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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

APRENDER BRINCANDO - Turma de Pedagogia 2013 leva projeto para Núcleo de Educação Infantil


Jayane Rocha, Elaine Costa, Laiane Ferreira, Juliana Gomes,
Karine Farias e Maria Eduarda ensinam a criançada
O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Clube de Mães, situado na Rua 5 de Abril, Bairro Velha Marabá, recebeu esta semana a turma de Pedagogia 2013, que cursa o período intervalar na Universidade Federal do Pará (UFPA). A turma, composta por 38 estudantes, toda de jovens mulheres, efetuou um projeto didático empregando o método lúdico como estratégia de ensino às crianças.
As universitárias se dividiram em equipes com atividades diferenciadas. Jogos, brinquedos, brincadeiras e danças foram trabalhados, de forma divertida, com mais de 300 alunos do Clube de Mães.
A palavra lúdico vem do latim, ludus, e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. A função educativa do jogo colabora com a aprendizagem do indivíduo, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. E ninguém duvida que é na infância que esse aspecto é mais intenso.
De acordo com o professor da UFPA, Alixa Santos, a turma de pedagogia 2013 está levando a prática das atividades lúdicas, estudadas teoricamente na academia, para dentro da escola.
“A gente resolveu fazer isso, porque, as estudantes da turma precisam desse contato. São moças muitos jovens, algumas com dezessete, dezoito e dezenove anos, que nunca tiveram esse tipo de relação com a escola. Então, é a primeira vez, já entrando no curso superior e podendo ter esse contato com as crianças”, afirma Santos.
O professor, largamente conhecido como Alixa, trabalhou a disciplina Ludicidade e Educação Estética, fundamental para o bom andamento na formação superior.
“Nós tivemos todo um conjunto de aulas teóricas e exercícios em sala de aula, para poder prepará-las. E elas entraram no clima, se sentiram crianças e ao mesmo tempo professoras. Foi trabalhada a sensibilidade do professor em perceber aquela criança que fica retraída a participar das atividades, bem como a forma que precisa ser feita a abordagem”, observa.
Cada sala de aula foi reservada para um tipo de exercício com brincadeiras. Inclusive, o palco da escola foi um dos lugares mais atraentes, porque a meninada ficava entretida com as acadêmicas caracterizadas como palhaças. As professoras do próprio NEI conduziam os grupinhos infantis para cada diversão nova.  

Segundo Maria Eduarda Abreu de Souza, estudante da turma orientada por Alixa, a experiência foi única.
Professor da UFPA, Alixa Santos, leva turma de
 pedagogia à prática das atividades lúdicas. 
“Ótimo o que o professor pôde proporcionar pra gente. Ter essa vivência com os alunos, afinal, a pedagogia inclui muito isso. E viemos querendo quebrar essa história de que aluno tem de ficar só na sala de aula. Pois, o aluno precisa se divertir e ser estimulado a vir para escola, favorecendo a diversidade nesse espaço”, detalha Souza.

Ela estava numa equipe de seis pessoas, que representavam os trabalhos com brincadeiras cantadas, formada pelas futuras pedagogas Jayane Rocha, Elaine De Souza Costa, Laiane Ferreira, e Juliana Gomes e Karine Farias. 
Conforme a diretora, Rosa Brígida Arrais da Silva, o método utilizado no projeto faz toda diferença na formação infantil e parabenizou a atuação das estudantes.
“A turma está fazendo uma ótima oficina lúdica, dentro da concepção de ensino que é o aprender brincando. Na educação infantil, o aprendizado perpassa pela brincadeira, basta vermos que o dia-a-dia da criança é semeado pelo brincar”, acentua.
As crianças atendidas no NEI estão na faixa etária de 3 a 5 anos, correspondendo respectivamente as turmas maternal, jardim I e jardim II. Elas tiveram condições de aprender muito com a variedade de atividades lúdicas.
Ainda conforme a diretora, esse trabalhado merece todo incentivo e espera que mais universitários busquem as escolas, a fim de aplicarem bons projetos.
“A escola está de portas abertas. Desde ontem (15), a agente e a turma de pedagogia 2013 trabalha nessa oficina, montando todo o equipamento, a brinquedoteca, o mundo imaginário e as brincadeiras de roda, as físicas... e hoje o projeto está se concretizando e tem sido uma alegria enorme, um prazer muito grande. E espero que mais turmas da universidade visitem as escolas e levem bons projetos”, enfatiza Silva.   

Diretora Brígida da Silva diz que método lúdico faz toda diferença 

IDIOTISMOS NO TRÂNSITO


Anderson Damasceno

“Ó Marabá! Quanto do teu caos é culpa dos que dirigem mal?”. Já podemos parodiar o grande poeta português, Fernando Pessoa. Um mar nos separa, mas as dores não. Basta olharmos a performance do trânsito de Marabá, digo, o comportamento dos nossos condutores. As atitudes de motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres são a prova disso. Caos? Dores? Sim e sim. Quem reparar um pouco só, uma horinha só, consegue ver. E não precisa ser em vias de muito movimento de pessoas e veículos. Consegue-se presenciar não poucas atrocidades na esquina de casa.
Acidentes pequenos, outros trágicos, trazem prejuízos materiais ou, o pior, mutilam as pessoas, retiram vidas, desmembram famílias. Nos casos mais cruéis, destroem famílias por inteiro. Atualmente, não é difícil encontrar lares que sofrem pela perda de um familiar.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) todos que fazem o uso do tráfego em suas cidades possuem direitos e deveres. Para dizer a verdade, isso é assim em cada esfera da sociedade. Só que a preocupação imediata é ou deveria ser com as responsabilidades, com as nossas obrigações. Especialmente, no que diz respeito à segurança das pessoas e conservação da vida. Fala-se de conservação porque ninguém mais duvida que, entrar no trânsito, seja na cidade ou no campo, significa assumir riscos vitais.    
No Brasil, acidentes no trânsito matam mais que armas de fogo. Antigamente, ter carro era a bola da vez. Hoje, é a arma da vez. 
Há quatro grupos de condutores, ou melhor, de posturas de quem utiliza veículo motorizado, que são bem preocupantes. No entanto, há soluções para cada caso. Melhor chamar cada um de excentricidade da natureza automobilística. Aborrecedora, claro! 
Vamos começar com aquele tipo que dirige como se a pista fosse somente dele. Ele usa a via “sozinho”, até parece que não há mais ninguém no mundo dirigindo também. De algum modo, na escala de direitos e deveres que ele tem na cabecinha, em forma de senso, tem um ponteiro que indica a identidade. E nele deve ter algo escrito, mais ou menos, “Sou o moicano de quatros rodas”.
Daí, esse solitário para no meio da rua e joga conversa fora com um passante qualquer. Ou para e vê com calmaria algo que o interessa. Aí, ninguém mais passa, salvo quem encara entrar na contra mão. Só que na cabecinha desse filho único do trânsito, o espaço que ele deixou é o suficiente pros outros continuarem o trajeto... Pouco se importa o infeliz com quem está gastando gasolina, tendo que cumprir horário pra chegar no trabalho ou num compromisso. Chove de gente assim, digo, brotam do nada, em números como se pedras fossem.
Há outro adepto do idiotismo no trânsito – com comportamento de discípulo do solitário – consegue fazer pior. Além desse “descamarada” que usa as ruas da cidade como propriedade particular, dirigindo sozinho e contra os outros. O gaiato é que é mais fácil identificar esse opositor. Ele estaciona nas esquinas impedindo que os outros tenham maior e melhor visibilidade ao chegar nela.
O medo de dobrar a rua sem ver direito quem vem, quem vai, e a que velocidade, faz com que muitos minutos sejam gastos esperando pela travessia mais segura. É quase dirigir no escuro, dirigir sem olhos. 
E não para por aí. Às vezes, o cara é tão do contra que ninguém mais consegue dobrar na rua que ele estacionou. A largura da via é diminuta, todavia o cara estaciona quase fechando tudo. Isso é menos mal que quando ele estaciona atrás do seu veículo. Para sair daí, só quando o sujeito antiparceria resolve dar as caras. 
Mais um adepto do idiotismo praticante é o que trata as ruas, travessas e avenidas como um ringue. Ali é sua arena de lutas. Ele está no veículo para ganhar, tipo assim, terminar o round com flawless victory e seguir pro Fatality.
Cada ultrapassagem é um soco. E deixar todo mundo pra trás o faz sentir como vencedor do cinturão do UFC no asfalto. 
Muito cuidado com esse praticante. Ele corre na via pra mandar os outros pra lona. Mas, é bem verdade que a lona preta é incalculável, isto é, seria menos mal que nessa disputa acontecesse de quem vai pra lona pudesse voltar depois. Infelizmente, esse nocaute é derrota sem revanche e “inretornável”.
O último tipinho aqui é aquele que compreende e se dedica pra valer os direitos e deveres de si e dos outros. Trafega cônscio de que trânsito é jogo de futebol com um time só, todos podem caminhar livres rumo ao gol. Juntos fazem gol ao chegar em casa e, VIVOS. Chegar vivão, abraçar a família. Mais gols ao dar caronas, dirigir até a residência dos amigos, cumprir com saúde e todos os membros do corpo intactos um dia de trabalho. Enfim, ser o artilheiro de todos os seus compromissos.
Agora, qual é a preocupação com esse último? Ele não é nada nocivo. Pois é! Concordo.
Porém, a preocupação maior é com ele sim. Podemos até chamá-lo aqui o herói das pistas, contudo, em jogos em que há times jogando de três contra um, quem será que perde? Nosso samaritano das pistas tá muito caladão, e tá quase desclassificado.
Os condutores cumpridores do que é certo, mas que não reivindicam melhor postura de quem pratica idiotismos no trânsito, está se valorizando pouco. Tem que cobrar mesmo de quem dirige mal e incompetentemente. 
Isso só é menos entristecedor se comparado aos casos em que ele vai parar, inocentemente, na lona. Quem chora as dores depois, somos você e eu, ainda perdidos nas dores e no caos fora de Portugal. Bem aí em cada rua do Brasil.    


