contra o vento,

Sem lenço e sem documento

No sol de quase dezembro

Eu vou

O sol se reparte em crimes

Espaçonaves, guerrilhas

Em cardinales bonitas

Eu vou

Em caras de presidentes

Em grandes beijos de amor

Em dentes, pernas, bandeiras

Bombas e Brigitte Bardot

O sol nas bancas de revista

Me enche de alegria e preguiça

Quem lê tanta notícia

Eu vou

VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano Veloso.São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).

É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são

A) descritivo e argumentativo, pois o enunciador detalha cada lugar por onde passa, argumentando contra a

violência urbana.

B) dissertativo e argumentativo, pois o enunciador apresenta seu ponto de vista sobre as notícias relativas à cidade.

C) expositivo e injuntivo, pois o enunciador fala de seus estados físicos e psicológicos e interage com a mulher amada.

D) narrativo e descritivo, pois o enunciador conta sobre suas andanças pelas ruas da cidade ao mesmo tempo que a descreve.

E) narrativo e injuntivo, pois o enunciador ensina o interlocutor como andar pelas ruas da cidade contando sobre sua própria experiência.

 

5. (ENEM 2018)

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.

Disponível em: www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24jun. 2014

Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)

A) reportagem, pois busca convencer o interlocutor da tese defendida ao longo do texto.

B) resumo, pois promove o contato rápido do leitor com uma informação desconhecida.

C) sinopse, pois sintetiza as informações relevantes de uma obra de modo impessoal.

D) instrução, pois ensina algo por meio de explicações sobre uma obra específica.

E) resenha, pois apresenta uma produção intelectual de forma crítica.

 

6. (ENEM 2018)

Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moído, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal – e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me ã toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Num texto narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No fragmento, esse processo é indicado pela

A) alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo.

B) utilização de formas verbais que marcam tempos narrativos variados.

C) indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados.

D) justaposição de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados.

E) recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa.

 

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