A leitura chega na
Marabá Centenária, na Marabá leitora!
Na terça-feira última
(11), a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) recebeu a 1ª Formação para
salas de Leitura e Bibliotecas Escolares, ação que faz parte do Programa Marabá
Leitora. O prédio da instituição, situado na Folha 31 – núcleo Nova Marabá, ficou
lotado de participantes. Os cursistas receberão certificado com carga horária de 180h ao término do projeto.
Marabá Leitora é um programa
desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), criado na Secretaria de
Educação (SEMED), idealizado pelas professoras Marluce Caetano e Cláudia
Borges. E, em parceria com a Secretaria de Cultura (SECULT), a ação incentiva à
leitura em espaços como bibliotecas e rodas de leitura nas escolas da rede
municipal e na comunidade.
O programa atua junto à
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), mediante o projeto
de extensão “Ler e escrever na Amazônia: modos de ser e de fazer”, coordenado
pela professora Dra. Eliane Pereira Machado Soares.
Segundo Cláudia Borges,
esse Programa reúne ações de fomento à leitura, como parte de uma política
pública local, que tem a intenção de provocar um novo olhar à biblioteca
escolar e às salas de leitura. Isso contribui para a dinamização da vida
escolar, tornando-se centros de estudos, pesquisa e lazer, com vistas à
formação de crianças, jovens e adultos leitores marabaenses.
Para as idealizadoras, a
cidade é carente desses espaços de leitura, mas, mesmo diante dessa
dificuldade, não se pode deixar de buscar a realização de ações articuladas
para o desenvolvimento de práticas de leitura.
Marabá Leitora conta também
com o apoio de profissionais da educação, instituições, órgãos de agentes
culturais que queiram colaborar e participar do projeto, dentre os quais a
Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará, Comitê Proler, Biblioteca
Nacional, Fundação Casa de Cultura.
Atividades
futuras – O passo
inicial será a realização de um diagnóstico desses espaços, a fim de se
identificar suas necessidades e contribuir para a sua gradativa superação. Para
tanto, a Secretaria de Educação, no calendário letivo da rede pública, irá
prever as datas das oficinas destinadas para os professores, lotados em
bibliotecas e salas de leitura e agentes culturais da comunidade que atuam nas
atividades de incentivo à leitura.
Conforme o projeto, essa
formação terá como foco formar leitores produtores de texto e pesquisadores, a
partir da integração da biblioteca ao projeto político pedagógico de cada
unidade escolar. Haverá encontros de formação, mensalmente, na FCCM, com
temáticas voltadas para formação de Mediadores de Leitura e Contadores de
história que são multiplicadores nas suas escolas e comunidades.
Além das formações,
outras diversas ações estão previstas para comunidade marabaense em diferentes
momentos e espaços, tais como: Seminário Pacto pela Leitura: Por uma Marabá
mais leitora; Rodas de leitura, Contação de história, Encontros literários,
Festival do livro, Sarau, lançamentos de livros, Concursos literários,
Publicações de livros, Campanha de doações de livro, Ação Poética, Caravana do
escritor, dentre outras a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2014.
As organizadoras esperam
criar uma nova cultura de práticas de leituras na cidade, pela formação de
leitores sensíveis e críticos, comprometidos com a sua transformação pessoal e,
por consequência, com a transformação da realidade social.