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segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PA 150 - Projeto de Readequação da rodovia, em execução, exige atenção de condutores

Enquanto a ampliação da rodovia não termina, caminhões tiram um fino e andam no limite
Ao longo da rodovia PA-150, precisamente nos trechos entre os municípios de Nova Ipixuna e Jacundá, situados na região sudeste do Pará, encontram-se placas informando acerca das obras do Governo do Estado. O atual estágio dos trabalhos mostra uma ampliação significativa dessa via. Pelo que consta nas atividades realizadas na sexta-feira última (9), um alargamento dos lados da rodovia está sendo elaborado pela CFA Construções.
Durante muito tempo, vários pontos localizados não apenas no perímetro de 55 quilômetros – entre os municípios citados – apontavam o péssimo estado de conservação da PA-150. Essa rodovia liga cidades importantes na região sudeste que sofriam e ainda sofrem com problemas como a pavimentação.
O percurso entre Marabá e Nova Ipixuna, bem como o de Jacundá à Goianésia do Pará também apresentam buracos na pista e nas pontes de concreto. Condição que facilita tanto prejuízos em veículos, quanto riscos de acidentes.  
Segundo o caminhoneiro de uma empresa local, Valdemir Brito, que trafega constantemente pela rodovia, fazendo entregas e novos carregamentos, nunca é tranqüilo dirigir. Durante as viagens, ele avista algo pior que acidentes que trazem prejuízos materiais, isto é, as fatalidades são bem reais.
De acordo com Elvis Souza, funcionário de uma mineradora, que saiu de Marabá rumo à Jacundá no último final de semana, enquanto a ampliação da rodovia não termina, caminhões tiram um fino e andam no limite. Noutras passagens, como as sobre as pontes de concreto, parte das ferragens sequer existe porque foram danificadas em acidentes ou deterioradas com o tempo.
Caminhoneiros e motoristas vivenciaram longos
anos de buraqueira e riscos de vida
Conforme o site da Secretaria de Estado de Transportes do Governo do Estado (Setran), a Diretoria de Transporte Terrestre afirma que o Projeto de Readequação da PA-150 foi implantada na década de 70, em duas frentes de implantação que se estendiam de Moju a Goianésia do Pará e de Marabá a Goianésia do Pará. Sua pavimentação foi em AAUQ, sendo que seu primeiro recapeamento ocorreu entre 1998 e 1999, onde se utilizou areia asfatica em AAUQ.
Atualmente, além dos serviços emergenciais e de restauração – atividades de tapa-buracos, pontos críticos, fresagem, reciclagem e revestimento em CBUQ –, a SETRAN formulou o projeto completo de readequação de seu corredor estrutural (sentido nordeste) que vai desde o acesso ao Porto de Vila do Conde (Barcarena) até Morada Nova (Marabá), perfazendo um total de 456,68 km.
Objetivo do Projeto – O empreendimento em sua macro-concepção compreende os serviços de melhoramentos e adequação geométrica, para atender o fluxo de tráfego existente e sua projeção. A nova estrutura compreende o aumento da capacidade estrutural do pavimento de todo o corredor da PA-150 (PA – 475, parte da PA – 151 e parte da PA-150) no sentido norte do Estado.

Trechos de Construção – O projeto foi dividido em três (03) trechos de readequação, conforme mostra a tabela.  








