SESSÃO II –
ATIVIDADES
As questões dessa atividade também cobram as noções
de gêneros textuais. No entanto, na parte 3 dessa análise, veremos que há
outras formas da H18 se manifestar nas questões do ENEM. As respostas estão no
comentário dessa postagem.
1. Textos publicitários
Os textos publicitários
informam sobre o que se vende com a intenção de criar no receptor a intenção de
consumir.
A informação é parcial,
pois só apresenta o positivo do produto. A linguagem é apelativa (de
convencimento), tocando as emoções, sentimentos e fantasias do público.
Estratégias discursivas usuais:
• Frases imperativas como: compre, use, aproveite.
• Textos sintetizados, diálogos curtos.
• Jogos de palavras, repetições, onomatopeias.
Aparecem em jornais, revistas, cartazes, folhetos de publicidade,
outdoor.
Disponível em:
http://www.coisinhasuperloka.blogspot.com. Acesso em 25/01/2015.
Por sua natureza e por sua função, o texto publicitário tem grande
papel na sociedade, nele podemos perceber que o objetivo principal é
a) persuadir os leitores de jornais acerca de determinadas teses
valendo-se de argumentos objetivos.
b) convencer potenciais consumidores a
adquirir determinados produtos ou serviços.
c) seduzir leitores de jornais e revistas, pelo uso de elementos
linguísticos de natureza literária como a metáfora e a ironia, a acompanharem
enredos ficcionais periódicos.
d) convencer o público leitor em geral acerca da importância de
acompanhar em jornais a ascensão nas vendas de um determinado produto ou
serviço.
e) persuadir leitores indecisos sobre a importância do consumo
consciente com a compra de produtos adequados a um padrão preestabelecido.
2.
FABIANA, arrepelando-se de raiva —
Hum! Ora, eis aí está para que se casou meu filho, e trouxe a mulher para minha
casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer
casa... Já não posso, não posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos!
PENA, Luís Carlos Martins. Quem
casa quer casa. Disponível em:<www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em:
7 dez. 2012.
As
rubricas em itálico, como as trazidas no trecho de Martins Pena, em uma atuação
teatral, constituem
a)
necessidade, porque as encenações precisam ser fiéis às diretrizes do autor.
b) possibilidade, porque o texto pode ser mudado, assim como outros
elementos.
c)
preciosismo, porque são irrelevantes para o texto ou para a encenação.
d)
exigência, porque elas determinam as características do texto teatral.
e)
imposição, porque elas anulam a autonomia do diretor.
3.
José de Alencar, advogado, jornalista, político, orador, romancista e
teatrólogo, nasceu em Messejana, CE, em 1º de maio de 1829, e faleceu no Rio de
Janeiro, RJ, em 12 de dezembro de 1877. [...] Era filho do padre, depois
senador, José Martiniano de Alencar e de sua prima Ana Josefina de Alencar, com
quem formara uma união socialmente bem aceita, desligando-se bem cedo de
qualquer atividade sacerdotal. E neto, pelo lado paterno, do comerciante
português José Gonçalves dos Santos e de D. Bárbara de Alencar, matrona
pernambucana que se consagraria heroína da revolução de 1817. [...] A sua
notoriedade começou com as Cartas sobre a Confederação dos Tamoios, publicadas
em 1856, com o pseudônimo de Ig, no Diário do Rio de Janeiro [...]. Ainda em
1856, publicou o seu primeiro romance conhecido: Cinco minutos. Em 1857,
revelou-se um escritor mais maduro com a publicação, em folhetins, de O
guarani, que lhe granjeou grande popularidade. Daí para frente escreveu
romances indianistas, urbanos, regionais, históricos, romances-poemas de
natureza lendária, obras teatrais, poesias, crônicas, ensaios e polêmicas
literárias, escritos políticos e estudos filológicos.
Disponível em:
<http://www.academia.org.br>. Acesso em: 7 jul. 2015. (adaptado)
Considerando o gênero do texto anterior, nota-se que ele se constitui
de
a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista,
relativos à vida de um renomado escritor.
b) explicações acerca da vida de um intelectual, com estrutura
argumentativa, destacando como tema suas principais obras.
c) representações particularizadas acerca da vida de membro da
sociedade por suas produções cotidianas de teor artístico.
d) apresentação da vida de uma
personalidade, organizada predominantemente pelas tipologias textuais
descritiva e narrativa, com um estilo marcado por linguagem objetiva.
e) fatos reais e questões controversas da vida de uma personalidade
histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos
públicos.
Link para a SESSÃO I - ANÁLISE DE QUESTÕES.
Link para a SESSÃO I - ANÁLISE DE QUESTÕES.
As alternativas corretas são:
ResponderExcluir1 - B; 2 - B; 3 - D.