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sexta-feira, 14 de março de 2014

MARABÁ LEITORA - Casa da Cultural recebeu programa que já tem novidades para os próximos encontros

A leitura chega na Marabá Centenária, na Marabá leitora!



















Na terça-feira última (11), a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) recebeu a 1ª Formação para salas de Leitura e Bibliotecas Escolares, ação que faz parte do Programa Marabá Leitora. O prédio da instituição, situado na Folha 31 – núcleo Nova Marabá, ficou lotado de participantes. Os cursistas receberão certificado com carga horária de 180h ao término do projeto. 
Marabá Leitora é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), criado na Secretaria de Educação (SEMED), idealizado pelas professoras Marluce Caetano e Cláudia Borges. E, em parceria com a Secretaria de Cultura (SECULT), a ação incentiva à leitura em espaços como bibliotecas e rodas de leitura nas escolas da rede municipal e na comunidade. 
O programa atua junto à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), mediante o projeto de extensão “Ler e escrever na Amazônia: modos de ser e de fazer”, coordenado pela professora Dra. Eliane Pereira Machado Soares.
Segundo Cláudia Borges, esse Programa reúne ações de fomento à leitura, como parte de uma política pública local, que tem a intenção de provocar um novo olhar à biblioteca escolar e às salas de leitura. Isso contribui para a dinamização da vida escolar, tornando-se centros de estudos, pesquisa e lazer, com vistas à formação de crianças, jovens e adultos leitores marabaenses.
Para as idealizadoras, a cidade é carente desses espaços de leitura, mas, mesmo diante dessa dificuldade, não se pode deixar de buscar a realização de ações articuladas para o desenvolvimento de práticas de leitura.
Marabá Leitora conta também com o apoio de profissionais da educação, instituições, órgãos de agentes culturais que queiram colaborar e participar do projeto, dentre os quais a Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará, Comitê Proler, Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Cultura. 
Atividades futuras – O passo inicial será a realização de um diagnóstico desses espaços, a fim de se identificar suas necessidades e contribuir para a sua gradativa superação. Para tanto, a Secretaria de Educação, no calendário letivo da rede pública, irá prever as datas das oficinas destinadas para os professores, lotados em bibliotecas e salas de leitura e agentes culturais da comunidade que atuam nas atividades de incentivo à leitura.
Conforme o projeto, essa formação terá como foco formar leitores produtores de texto e pesquisadores, a partir da integração da biblioteca ao projeto político pedagógico de cada unidade escolar. Haverá encontros de formação, mensalmente, na FCCM, com temáticas voltadas para formação de Mediadores de Leitura e Contadores de história que são multiplicadores nas suas escolas e comunidades.  
Além das formações, outras diversas ações estão previstas para comunidade marabaense em diferentes momentos e espaços, tais como: Seminário Pacto pela Leitura: Por uma Marabá mais leitora; Rodas de leitura, Contação de história, Encontros literários, Festival do livro, Sarau, lançamentos de livros, Concursos literários, Publicações de livros, Campanha de doações de livro, Ação Poética, Caravana do escritor, dentre outras a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2014.
As organizadoras esperam criar uma nova cultura de práticas de leituras na cidade, pela formação de leitores sensíveis e críticos, comprometidos com a sua transformação pessoal e, por consequência, com a transformação da realidade social.


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