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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FROTA DE ÔNIBUS MARABAENSE - Nem os pontos mais "nobres" favorecem o povo




O fluxo de ônibus coletivo melhorou com a aquisição de mais veículos, que ocorreu recentemente por parte da RTCM – Rede de Transporte Coletivo de Marabá. Porém, a necessidade de ampliação da frota e a elaboração de novas rotas – para atender aos passageiros que residem em localidades que os coletivos não passam – representam a solução para a demora e aperto que os clientes vivenciam. Inclusive, a presença de alternativas de transportes, táxi-lotação, mototáxi, não dá conta de atender o número de pessoas, especialmente, nos horários de pico.
Para acirrar a situação dos clientes ainda há o embate entre o uso das paradas coletivas. As empresas de ônibus locais, que atualmente dispõem de 53 veículos, discordam que outros profissionais utilizem esses pontos de aglomeração de passageiros.
Em Marabá, certos espaços já possuem um roteiro específico, regulamentando que profissional pode ou não atuar.
Segundo a assessoria do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), isso é o que está determinado no decreto municipal nº 292/2012, que regulamentou a Lei 17.372 – que vigora em Marabá desde 2009. Essa lei trata da licença para a execução do serviço, que só pode ser expedido pelo Diretor do DMTU.
Conforma a lei, o DMTU credenciou os pontos de embarque para o serviço de taxi-lotação. E nos casos de inexistência desta sinalização, fica expressamente proibido o embarque e desembarque de passageiros nos pontos de ônibus, a uma distância inferior a 20 (vinte) metros, antes e depois do marco do Ponto.  
Na terça-feira última (27), um caso semelhante foi observado em frente ao Shopping Pátio Marabá. Lá existe apenas uma parada de ônibus, sendo que, a partir das 20h, os carros de táxi-lotação foram proibidos de pegar passageiros nela. E, como se vê, além do grande público que freqüenta as variadas lojas no shopping, há o público formado pelos estudantes da Faculdade Metropolitana de Marabá. Quem não possui condução própria enfrenta alguns obstáculos.
Os dois prédios ficam ao longo da Rodovia Transamazônica (BR-230) e o trânsito flui com intensidade, haja vista que os dois públicos citado dividem aquele espaço com caminhoneiros e condutores marabaenses. 

Também há outra parada de coletivos no lado oposto, isto é, em frente à Metropolitana. No dia a dia, ela atende em grande parte os estudantes, que nos turnos matutino e vespertino ainda podem contar com os serviços de táxi-lotação.
Só que, precisamente à noite, os obstáculos são maiores. Por volta das 21h, muitos alunos já se encontram partindo em retirado aos seus lares. Mas, até que isso aconteça, eles tem que aguarda muito tempo e entrar em ônibus lotados.
Por causa dessa medida contra os veículos de lotação, não são poucas as pessoas que reclamam com a falta de ônibus. Eles lotam a pequena parada com frente ao shopping, que não acomoda mais que seis pessoas.
Além disso, os estudantes como Noelma Cristina, do curso de Educação Física, denunciam que a quantia cobrada por alguns mototaxistas, que ficam às proximidades dos prédios, não segue a tabela determinada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).
Já alunas como Bruna Larissa Pereira, que cursa Administração, preferem aguardar uma condução. Pereira, por exemplo, espera a vinda do namorado que vem buscá-la de moto. Os gastos são menores, se levar em conta o que é gasto com ônibus ou táxi-lotação, todo dia letivo, com a gasolina.  
Mesmo os moradores de mais perto da faculdade evitam ir de pés, porque tem medo de se assaltado. Por isso, eles tem que gastar, diariamente, com o preço da passagem se quiserem chegar a casa com segurança.
Durante a reportagem, grupos de 20 ou mais pessoas facilmente se formavam naquele com frente ao Pátio, ficando dispersos ao longo da calçada. Outra situação desconfortável tem a ver com as linhas de ônibus que se repetem com trajeto somente até a Marabá Pioneira.
Ainda na ocasião, dois ônibus vieram seguidamente num intervalo de 15 minutos, todavia, muitos que seguiam para o núcleo Cidade Nova continuaram no aguardo.
DMTU – De acordo com o DMTU, Marabá conta com 12 linhas, contabilizando um total de 9 mil viagens por mês. Também há a previsão, ainda este ano, de iniciar a construção de um terminal de integração que deverá racionalizar o sistema municipal de transporte, possibilitando que o cidadão percorra um espaço menor para chegar ao destino desejado.

Dessa forma, com o itinerário reduzido, praticamente triplicará o número de viagens de ônibus, que chegará a 26 mil viagens por mês. Assim, também foi explanado que o número de veículos em operação vai chegar a 70. 

