NACIONAL ENERGY

sábado, 22 de fevereiro de 2020

CULTO DE MISSÕES – “O cristão e o ano cultural”, foi mensagem ministrada pelo pr. Anderson


Pr. Anderson ministrou palavra de Deus, durante Culto
de Missões, realizado na IEQ Independência.



















Anderson Damasceno 
O pastor e mestrando em Letras (Unifesspa) Anderson Damasceno, da Secretaria Regional de Missões (SRM), ministrou a palavra de Deus durante o culto do 3º domingo (16), mais conhecido como Culto de Missões. Com o tema “O cristão e o ano cultural”, Damasceno compartilhou a mensagem bíblica para centenas de jovens, na Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) sede da Região 337, em Marabá, situada no Bairro Independência, igreja presidida pelo casal de pastores, Ronisteu e Rosilene Araújo. 

O Ministério de Louvor Livre Acesso (MILLA) marcou a noite do culto de missões com hinos de adoração. 

Durante a pregação, o pastor Anderson abordou a necessidade de melhorar a saúde espiritual da igreja. 

“Melhorar a maneira como fazemos o mundo enxergar Jesus Cristo em nossas vidas. É nesse sentido que quero pregar essa mensagem, com a direção do Espírito Santo. Pode ser que alguém pergunte: ‘Como assim saúde espiritual?’. Eu acredito que depois de refletirmos sobre como nos relacionamos com a cultura de hoje, a cultura contemporânea, fica mais fácil para cada um entender como poderia ou deveria ser o ano cultural do cristão. Tem muita gente usando a desculpa da cultura, um entendimento equivocado do que é cultura, para ser permissivo. Para ser libertino. Para suavizar o pecado. Para dar lugar ao diabo, à carne e ao mal”, destacou. 

Ainda na mensagem, o preletor ressaltou alguns exemplos baseados em Mateus 6. 24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” e 2 Coríntios 6. 14: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.  

“Basta para o cristão se vestir de branco para as festividades de ano novo? O que significa amanhecer o dia pisando com o pé direito? Acontece de a gente ver pessoas cristãs, batizadas no nome de Cristo, usando camisas do Thor, personagem do universo dos Vingadores, que representa um deus da mitologia nórdica, mas essas pessoas não vestem camisas com desenhos de pomba-gira ou Zé-pilintra. Ou cristãos que violentam e ofendem as pessoas da umbanda e candomblé”, relata.

NOÇÕES DE CULTURA
O professor de Literatura Inglesa Terry Eagleton (2005) afirma que a palavra cultura, ao lado das palavras natureza e idologia, é uma das que mais comporta significados e sentidos. Cultura, em sua etimologia, por um lado, apresenta uma “perspectiva de dominação” por causa da origem comum com a palavra “colonização”. Por outro, cultura guarda um “caráter transcendente” ao vir da mesma raiz da palavra “culto”. Num terceiro sentido, cultura engloba a noção de “civilização”. Por fim, cultura poder ser compreendida como “cultivar”, quando contempla vários aspectos da intervenção humana no dia a dia.   

O CRISTÃO E O ANO CULTURAL 
Na conclusão da mensagem, o pastor Anderson colocou em relevo a reflexão acerca da atitude da Igreja no meio da cultura deste mundo.  

Numa visão filosófica, as “coisas boas podem ser facilmente destruídas, mas não tão facilmente criadas”, dizia Roger Scruton. A beleza é uma dessas coisas. A Beleza surge como resultado da busca pela salvação da família, aprisionada por um legado de falta de significado. A Beleza tem sido eliminada da vida das pessoas pela ação de instituições como escolas de arte moderna e agências de publicidade. 

Numa visão poética, quando há um mundo de caos se totalizando, Cristo fez a igreja para nos lembrar da ordem. Num mundo de feiura, a igreja é a beleza. Quando o desamor em quase tudo estiver, só a igreja genuína será o último reduto do amor. Por onde as trevas habitarem, sempre haverá uma igreja para plantar a semente da luz. 

Na visão bíblica, a Igreja é a fortaleza da verdade. Como está em I Timóteo 3. 14-15: “14. Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; 15. para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”.














Nenhum comentário:

Postar um comentário