Competência de área 6 – Compreender e
usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização
cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão,
comunicação e informação.
H18 –
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 –
Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas
de interlocução.
H20 –
Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da
memória e da identidade nacional.
Competência de área 7
– Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas
manifestações específicas.
H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas,
assuntos e recursos linguísticos.
Atividades 1
(ENEM 2021) Textos para as questões 1 a 5.
TEXTO I
Nota de Repúdio
Atenciosamente,
eu e meu coração
Através desse
Venho
comunicar
Que quem eu
chamava de amor
Semana
passada veio a me largar
Por
intermédio de alguém
Na noite de
ontem fui notificado
Que ela tava
com alguém
Visivelmente
apaixonados
Eu venho a público manifestar minha
indignação
Nota de repúdio pra quem não dá valor
a um coração
Uma semana é pouco demais para ter me
trocado
Eu saí prejudicado
Gustavo Lima
Disponível em: https://www.letras.mus.br
Acesso em: 06 nov. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Era uma vez
Era uma vez,
o amor.
Era uma vez,
o egoísmo.
E eles se encontraram,
E o amor se apresentou:
– Muito prazer, eu me chamo amor.
O egoísmo também disse:
– Que bom! Eu também me chamo amor!
Que alegria
para o amor.
E o amor não
deixou por menos,
Deu-se
totalmente.
Então, o
egoísmo caiu em si,
Entendeu que
não era páreo para o amor,
Partiu...
Deixando uma
ferida incurável.
[...]
FILHO. Moreira. À tua procura. Belém/Marabá: LiteraCidade, 2015 (fragmento).
1. Na
elaboração dos textos acima, há em comum a utilização do seguinte recurso linguístico:
A) Intertextualidade.
B) Intertextualidade
intergêneros.
C) Ambiguidade.
D)
Polissemia.
E) Pronominalização.
2. Considerando-se
os elementos de hibridismo no plano composicional, é possível identificar nos
textos I e II, respectivamente, enunciados pertinentes a:
A) canção, nota
de repúdio, poema e conto maravilhoso.
B) notificação
judicial, desabafo, poema e conto de fadas.
C) declaração,
diário, romance e conto fantástico.
D) nota de
repúdio, carta, confissão e conto maravilhoso.
E) Carta
aberta, confissão, poema e conto de fadas.
3. Os modos de
organização do discurso estão relacionados ao propósito comunicativo, ao plano
composicional e ao estilo dos enunciados. Tanto na canção quanto no poema, as
sequências textuais apresentam similaridades quanto ao modo
A) descritivo.
B) narrativo.
C) dialogal.
D) injuntivo.
E) argumentativo.
4. Na canção
e no poema predominam, respectivamente, as funções da linguagem:
A) expressiva
e poética.
B) referencial
e estética.
C) metalinguística
e apelativa.
D) expressiva
e fática.
E) emotiva e
referencial.
5. Nos
trechos destacados em itálico, ocorre, respectivamente, o emprego das sequências
A) descritiva
e argumentativa.
B) narrativa
e conversacional.
C) dialogal e
injuntiva.
D) injuntiva
e narrativa.
E) argumentativa
e dialogal.
Atividades 2
1. (ENEM 2019)
Blues da piedade
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem
CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio
de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento).
Todo gênero
apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. A letra
de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização
da sequência textual
A)
expositiva, por discorrer sobre um dado tema.
B) narrativa,
por apresentar uma cadeia de ações.
C) injuntiva,
por chamar o interlocutor à participação.
D)
descritiva, por enumerar características de um personagem.
E
argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada de atitude.
2. (ENEM 2019)
Disponível em:
www.tecmundo.com.br.Acesso em: 10 dez. 2018 (adaptado).
O texto tem o
formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser,
premiado pesquisador brasileiro da atualidade. Essa apresentação subverte um
gênero textual ao
A) vincular
áreas distintas do conhecimento.
B) evidenciar
a formação acadêmica do pesquisador.
C) relacionar
o universo lúdico a informações biográficas.
D)
especificar as contribuições mais conhecidas do pesquisador.
E) destacar o
nome do pesquisador e sua imagem no início do texto.
3. (ENEM 2020)
Mulher tem coração
clinicamente partido após morte de cachorro
Como explica
o The New England Journal of Medicine, a paciente, chamada Joanie Simpson,
tinha sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava
problemas nas artérias coronárias. Ao fazerem um ecocardiograma, os médicos
encontraram o problema: cardiomiopatia de Takotsubo, conhecida como síndrome do
coração partido.
Essa condição
médica tipicamente acontece com mulheres em fase pós-menstrual e pode ser
precedida por um evento muito estressante ou emotivo. Nesses casos, o coração
apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo
esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular, de acordo com um
artigo médico brasileiro que relata um caso semelhante. Simpson foi encaminhada
para casa após dois dias e passou a tomar medicamentos regulares.
Ao Washington
Post, ela contou que estava quase inconsolável após a perda do seu animal de
estimação, um cão da raça yorkshire terrier. Recuperada após cerca de um ano,
ela diz que não abrirá mão de ter um animal
de estimação
porque aprecia a companhia e o amor que os cachorros dão aos humanos. O caso
aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.
Disponível em:
https://exame.abril.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017.
Pelas
características do texto lido, que trata das consequências da perda de um
animal de estimação, considera-se que ele se enquadra no gênero
A) conto,
pois exibe a história de vida de Joanie Simpson.
B)
depoimento, pois expõe o sofrimento da dona do animal.
C)
reportagem, pois discute cientificamente a cardiomiopatia.
D) relato,
pois narra um fato estressante vivido pela paciente.
E) notícia,
pois divulga fatos sobre a síndrome do coração partido.
4. (ENEM 2020)
Caminhando contra o vento,
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bombas e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano
Veloso.São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).
É comum
coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento,
os tipos textuais que se destacam na organização temática são
A) descritivo
e argumentativo, pois o enunciador detalha cada lugar por onde passa,
argumentando contra a
violência
urbana.
B)
dissertativo e argumentativo, pois o enunciador apresenta seu ponto de vista
sobre as notícias relativas à cidade.
C) expositivo
e injuntivo, pois o enunciador fala de seus estados físicos e psicológicos e
interage com a mulher amada.
D) narrativo
e descritivo, pois o enunciador conta sobre suas andanças pelas ruas da cidade
ao mesmo tempo que a descreve.
E) narrativo
e injuntivo, pois o enunciador ensina o interlocutor como andar pelas ruas da
cidade contando sobre sua própria experiência.
5. (ENEM 2018)
A trajetória
de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente
simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte
afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma
sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão
para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los
por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa
cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao
longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não
sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a
Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte,
perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa
deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um
sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.
Disponível em:
www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24jun. 2014
Os gêneros
textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos.
Esse fragmento é um(a)
A) reportagem,
pois busca convencer o interlocutor da tese defendida ao longo do texto.
B) resumo,
pois promove o contato rápido do leitor com uma informação desconhecida.
C) sinopse,
pois sintetiza as informações relevantes de uma obra de modo impessoal.
D) instrução,
pois ensina algo por meio de explicações sobre uma obra específica.
E) resenha,
pois apresenta uma produção intelectual de forma crítica.
6. (ENEM 2018)
Certa vez
minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas
sangrentas. Moído, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas
grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água
de sal – e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava,
condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me ã toa,
sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro:
Record, 1998.
Num texto
narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No
fragmento, esse processo é indicado pela
A)
alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo.
B) utilização
de formas verbais que marcam tempos narrativos variados.
C)
indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados.
D) justaposição
de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados.
E)
recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa.
GABARITO
ResponderExcluirAtividades 1: BABEE
Atividades 2: CCEDEB