2 comentários:

  1. População insatisfeita com a TCA

    A tca atualmente não oferece um atendimento satisfatório para a população de Anápolis, como provas podem perguntar a qualquer usuário que utiliza o transporte na cidade, E ilusório alguém dizer que o transporte de Anápolis e um dos melhores do Brasil. acredito que já foi um dos melhores do Brasil, hoje um transporte deficiente, com linhas desadequadas as necessidades dos usuários, com ônibus realmente novos, mas sujos e infestado de baratas, apesar da empresa divulgar que os veículos são dedetizados a cada 15 dias podemos observar que esta ação não esta adiantando, e preciso tomar outras providencias de limpeza, a empresa em vez de melhorar a qualidade de higiene nos ônibus acabou retirando as lixeiras que ficavam no interior dos veículos, a falta de limpeza não se limita nos veículos mas também ao terminal urbano que a ate 2010 tinha uma limpeza impecável pela LP serviços, mas para atender interesses internos a tca terceirizou a limpeza dos banheiros e passou a responsabilidade para a empresa atalaia

    . A empresa provavelmente acredita que os anápolinos não necessitam do transporte aos domingos e feriados, pois eles reduzem sua frota enquanto o usuário fica ate 3 horas aguardando no ponto de ônibus sem outra opção, de fato podemos constatar essa realidade ao comparar linhas como exemplo campos elísios que não fica muito distante da garagem da empresa aos domingos o transporte por lá e precário, se algum usuário necessitar de ônibus precisa de caminha 4 km para então aguardar o tesouro, Ibirapuera ou catarinense que também demoram a passar, O terminal lotado, acabamos tropeçando todos os dias com outras pessoas por falta de espaço, e o pouco espaço que há e tomado pelos ambulantes que a postura por interesses financeiros concede a ambulantes para fazer ali suas banquinhas, a empresa não esta atenta ou faz pouco caso das necessidades dos anapolinos a muito tempo os usuários sofrem com ônibus extremamente lotado, fazendo com que a viajem cada vez fica mais desconfortável e demorada, muitos usuários para desembarcar próximo a sua casa precisa solicitar para que o motorista abra a porta do meio, será que a empresa ainda não viu que ha necessidade de que a porta do meio seja aberta em todas as paradas como acontece em Goiânia, em relação a funcionários a empresa sobrecarrega funcionários com escalas desfavoráveis, A única empresa que não apoia no crescimento dos seus colaboradores digo isso sem duvida alguma, tenho parentes na empresa e um de meus parentes queria fazer faculdade, então ele dirigiu-se ao coordenador responsável já que sua jornada de trabalho ocupada os turnos matutino, vespertino e noturno, então a empresa que se diz humana através do seu coordenador disse (se era do interesse estudar, que não entrasse na empresa, pois o mesmo teria que ficar a disposição da tca), enfim onde esta a empresa humana?, e esse tipo de serviço que quer prestar em marabá?, o que a população de Maraba não sabe e que a TCA, NASSON TUR, e TRANSBRASILIANA são a mesma empresa, lá eles só trocaram de nome porque a transbrasiliana estava queimada com a população então fraldarão a licitação, e só ligar uma coisa com a outra, até a antiga diretoria das empresas antigas de lá são as mesmas pessoas, Se alguém tiver alguma duvida, deixo-lhe o convite para me acompanhar pela manha e a tarde quando faço o trajeto casa trabalho e trabalho casa.

    A maioria dos ônibus que circulam em Maraba são ônibus usados que circulavam em Anápolis.
    Contato: lukskayolker@hotmail.com

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  2. a transbrasiliana tem monte de empresa TRANSBRASILIANA TRANSPORTES E TURISMO LTDA
    POLIPEÇAS COM IMPORT E EXPORT LTDA
    TRANSBRASILIANA HOTÉIS LTDA e muitas outras
    T.C.A. TRANSPORTES COLETIVOS DE ANÁPOLIS LTDA
    VIAÇÃO ARAGUARINA LTDA
    VIAÇÃO GOIÂNIA LTDA
    TRANSFRIGO TRANSPORTES FRIGORÍFICOS E CARGAS LTDA
    TRANSPORTADORA PLANALTO LTDA
    NASSON TUR TURISMO LTDA
    RÁPIDO MARAJÓ LTDA
    J.B TRANSPORTES DE CARGAS LTDA
    TRANSBRASILIANA AGRO PASTORIL LTDA
    VIAÇÃO ANAPOLINA LTDA
    RÁPIDO ARAGUAIA LTDA
    VIAÇÃO LUZIÂNIA LTDA
    UNITUR UNIVERSAL TURISMO LTDA
    LESTE TRANSPORTES COLETIVOS LTDA
    EMPRESA ROTA DE TRANSPORTES LTDA
    VIAÇÃO NOVA LTDA
    SADIELCO DIESEL ELÉTRICA COML LTDA
    ARAGUARINA AGRO-PASTORIL LTDA
    POLIPEÇAS AGRO-PECUÁRIA LTDA
    REFORMADORA ARAGUAIA LTDA
    MOTOFOR LTDA

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