NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 24 de março de 2014

13º SARAU DA LUA CHEIA - Na última sexta-feira (21), Casa da Cultura recepcionou evento artístico cultural mais eclético de Marabá


Noite de autógrafos marca edição que abre segundo ano de encontros poéticos




















Eduardo Castro recita poema em homenagem à escritora Vânia Ribeiro

Na noite de sexta-feira última (21), as dependências da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), situada na Folha 31, serviram de palco para a 13º edição do Sarau da Lua Cheia. O evento reuniu grande número de pessoas que celebraram a poesia, música e causos.
Dessa vez, o encontro recebeu o lançamento do livro “Sonhos de Alba”, do professor e poeta Valdir de Araújo. Ele é natural de São João do Araguaia, mas está radicado em Marabá há mais de 20 anos.
O público presente foi em número recorde, se comparado com as demais edições. Ali, o escritor Valdir de Araújo, apresentado à comunidade marabaense pelo poeta e também professor, Airton Souza, enfatizou acerca da importância de estar lançando o primeiro livro em uma noite tão especial com aquela.
Valdir Araújo falou da experiência de escrever, e das dificuldades que os escritores marabaenses enfrentam para chegar até aquele momento.
Depois do lançamento e do momento de autógrafos, o sarau teve a abertura, como de praxe, feita por Airton Souza, recitando o poema célebre de Carlos Drummond de Andrade, em homenagem a sua esposa Leonice Souza, que estava aniversariando.
A advogada marabaense, Carol Leite, que atualmente reside em Altamira, mas que já marcou presença em oportunidades anteriores, comentou essa edição que representa o início do segundo ano de saraus.
“Acho que as pessoas têm participado mais. Desde estudantes a professores, profissionais de áreas diversas... E parece que com isso as pessoas têm escrito mais, apresentado seus escritos. O que é muito bom. Riqueza para a arte”,
Arte em alta – Muitas foram as participações que abrilhantaram a noite. Entre elas, a do professor Doutor em Literatura na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Gilson Penalva, que recitou poemas de Fernando Pessoa e do poeta Eduardo Castro. Este, por sua vez, homenageou com belo poema a escritora infanto-juvenil, Vânia Andrade.
O poeta, Ravier Di Mar-y-abá, cantou e recitou poemas. Ele aproveitou o ensejo para convidar o público presente ao lançamento de seu primeiro livro, intitulado “Sob as luzes de Argos”, que será lançado no dia 25 de abril, no enceramento do Aniversário de Marabá, no Cine Marrocos. Evento este que contará com a participação de diversos artistas.
O cantador, Clauber Martins, com a sua bela participação, encantou os ouvintes com diversas músicas e, entre os intervalos destas, era bastante aplaudido.
Outro professor da UNIFESSPA, Clei de Souza, que também é poeta, encantou as pessoas presentes no sarau, recitando poemas de Max Martins e Bruno de Menezes. Ele, que participou pela primeira vez, também parecia encantando e contagiado com aquele encontro sarauista.
O poeta e jornalista, Ademir Braz, recitou alguns poemas de seu livro, Rebanho de Pedras, e aproveitou para autografar diversos exemplares para o público presente.
Marcos Poeta cantou composição própria. Vania Ribeiro convidou todos a colocarem sentimentos e pensamentos no papel. Agora, é esperar que todos os amantes da arte ouçam esse conselho precioso, e presenteiem Marabá com o melhor da arte. Afinal, o melhor da poesia ainda está chegando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário