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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

IDEB 2025 – ESCOLA CRISTO REI FIRMA PARCERIA COM FAMÍLIAS PARA ESCALAR APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Diretora Gleide Hartuique apresenta projeto para pais, mães
e responsáveis dos estudantes da Escola Cristo Rei









Parceria fechada! Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, a diretora Gleide Hartuique convidou as famílias de alunos do 9º ano para participar de um plano de ações, arquitetado para o ano de 2025, pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei. Considerada referência no município, a Escola Cristo Rei é situada no Bairro Jardim União (núcleo Cidade Nova) e possui 20 turmas, atendendo 765 alunos da comunidade. 

Neste ano, a Escola Cristo Rei encara com determinação o desafio de superar a pontuação de 4,6, que foi a nota alcançada no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no ano de 2023.

No estado do Pará, a média do IDEB é de 5,1 para as turmas de 9º ano, enquanto a média nacional alcançou 6,0. O índice varia de 0 a 10.

Durante reunião realizada na última semana, foi firmada parceria com as famílias dos estudantes das turmas de 9º ano: A, B e C, com objetivo de trabalhar a preparação para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e para a prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Segundo a diretora, Gleide Hartuique, os pais demonstraram entusiasmo e disposição com a estratégia apresentada, que integra o planejamento da escola.

“Elaboramos uma ata de apresentação desse projeto, para trabalhar os déficits de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nesses alunos. Esse trabalho será no contraturno, com a professora de português, Judigarlene, e o professor Alexandre, matemática, que abraçaram a ideia e vão trabalhar o nivelamento dos educandos”, explica.

PROFESSORES JUDIGARLENE E ALEXANDRE REFORÇAM ENSINO DOS DESCRITORES DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA

Ainda segundo a diretora Gleide, muitos estudantes já se preocupam com a questão da profissionalização e terão que investir maior esforço para alcançar proficiência, visando o bom desempenho nas provas da OBMEP e SAEB. 

“Os pais firmaram esse compromisso, para que os alunos não faltem nesse contraturno. Porque, às vezes, a intenção dos adolescentes é fazer cursos, querer trabalhar meio período, e a gente entende, enquanto escola, que o melhor caminho é o apoio para que os pais possam engajar seus filhos para justamente trabalhar o português e a matemática, áreas que eles têm dificuldade”, considera Hartuique.

Há um cronograma com aulas de nivelamento em Matemática, às segundas e terças-feiras, e quintas e sextas, Língua Portuguesa, para os estudantes cumprirem.

“Não são todos os alunos. Porque a gente fez já um diagnóstico das turmas e parte dos alunos foram liberados do contraturno em Português, pois já possuem certo domínio na área. Porém, a maioria vai precisar de reforço em Matemática”, relata Gleide Hartuique.

Reforçar o ensino dos descritores exigidos nas provas é uma prática pedagógica que possibilita aos estudantes estarem familiarizados com os conteúdos recorrentes no SAEB.

IDEB EM TODO O BRASIL

Em 2025, as escolas de todo o país encaram processos de avaliação para aferir o IDEB. Esse formato de medição da qualidade do ensino no Brasil foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O IDEB agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. 

O índice varia de 0 a 10 e é calculado a partir da multiplicação da média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática pelo índice de aprovação. O Censo Escolar fornece informações sobre aprovação, reprovação e evasão escolar, enquanto o SAEB fornece informações sobre o desempenho dos alunos.

(Com informações do G1 e do site oficial do Governo Federal)

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