NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 15 de julho de 2024

BARBEARIA, EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO – ENTREVISTA COM MANO ELVES

Jovem empreendedor, Mano Elves desperta
turma de iniciantes no ramo da Barbearia
















 

Anderson Damasceno

 

O jovem empreendedor, Elves da Conceição Alves, mais conhecido como “Mano Elves”, é natural de Marabá (PA), tem 29 anos e dedicou grande parte de sua formação estudando em cursos técnicos, participando de treinamentos com profissionais de renome, bem como investindo coração e disciplina na busca de sua especialização na área da barbearia. Especializou-se em Visagismo, cortes clássicos, além de cortes e penteados artesanais e Colorimetria. 

Nos últimos anos, o jovem empreendedor é o grande maestro que está no comando da “Barbearia Mano Elves”, estabelecimento localizado na Rua Ceará, Nº 82 – Bairro Laranjeiras (Núcleo Cidade Nova). Nesse lugar, atrativo e aconchegante, o Mano Elves atende clientes, amigos, parceiros e um público especialmente seleto: seus alunos.

No passado, antes de empreender no ramo da barbearia, Elves Alves atuou na área de vendas. Um tempo em que ele pôde desenvolver parte das habilidades também necessárias para “barbeirar” com qualidade.

Na entrevista, o Mano Elves foi perguntado sobre qual teria sido o evento motivador – ou quais eventos teriam-no influenciado a ponto de gerar o interesse pela barbearia?

“No caso, a área da barbearia, ela simplesmente surgiu na minha vida. Para mim, era só uma forma de passar o tempo. Aparentemente, não era nada sério. Mas, quando eu parei pra pensar, eu já estava ganhando melhor que a minha profissão anterior, e me sentindo profissionalmente recompensado. Senti que tinha mais reconhecimento e acabei procurando mais e mais por conhecimento na área. Na barbearia, graças à Deus, hoje já sou referência na cidade”, recorda.

MERCADO MARABAENSE DEMONSTRA SER PROMISSOR

Na avaliação do Mano Elves, a realidade desse mercado, em Marabá, tem se demonstrado um ótimo ramo, pois: “Vem crescendo muito, e vai crescer muito mais nesses próximos anos”. 

Mano Elves também foi questionado: “Há espaço para novos profissionais e novos empreendimentos na cidade, ou se o desafio ainda é qualificar gente capacitada para atuar na área?”

“Muita gente vai se profissionalizar no mercado da barbearia, exatamente para atuar em grandes barbearias locais. Percebo que muitos vão se tornar empreendedores na área da barbearia”, considera.

Em suas palestras, o Mano Elves tem recebido um o público mais jovem. Isso nos leva a pensar: “Essa relação faz parte da ‘pegada educativa’ que você busca imprimir na própria carreira?”

“Na verdade, embora eu tenha tido algumas oportunidades para compartilhar conhecimentos com os jovens, meu público de preferência é outro. Eu prefiro trabalhar com um público mais maduro, porque esse público geralmente já sabe o que almeja. Eles querem e dão o seu máximo para aprender e mudar de vida com essa área”, observa.

EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO NO "MANO ELVES ACADEMY"

Outra questão feita ao entrevistado foi sobre os cursos. Há algum tempo, Mano Elves lança material de estudo, oficinas, mini-cursos e capacitações para instruir novos barbeiros. Então, o “Mano Elves Academy” é a reunião de todo esse material ou algo totalmente diferente? 

“Na verdade, o Mano Elves Academy é um dos cursos com certificação e um grande treinamento com oito módulos, que vão do básico ao avançado, contendo aulas teóricas e práticas. E, no final de cada módulo, ocorrem as avaliações para ver se o aluno está apto a passar ao próximo nível”, esclarece.

Atualmente, entre os cursos que estão em andamento no “Mano Elves Academy” podem ser listados:

*Cortes e angulação (masculino);

*Design e simetria de barbas;

*Design de sobrancelhas (masculino);

*Transformação e alinhamento capilar;

*Colorimetria e mechas masculinas;

*Biossegurança na barbearia;

*Anatomia capilar;

*Atendimento com excelência e empreendimento;

SERVIÇO – O público que tem interesse em participar pode fazer a sua inscrição, e fazer parte desse grande projeto pelo contato: (94) 99246-8620.

Um comentário: