REJOAQ 2025

REJOAQ 2025
Está chegando mais uma Edição do Retiro de Jovens e Adolescentes Quadrangular🔥 Serão 2 dias de poder e direcionamento, onde estaremos clamando “Que Ele Cresça” que o Senhor venha crescer sobre as nossas vidas a cada dia🙌🏻❤️O evento ocorrerá nos dias 03 e 04 de Março de 2025, e o investimento é de 200,00! Corra e faça sua inscrição✅

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

VEREADOR PASTOR RONISTEU E ADVOGADO VINICIUS ALVES DEBATEM POLÍTICA LOCAL











Nesta segunda-feira (17), o advogado Vinicius Alves foi recebido pelo vereador Pastor Ronisteu Araújo (PL), na Câmara Municipal de Marabá (CMM), onde trataram sobre temas atinentes ao cenário político e econômico, tanto local quanto regional.

Segundo o doutor Vinicius Alves, é fundamental que a população marabaense possa contar com nomes de representantes da Direita como os vereadores Cabo Rodrigo (PL) e Fernando Henrique (PL).

“Percebemos a guinada que Marabá deu à Direita. Isso não é apenas de hoje, já vem sendo trabalhado desde 2016, quando os movimentos locais começaram a atuar mais efetivamente”, relata Alves.

Para o vereador Pastor Ronisteu, ter profissionais com o perfil do advogado Vinicius, criminalista e defensor da tendência jusnaturalista, qualifica o nobre quadro de integrantes do PL marabaense. A linha jusnaturalista no direito é uma corrente filosófica que defende a existência de um direito natural, universal e superior ao direito positivo.

Filiado ao Partido Liberal (PL), o doutor Vinicius Alves tem experiência na formação política e cultural em torno do Conservadorismo. Leitor assíduo e pesquisador autodidata, o advogado segue atuando na formação de núcleos de base.

Vinicius Alves é um dos fundadores do movimento Direita Marabá e foi candidato a deputado federal em 2022.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

SAEB 2025 – Escola Anísio Teixeira Realiza 1° Aulão Preparatório

 

 












Na última semana, a Escola Municipal Anísio Teixeira, situada no Bairro Cidade Nova, promoveu o 1º Aulão Preparatório para capacitar os estudantes que, em 2025, vão encarar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Reunidos no auditório, o encontro de estudo foi destinado aos alunos do 9° ano. 

O evento proporcionou um momento especial de aprendizado e descontração para os estudantes.

Segundo os organizadores, os professores iniciaram o workshop educativo efetuando um diagnóstico para identificar as principais dificuldades do alunado. Com base nas informações obtidas, eles organizaram uma aula dinâmica e focada nas disciplinas de Matemática e Português.

 

ESTRATÉGIA DE ENSINO INCLUI QUESTÕES-DESAFIO E INTERATIVIDADE

De acordo com a coordenadora pedagógica, Daiana Lima Ribeiro, a Escola Anísio Teixeira reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e segue investindo em iniciativas que visam melhorar o desempenho dos estudantes. 

A programação incluiu atividades interativas, momentos de relaxamento com músicas e uma competição animada, entre as turmas do 9° ano.

“Isso torna o aprendizado mais leve e divertido”, enfatiza a coordenadora.

Para muitos alunos, a experiência foi enriquecedora, ajudando-os a se prepararem de forma mais eficaz para a avaliação.








segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

GERAÇÃO FORTE – SUA PROFISSÃO NA MISSÃO DE DEUS

 













Ontem (16), para tratar da relação entre carreira e fé, tive a honra de receber os líderes pr. Merval Junior, pr. Adriana Carvalho, pr. Lorena Almeida e Sabrina Menezes, durante o Culto Missões, realizado às 20h, no prédio da Igreja do Evangelho Quadrangular do Bairro Independência (núcleo Cidade Nova).

Durante o culto da Geração Forte, os convidados compartilharam suas experiências profissionais e desafios missionários, representando importantes áreas para o funcionamento da sociedade.

Na ocasião, o pr. Merval colocou em relevo os desafios de ser empreendedor e a pra. Adriana discorreu sobre a seara da educação. Já a pra. Lorena sobre como ter uma palavra acolhedora pessoas no meio político, enquanto Sabrina relatou para o público a importância da fé em seu trabalho na área da saúde.

A temática foi abordada nos cultos por todo o Brasil, ou seja, todas as IEQs tiveram a oportunidade de compartilhar a mensagem de que o cristão e sua profissão estão conectados com o propósito de Deus.

Os cultos do 3º Domingo de Missões estão ancorados na visão da Secretaria Geral de Missões (SGM), que executa projetos missionários por todo o país.




quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

UEPA – TURMA DE LIBRAS TEM 25% DAS VAGAS COM LÍDERES DA IGREJA QUADRANGULAR EM MARABÁ

Nova caloura, Pastora Sara lidera IEQ do Bairro da Paz, igreja que
nos últimos anos tem sido espaço para curso e oficinas de Libras.

