NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 25 de maio de 2018

CIDADE VIGIADA – Vereador Ilker Moraes defende projeto sobre Sistema de Monitoramento em Marabá

















Anderson Damasceno

Na quarta-feira última (23), o vereador Ilker Moraes (PHS) apresentou o Anteprojeto de Lei (nº 01/2018), que defende a concessão de desconto no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para empresas e cidadãos que instalarem câmeras de vídeo monitoramento, denominado “Cidade Vigiada”.
Durante a fala do parlamentar, os vereadores pastor Ronisteu e Cabo Rodrigo manifestaram apoio à proposta.
Segundo o pastor Ronisteu Araújo (PTB), muitas casas, empresas e instituições têm aderido ao sistema de monitoramento, como forma de bloquear ou evitar a ação de bandidos.
“Na igreja, por exemplo, foi possível detectar uma pessoa que cometeu furto. A câmera pega também parte da Avenida Paraíso e a frente das casas das pessoas. A câmara acaba inibindo ou prevenindo que gente mal-intencionada cometa um delito”, afirma.
No aparte de Cabo Rodrigo, este afirmou que tudo que contribuir com a segurança de Marabá merece investimento.
“É um clamor do povo. A população espera que o governo avance com projeto de Ilker Moraes", pontua Rodrigo.  
Após o discurso de Moraes, o presidente da CMM, vereador Pedro Corrêa, disse que foi programada uma reunião com representantes da Secretaria de Segurança Institucional (SMSI) nos próximos dias, para tratar da apreensão de táxi-lotação dos municípios de São Domingos e São João do Araguaia. Será um momento para se discutir esse projeto. 

CIDADE VIGIADA
O artigo 1º do documento versa que o desconto concedido no IPTU requer a instalação de câmeras de vídeo de alta resolução, em frente os estabelecimentos comerciais ou residenciais, possibilitando a visualização das vias e espaços públicos. O desconto, cita o artigo 2, poderá ser de até 15% (quinze por cento) no IPTU, com duração de 5 anos, podendo ser prorrogado.
Para o autor do projeto, o monitoramento tem por finalidade incentivar a melhoria dos procedimentos de segurança pública por meio da iniciativa privada. Se aprovado, o desconto valerá para quem já possui câmeras de vídeo monitoramento em seus imóveis. 

E o que você acha da ideia? Vale a pena o apoio da população por medidas como essa ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário