NACIONAL ENERGY

domingo, 21 de fevereiro de 2016

5º RODA DE LEITURA - Em Marabá, obra da escritora Amarílis Tupiassú foi alvo de reflexões






A obra e a vida da professora, escritora e crítica literária paraense, Amarílis Izabel Alves Tupiassú, foi a personalidade homenageada durante a 5ª Roda de Leitura, realizada na noite de sexta-feira última (19). O evento é coordenado pelo poeta marabaense, Airton Souza, e representa um dos vários projetos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), situada no prédio da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, na Marabá Pioneira, onde ocorreu o encontro.
Na ocasião, a maior do público era constituído de membros da Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará (AESSP).
Amarílis Tupiassú, como é mais conhecida pelos estudiosos em Belém, tem formação de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 1970, além de mestrado e doutorado também Letras, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na década de 80.
Quem apresentou a pesquisa acerca das áreas de trabalho e como se dá a atuação de Amarílis Tupiassú foi o professor e repórter, Anderson Damasceno, que assina o Blog Olhar do Alto.
O blogueiro tratou da experiência que Tupiassú desenvolveu sobre a Literatura Brasileira, principalmente nos temas: análise, amazônia, ação verbal e contos amazônicos.
Através de vídeos, reportagens e a lastra produção em crítica literária, foi possível traçar na estudiosa um perfil de pensadora militante, atenta para o sujeito amazônida e a urgente necessidade de se pensar seu espaço vital.
Também foi aberto um espaço para bate-papo a respeito da narrativa Imagens que passais pela retina, de modo que cada um relatasse a própria impressão com a linguagem de Tupiassú. Os escritores, Glecia Sousa e Bertin di Carmelita, expuseram sensações e reflexões que tiveram enquanto leitores da obra na íntegra.
Ao longo da comunicação, entre as obras abordadas por Damasceno estiveram o artigo Amazônia, das travessias lusitanas à literatura de até agora e o livro sobre o padre jesuíta Antônio Vieira, A Palavra Divina na Surdez do Rio Babel

Nenhum comentário:

Postar um comentário