 

 













Por Ednaldo Alcesano da Silva

Líderes Larissa (à esq.), Jhonatan e pra. Sara
comemoram emocionados seus nomes no "listão
"

Pastores, líderes e membros da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) – Campo 337 em Marabá (PA), região liderada pelo pastor e vereador Ronisteu Araújo, tiveram êxito ao conquistar 25% das vagas do curso de Libras, na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Os futuros universitários congregam em duas IEQs, uma igreja pastoreada pelo casal Pr. Adão e Pra. Keila Sousa, outra pastoreada pelo casal Pr. Rubens e Pra. Sara Vasconcelos. 

Vale ressaltar que a pastora Sara Vasconcelos está entre os mais novos calouros 2025 da UEPA – Campus VIII, em Marabá, assim como os membros de sua igreja: Ronnie Candido (surdo), Jhonatan Leitão Rocha e Larissa Tavares dos Santos.

Formado em Letras Português (UNIFESSPA), Ednaldo
congrega na IEQ Bairro Laranjeiras e é novo calouro LIBRAS

Foram ofertadas pela UEPA 28 vagas para o curso em Licenciatura Plena em Letras Libras (Língua brasileira de sinais), no qual a igreja alcançou através de sua membresia 25% das vagas. Isso representa 7 vagas conquistadas, demonstrando uma preocupação enorme da IEQ com as questões sociais e educacionais, promovendo a inclusão da comunidade surda marabaense. 

Registramos no BLOG OLHAR DO ALTO nossa homenagem aos novos calouros, cuja distribuição das sete vagas tem a seguinte composição:

Igreja do Evangelho Quadrangular – Bairro Laranjeiras (Pastor Adão França).

EDILSON DA SILVA CARVALHO

EDNALDO ALCESANO DA SILVA

MARIA DO CARMO DA SILVA RODRIGUES

Igreja do Evangelho Quadrangular – Bairro da Paz (Pastor Rubens Vasconcelos)

JHONATAN LEITAO ROCHA

LARISSA TAVARES DOS SANTOS

RONNIE CANDIDO (SURDO)

SARA QUERCIA SILVA DE AQUINO VASCONCELOS

Por fim, a IEQ reitera o seu total apoio aos novos calouros da UEPA, irmãos e líderes de fé, parabenizando a todos pela importante conquista acadêmica e missionária. Espera-se que no futuro próximo, outras pessoas possam ser incentivadas a estarem cursando LIBRAS, porque dar acesso a uma língua tão importante em nossa sociedade também é dar acesso à Palavra de Deus.

 

INCLUSÃO SOCIAL E A BÍBLIA SAGRADA

Pessoas surda, Ronnie congrega na IEQ
Bairro da Paz e celebra com sinal emblemático

Além do principal objetivo que é ganhar almas para o reino de Deus, através da formação desses membros, agora as pessoas surdas podem ser alcançadas e ter acesso a palavra libertadora do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Isso é um princípio bíblico demonstrado em Atos 8:31: “Como posso entender, se não houve alguém que me explique?”. 

Nesse sentido, estão os surdos e pessoas com perda de audição incluídas tantos nos cultos quanto nas demais esferas comunicativas, porque só poderiam compreender o Evangelho se alguém explicar a elas.

Desse contexto, portanto, é que surge a necessidade dos intérpretes e tradutores, como facilitadores desse processo de inclusão. Com educação e inclusão é possível realizar sonhos e transformar vidas. Assim, o que regulamenta o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) está amparado na Lei 10.436/2002 e no decreto 5.626/2005, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no País.

 

SISTEMAS SIMBÓLICOS DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA

Curso Básico de Libras na IEQ Bairro da Paz

No Brasil, a maioria das pessoas são ouvintes e encontram na Língua Portuguesa sua primeira língua (L1), que por sua vez é auditiva e oral, praticada em todos os ambientes e lugares. Além do Português, existe outra língua também utilizada em nosso país: a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que é uma língua de modalidade visual-espacial, utilizada pela comunidade surda (BRASIL, 2002). 

 Dessa forma, para manter uma comunicação inclusiva entre ouvintes e surdos, é indispensável o emprego desse sistema simbólico de natureza visual-espacial, enfatizando a aprendizagem de LIBRAS para pessoas ouvintes.

Libras é considerada como uma segunda língua (L2) para essas pessoas, já que elas falam português. Para os ouvintes dessa segunda língua, a aprendizagem acontece gradativamente, exigindo dedicação, esforço e uma imersão na cultura surda. Veja o que diz Fernandes:

A LIBRAS é uma língua de modalidade visual espacial que diferentemente das línguas orais auditivas, utilizam-se da visão para sua apropriação e de elementos corporais e faciais e organizados em movimentos no espaço para constituir unidades de sentido as palavras ou, como se referem os surdos, os sinais. Os sinais podem representar qualquer dado da realidade social, não se reduzindo a um simples sistema de gestos naturais, ou mímicas como pensa a maioria das pessoas. Aliás, esse é o principal mito em relação à língua de sinais, pois por utilizar as mãos e o corpo na comunicação, costuma-se compará-la à linguagem gestual, contextual e restrita a referentes concretos, palpáveis, transparentes que tem seu significado facilmente apreendido por que os observa. (FERNANDES, 2011, p. 82)

Muitas pessoas pensam que a LIBRAS é apenas um sistema de gestos naturais ou mímicas, mas isso não é verdade. A LIBRAS é uma língua complexa que utiliza elementos corporais e faciais para transmitir significados.

 Portanto, a inclusão da LIBRAS em diferentes contextos, como religião, educação, trabalho e mídia etc. é fundamental para garantir a acessibilidade e a inclusão das pessoas surdas em diversos segmentos sociais. Assim, a igreja é um deles, e está para a cidade de Marabá como um importante ponto de apoio para a comunidade surda.

REFERÊNCIAS

BÍBLIA SAGRADA. Tradução de Fernando. 3ª Edição. São Paulo - SP: Editora NVI, 2023.

FERNANDES, S. Educação de surdos. 2 ed. Atual.- Curitiba IBpex, 2011 



Oficina de Libras também promovida na IEQ Bairro da Paz












quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

IDEB 2025 – ESCOLA CRISTO REI FIRMA PARCERIA COM FAMÍLIAS PARA ESCALAR APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Diretora Gleide Hartuique apresenta projeto para pais, mães
e responsáveis dos estudantes da Escola Cristo Rei









Parceria fechada! Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, a diretora Gleide Hartuique convidou as famílias de alunos do 9º ano para participar de um plano de ações, arquitetado para o ano de 2025, pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei. Considerada referência no município, a Escola Cristo Rei é situada no Bairro Jardim União (núcleo Cidade Nova) e possui 20 turmas, atendendo 765 alunos da comunidade. 

Neste ano, a Escola Cristo Rei encara com determinação o desafio de superar a pontuação de 4,6, que foi a nota alcançada no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no ano de 2023.

No estado do Pará, a média do IDEB é de 5,1 para as turmas de 9º ano, enquanto a média nacional alcançou 6,0. O índice varia de 0 a 10.

Durante reunião realizada na última semana, foi firmada parceria com as famílias dos estudantes das turmas de 9º ano: A, B e C, com objetivo de trabalhar a preparação para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e para a prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Segundo a diretora, Gleide Hartuique, os pais demonstraram entusiasmo e disposição com a estratégia apresentada, que integra o planejamento da escola.

“Elaboramos uma ata de apresentação desse projeto, para trabalhar os déficits de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nesses alunos. Esse trabalho será no contraturno, com a professora de português, Judigarlene, e o professor Alexandre, matemática, que abraçaram a ideia e vão trabalhar o nivelamento dos educandos”, explica.

PROFESSORES JUDIGARLENE E ALEXANDRE REFORÇAM ENSINO DOS DESCRITORES DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA

Ainda segundo a diretora Gleide, muitos estudantes já se preocupam com a questão da profissionalização e terão que investir maior esforço para alcançar proficiência, visando o bom desempenho nas provas da OBMEP e SAEB. 

“Os pais firmaram esse compromisso, para que os alunos não faltem nesse contraturno. Porque, às vezes, a intenção dos adolescentes é fazer cursos, querer trabalhar meio período, e a gente entende, enquanto escola, que o melhor caminho é o apoio para que os pais possam engajar seus filhos para justamente trabalhar o português e a matemática, áreas que eles têm dificuldade”, considera Hartuique.

Há um cronograma com aulas de nivelamento em Matemática, às segundas e terças-feiras, e quintas e sextas, Língua Portuguesa, para os estudantes cumprirem.

“Não são todos os alunos. Porque a gente fez já um diagnóstico das turmas e parte dos alunos foram liberados do contraturno em Português, pois já possuem certo domínio na área. Porém, a maioria vai precisar de reforço em Matemática”, relata Gleide Hartuique.

Reforçar o ensino dos descritores exigidos nas provas é uma prática pedagógica que possibilita aos estudantes estarem familiarizados com os conteúdos recorrentes no SAEB.

IDEB EM TODO O BRASIL

Em 2025, as escolas de todo o país encaram processos de avaliação para aferir o IDEB. Esse formato de medição da qualidade do ensino no Brasil foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O IDEB agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. 

O índice varia de 0 a 10 e é calculado a partir da multiplicação da média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática pelo índice de aprovação. O Censo Escolar fornece informações sobre aprovação, reprovação e evasão escolar, enquanto o SAEB fornece informações sobre o desempenho dos alunos.

(Com informações do G1 e do site oficial do Governo Federal)