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segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PA 150 - Projeto de Readequação da rodovia, em execução, exige atenção de condutores

Enquanto a ampliação da rodovia não termina, caminhões tiram um fino e andam no limite
Ao longo da rodovia PA-150, precisamente nos trechos entre os municípios de Nova Ipixuna e Jacundá, situados na região sudeste do Pará, encontram-se placas informando acerca das obras do Governo do Estado. O atual estágio dos trabalhos mostra uma ampliação significativa dessa via. Pelo que consta nas atividades realizadas na sexta-feira última (9), um alargamento dos lados da rodovia está sendo elaborado pela CFA Construções.
Durante muito tempo, vários pontos localizados não apenas no perímetro de 55 quilômetros – entre os municípios citados – apontavam o péssimo estado de conservação da PA-150. Essa rodovia liga cidades importantes na região sudeste que sofriam e ainda sofrem com problemas como a pavimentação.
O percurso entre Marabá e Nova Ipixuna, bem como o de Jacundá à Goianésia do Pará também apresentam buracos na pista e nas pontes de concreto. Condição que facilita tanto prejuízos em veículos, quanto riscos de acidentes.  
Segundo o caminhoneiro de uma empresa local, Valdemir Brito, que trafega constantemente pela rodovia, fazendo entregas e novos carregamentos, nunca é tranqüilo dirigir. Durante as viagens, ele avista algo pior que acidentes que trazem prejuízos materiais, isto é, as fatalidades são bem reais.
De acordo com Elvis Souza, funcionário de uma mineradora, que saiu de Marabá rumo à Jacundá no último final de semana, enquanto a ampliação da rodovia não termina, caminhões tiram um fino e andam no limite. Noutras passagens, como as sobre as pontes de concreto, parte das ferragens sequer existe porque foram danificadas em acidentes ou deterioradas com o tempo.
Caminhoneiros e motoristas vivenciaram longos
anos de buraqueira e riscos de vida
Conforme o site da Secretaria de Estado de Transportes do Governo do Estado (Setran), a Diretoria de Transporte Terrestre afirma que o Projeto de Readequação da PA-150 foi implantada na década de 70, em duas frentes de implantação que se estendiam de Moju a Goianésia do Pará e de Marabá a Goianésia do Pará. Sua pavimentação foi em AAUQ, sendo que seu primeiro recapeamento ocorreu entre 1998 e 1999, onde se utilizou areia asfatica em AAUQ.
Atualmente, além dos serviços emergenciais e de restauração – atividades de tapa-buracos, pontos críticos, fresagem, reciclagem e revestimento em CBUQ –, a SETRAN formulou o projeto completo de readequação de seu corredor estrutural (sentido nordeste) que vai desde o acesso ao Porto de Vila do Conde (Barcarena) até Morada Nova (Marabá), perfazendo um total de 456,68 km.
Objetivo do Projeto – O empreendimento em sua macro-concepção compreende os serviços de melhoramentos e adequação geométrica, para atender o fluxo de tráfego existente e sua projeção. A nova estrutura compreende o aumento da capacidade estrutural do pavimento de todo o corredor da PA-150 (PA – 475, parte da PA – 151 e parte da PA-150) no sentido norte do Estado.

Trechos de Construção – O projeto foi dividido em três (03) trechos de readequação, conforme mostra a tabela.  








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