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quarta-feira, 22 de agosto de 2018

QUESTÕES SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS (ENEM) – Professor Anderson Damasceno



















SESSÃO II – ATIVIDADES
As questões dessa atividade também cobram as noções de gêneros textuais. No entanto, na parte 3 dessa análise, veremos que há outras formas da H18 se manifestar nas questões do ENEM. As respostas estão no comentário dessa postagem.

1. Textos publicitários
     Os textos publicitários informam sobre o que se vende com a intenção de criar no receptor a intenção de consumir.
     A informação é parcial, pois só apresenta o positivo do produto. A linguagem é apelativa (de convencimento), tocando as emoções, sentimentos e fantasias do público.
Estratégias discursivas usuais:
• Frases imperativas como: compre, use, aproveite.
• Textos sintetizados, diálogos curtos.
• Jogos de palavras, repetições, onomatopeias.
Aparecem em jornais, revistas, cartazes, folhetos de publicidade, outdoor.
Disponível em: http://www.coisinhasuperloka.blogspot.com. Acesso em 25/01/2015.
Por sua natureza e por sua função, o texto publicitário tem grande papel na sociedade, nele podemos perceber que o objetivo principal é
a) persuadir os leitores de jornais acerca de determinadas teses valendo-se de argumentos objetivos.
b) convencer potenciais consumidores a adquirir determinados produtos ou serviços.
c) seduzir leitores de jornais e revistas, pelo uso de elementos linguísticos de natureza literária como a metáfora e a ironia, a acompanharem enredos ficcionais periódicos.
d) convencer o público leitor em geral acerca da importância de acompanhar em jornais a ascensão nas vendas de um determinado produto ou serviço.
e) persuadir leitores indecisos sobre a importância do consumo consciente com a compra de produtos adequados a um padrão preestabelecido.

2. FABIANA, arrepelando-se de raiva — Hum! Ora, eis aí está para que se casou meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa... Já não posso, não posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos!
PENA, Luís Carlos Martins. Quem casa quer casa. Disponível em:<www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 7 dez. 2012.
As rubricas em itálico, como as trazidas no trecho de Martins Pena, em uma atuação teatral, constituem
a) necessidade, porque as encenações precisam ser fiéis às diretrizes do autor.
b) possibilidade, porque o texto pode ser mudado, assim como outros elementos.
c) preciosismo, porque são irrelevantes para o texto ou para a encenação.
d) exigência, porque elas determinam as características do texto teatral.
e) imposição, porque elas anulam a autonomia do diretor.


3. José de Alencar, advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, nasceu em Messejana, CE, em 1º de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de dezembro de 1877. [...] Era filho do padre, depois senador, José Martiniano de Alencar e de sua prima Ana Josefina de Alencar, com quem formara uma união socialmente bem aceita, desligando-se bem cedo de qualquer atividade sacerdotal. E neto, pelo lado paterno, do comerciante português José Gonçalves dos Santos e de D. Bárbara de Alencar, matrona pernambucana que se consagraria heroína da revolução de 1817. [...] A sua notoriedade começou com as Cartas sobre a Confederação dos Tamoios, publicadas em 1856, com o pseudônimo de Ig, no Diário do Rio de Janeiro [...]. Ainda em 1856, publicou o seu primeiro romance conhecido: Cinco minutos. Em 1857, revelou-se um escritor mais maduro com a publicação, em folhetins, de O guarani, que lhe granjeou grande popularidade. Daí para frente escreveu romances indianistas, urbanos, regionais, históricos, romances-poemas de natureza lendária, obras teatrais, poesias, crônicas, ensaios e polêmicas literárias, escritos políticos e estudos filológicos.
Disponível em: <http://www.academia.org.br>. Acesso em: 7 jul. 2015. (adaptado)
Considerando o gênero do texto anterior, nota-se que ele se constitui de
a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
b) explicações acerca da vida de um intelectual, com estrutura argumentativa, destacando como tema suas principais obras.
c) representações particularizadas acerca da vida de membro da sociedade por suas produções cotidianas de teor artístico.
d) apresentação da vida de uma personalidade, organizada predominantemente pelas tipologias textuais descritiva e narrativa, com um estilo marcado por linguagem objetiva.
e) fatos reais e questões controversas da vida de uma personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos. 

Link para a SESSÃO I - ANÁLISE DE QUESTÕES.



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