EDUCAÇÃO E COMUNIDADE - Escolas públicas como palco para eventos sociais e culturais

Muitas emoções e experiências de vida marcam famílias, amigos e toda a comunidade 
Não é de hoje que as escolas públicas são consideradas um segundo lar, uma extensão da família. E os motivos dessa afetividade chegar a ser incontáveis. Mas, as atribuições das escolas não param por aí. Em cada cidade é possível encontrar diversas funções para o espaço escolar. Através dos costumes e necessidades das comunidades, dos populares em cada bairro, vemos como isso funciona.
Casamentos, festas de aniversário, eventos culturais, dormitórios temporários, torneios esportivos e uma infinidade de bons usos. Escola educa muito mais quando as salas de aulas – bem como os demais ambientes que compõem a escola – não se tornam o limite do aprendizado.
Durante a noite de sábado último (10), ocorreram dois eventos, em bairros localizados no núcleo Cidade Nova, que caracterizam bem a importância das instituições de ensino.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Theodora, situada no Bairro Liberdade, houve uma festa de aniversário que, tradicionalmente, é uma das mais esperadas pelos jovens, em especial pelas mulheres.
Trata-se da grande festa de passagem para os “15 Anos”. Acompanhada pelo príncipe, Merval Junior, e amigos, choveu sorrisos sobre a aniversariante, Erica Costa.
No Bairro Independência, a comunidade evangélica da Igreja do Evangelho Quadrangular promoveu algo semelhante. A pastora Rosilene Araújo foi homenageada por crianças, jovens e adultos que fazem parte das famílias membros dessa instituição religiosa.
O ato se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helcione Barbalho em virtude da passagem do aniversário da pastora, no mês de agosto.
Bom exemplo – Um projeto realizado no sudeste do país, em 2012, possibilitou que as instituições sem fins lucrativos, pertencentes à sociedade civil organizada, podem realizar eventos em escolas.
O deputado estadual, Fred Costa, do Partido Ecológico Nacional (PEN), teve nova lei sancionada pelo governador, Antônio Anastasia. A norma foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais sob o n°. 20.369, e garante a destinação de espaço físico em unidades da rede estadual de ensino e cultura às entidades sem fins lucrativos da sociedade civil organizada, movimentos populares, associações e conselhos, para o desenvolvimento de atividades de ensino, formação, aperfeiçoamento, preparação, lazer e recreação.
"O meio escolar será beneficiado, pois os alunos valorizarão e cuidarão melhor de suas escolas. É a cultura do pertencimento", afirmou o Deputado Fred Costa.



terça-feira, 6 de agosto de 2013

MAIS PRAIA - DMTU abre atividades na Operação Verão 2013 no Geladinho

Orientações aos banhistas e donos de barracas visam melhorar lazer e relacionamento com natureza
Dando continuidade à programação para o Verão 2013, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) iniciou um conjunto de atividades, ainda no último domingo do mês de julho (28), na Praia do Geladinho – situada no núcleo São Félix. Através da coordenação de Educação para o Trânsito, as ações que compõem a Operação Verão 2013 foram direcionadas especialmente para os visitantes desse espaço.
Os veranistas recebem permanentemente uma série de ações educativas e serviços, ajudando sobre o como usufruir do lazer com alegria, segurança e responsabilidade.
Segundo o coordenador, Gilvan Monteiro, o planejamento para a conscientização dos condutores de veículos e veranistas tem sido efetuado largamente. Ele assegura que a qualidade da ação tem rendido bons frutos no quesito prevenção de acidentes, entre veículos de grande e pequeno porte, e no número de pessoas autuadas por dirigirem embriagadas – conforme dita a lei seca.
A equipe de Educação para o Trânsito tem atuado desde o começo oficial da temporada de praias em Marabá.
Diversas atividades foram efetuadas diretamente nos locais mais visitados pelos turistas da região bem como pelos banhistas locais. Além disso, outros pontos do centro urbano – onde o fluxo de veículos é intenso – também foram alvo de panfletagem e orientações sobre essa temporada tão esperada e prazerosa.
De acordo com Elho Araújo, assessor de comunicação do DMTU, cerca de 10 agentes de trânsito e unidades estarão trabalhando todos os finais de semana no Geladinho. A intenção é conscientizar o banhista a adotar uma postura mais segura no trânsito.
Como se sabe, a multidão que freqüenta as proximidades daquele balneário, durante todo o veraneio, é uma das maiores se comparadas com a Praia do Tucunaré.