Anderson Damasceno
Ao longo desta semana, as aulas de Linguagens foram marcadas pelo início da Oficina de Jogos Pedagógicos, na EMEF Deuzuita Melo de Alburquerque, situada no Bairro Laranjeiras (Marabá-PA). Estudantes das turmas de 6° e 7° anos 📚 👩🏻🎓👨🏾🎓 confeccionaram o jogo “Narrativa Improvisada”, orientados pelo professor Anderson Damasceno. Confira nos clicks 📷
O
jogo pedagógico “Narrativa Improvisada” é uma estratégia didática bastante
positiva para o processo de ensino-aprendizagem. Ela consiste em colocar grupos
de estudantes para 🗣 contar, narrar e inventar breves
histórias, a partir de um pequeno conjunto de palavras aleatórias.
Além de ser uma brincadeira altamente adaptável, esse game possibilita um levantamento em torno do repertório vocabular dos educandos. Baixe o jogo clicando aqui.
OBJETIVO
DO JOGO É CONTRIBUIR COM DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ORALIDADE
Sendo
uma brincadeira ancorada na oralidade e na espontaneidade da contação de
estórias, a Narrativa Improvisada estimula a criatividade, e cria condições
para que os estudantes participem de brincadeiras instigantes, capazes de melhorar
o aprendizado em Língua Portuguesa. Ela trabalha noções de coesão e coerência
através de narrativas orais no formato do “Era uma vez...”.
ETAPAS
DE PRODUÇÃO DO JOGO
1º
passo: Formar duas (2) ou mais equipes com o mesmo número de integrantes (se
possível).
2º
passo: Distribuir folha(s) de papel A4 para cada membro das equipes.
3º
passo: O membro deve escrever três (3) palavras na folha, em “caixa alta”
(LETRA DE FORMA), que sejam de fácil leitura e de um tamanho “garrafal”, que
contribua para melhor visualização.
4º
passo: Cada membro deve recortar as três (3) palavras da folha de papel A4 e
depositar na caixinha (ou algum recipiente que sirva de “case”).
OBS.
1: Fica a critério do aplicador/organizador da brincadeira se vai usar e
colocar na mesma caixa as palavras produzidas pelas equipes. Podem ser usadas caixas
diferentes para que cada equipe use as palavras feitas por si em suas
respectivas narrativas.
5º
passo: A(s) caixa(s) pode(m) ser personalizada(s): pintada, emplastificada e conter
uma frase “ERA UMA VEZ” ou “NARRATIVA IMPROVISADA”.
A
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS
Os
jogos pedagógicos (também chamados de jogos educativos) recebem esse nome
porque vão além da missão de divertir, ser um passatempo e gerar boas risadas
na turminha. Eles trazem desafios, exercícios e atividades que expandem o
conhecimento e estimulam o interesse pelas diferentes ciências.
Os
jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras
preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.
E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si
mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
A
maioria dos jogos educativos conseguem manter uma boa relação entre
proporcionar exercício para o corpo e para a mente, e promover a diversão da
garotada. Além disso, outro ponto benéfico do uso desses games é aperfeiçoar os
movimentos e, consequentemente, a coordenação motora da criança.
Em
outras palavras, os jogos educativos têm um poder maior de fixar o aprendizado
e envolver os estudantes no ambiente escolar. Além disso, há ganhos visíveis em
criatividade, autonomia e concentração — sem falar que os games potencializam o
raciocínio lógico e o pensamento crítico.
Confira mais nas referências aqui, aqui, aqui e aqui.
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