NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PROJETO TOCAIÚNAS - Em Marabá,15 escritores publicam 7 mil livros no dia 9 de maio


2ª edição do Projeto Tocaiúnas coloca Marabá em destaque, por
ser um dos maiores monumentos da arte no Pará. 
Dia 9 de maio ocorre festa de lançamento.





















Literatos que participaram da primeira edição,
lançada em 31 de novembro de 2014






No dia 9 de maio, um sábado à noite, ocorre o lançamento dos 7 mil livros do Projeto Tocaiúnas, uma coletânea de obras literárias que está na 2ª edição, patrocinada pela mineradora Vale. Os idealizadores, Airton Souza e Eliane Soares, fundadores da Academia de Letras de Marabá, reuniram 15 escritores da cidade, que estão publicando juntos 15 novos títulos.   
A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situada na Marabá Pioneira, foi o local escolhido para a festa de lançamento de um dos maiores projetos literários do Estado do Pará.
Segundo os idealizadores, as obras vão ser vendidas a R$ 5,00, facilitando o acesso da população ao livro.
Foi efetuada uma tiragem de 400 exemplares, de cada título. Entre os participantes da primeira edição estão Adão Almeida, escritor de literatura de cordel, que publica “A madrasta má”, Airton Souza publica “Cio”, Creusa Salame participa com a obra “Vivências”, Eliane Soares escreveu “Lápis-Lazúli”, Evilângela Lima participa com o título “Raridades”, Glecia Sousa lança Rios (de) Versos, Katiucia Oliveira reuniu versos em “Poética do talvez”, Lusa Silva escreveu “Proeza Poética” e Lara Borges vem com o “Alcova”.   
O Projeto Tocaiúnas promoveu ainda o surgimento de novos autores. Dos quinze literatos que realizaram o grande feito, seis estão publicando pela primeira vez no projeto. 
Entre os novos participantes se encontram Airton Pereira, que publica “Colhendo manhãs”, Vânia Andrade reuniu estórias em “Contos fantásticos da Amazônia”, Francisco Duarte principia com título “O silêncio e a canção”, Francisca Cerqueira lança “Espelho dos meus olhos”, Javier di Mar-y-abá escreveu “Ensaios de Encantamentos” e Marisol Nascimento lança “Embriaguez”.
O grupo de autores tocaiunenses planeja também a doação de parte dos livros. Uma parcela de 50 unidades para a empresa patrocinadora, Vale, 30 unidades para serem distribuídas em bibliotecas públicas de Marabá e região; e ainda 15 unidades para fazer kits cortesias, para serem trocados entre os autores.
“Vamos fazer uma agenda de doações. Um dia numa biblioteca, outro dia em outra”, considera Airton Souza.
A Empresa Vale marcou para a na noite do dia 28, deste mês, a entrega oficial a todos os escritores, também na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário