quinta-feira, 11 de agosto de 2022
POEMA - A VIDA DOS AMANTES
NUTRIÇÃO ESCOLAR - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada no mês
de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella,
localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó
(Marabá-PA), elaboraram matérias de cunho noticioso, que destacam as atividades
do cotidiano escolar e da comunidade. Organizados através dos Núcleos de Base
(NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância
social para o contexto educacional.
O
NB 3, denominado "Organização e Comunicação", é coordenado pelos
líderes Yasmin Vieira e Welison Moraes, ambos da turma do 9° ano. Eles
produziram levantamento a respeito das práticas em torno da alimentação escolar.
Confira o material na reportagem abaixo.
Duas
imagens ilustram, de forma sucinta, o trabalho de alimentação na Escola Carlos
Marighella. A Primeira imagem retrata o trabalho das mulheres da cozinha, elas
são: Vanessa, Fátima e Orla, servidoras públicas do município de Marabá. Na
ocasião, elas estavam preparando a primeira refeição da escola.
Na
segunda imagem, temos um registro atualizado do projeto Horta na Escola – que está
sendo revigorado após os danos acarretados pelo tempo de pandemia. Os alunos de
6º, 7º, 8º e 9º anos – todas as segundas e terças-feiras – participam de
atividades de plantio e cultivo, sob orientação dos educadores. A horta ajuda a
ter uma alimentação mais saudável.
Neste
período, os educandos começam a plantar cebolinha para colher mais para a
frente. E não só cebolinhas, mas outras hortaliças também.
A
alimentação saudável nas escolas deve ser tratada como algo essencial para o
desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes. Todos os alimentos
saudáveis têm grande importância para o corpo e para a mente, fazendo com que o
cérebro se desenvolva mais rapidamente ao pensar.
Existe
a lei de Nº 11.947, aprovada no dia 16 de Junho de 2009, que no Art. 2º versa
que as escolas têm que empregar uma alimentação saudável e adequada,
compreendendo o uso de alimentos variados que são necessários para o
desenvolvimento e crescimento dos alunos com o objetivo de fornecer alimentos
ricos em vitaminas, minerais, proteínas, contribuindo, portanto, para um bom
rendimento escolar.
Uma
pesquisa realizada na Escola Carlos Marighella, feita pelos alunos da NB 3,
sobre a alimentação que é fornecida pela escola, demonstra o quanto essa
unidade escolar trata seriamente o cultivo de alimentos saudáveis.
Através
de entrevistas para saberem como está sendo a aceitação e a preparação da
alimentação, os integrantes da NB 3 colheram a seguinte fala de uma das
cozinheiras: “Nós preparamos todo o cardápio conforme a SEMED orienta”. A
entrevistada cita que o cardápio do almoço é: "Arroz, feijão, frango ao
molho e salada”.
E,
relacionado à aceitação dos alunos, em entrevista com alguns educandos, eles
sugerem que seja introduzida na alimentação verduras, frutas, ovos e carne
produzidos e comercializados na própria comunidade local.
De acordo com as pesquisas realizadas em sites especializados, acerca desse assunto, uma alimentação saudável é composta por: verduras, legumes, frutas, sucos naturais, carnes vermelhas, carne branca, ovos etc. No entanto, percebemos que a Prefeitura Municipal de Marabá ainda precisa melhorar a variedade de alimentos que são fornecidos nas escolas da rede pública.
A PRESENÇA DA ARTE NA ESCOLA DO CAMPO CARLOS MARIGHELLA
Estudantes da NB Girassol Dourado: Marcus, Kaio, Larissa, Raissa, Ana, Vitória e Ozeias participam de Oficina de Produção de Reportagem |
Aluna Priscila Resplandes (à dir.) colhe informações da colega de turma, Sara Rodrigues, sobre Oficina de Pintura de Telhas |
Durante Oficina de Produção de
Reportagem, realizada no mês de agosto de 2022, os estudantes da Escola
Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às
proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram várias matérias que colocam
em destaque o cotidiano escolar. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs),
os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social
para o contexto educacional.
O NB 5, intitulado Girassol Dourado, produziu levantamento a respeito das atividades e estudos artísticos, realizados ao longo deste ano. Confira o material na reportagem abaixo.
PROFESSORES
COMPARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS COM A ARTE MUSICAL
Por Kaio Miranda (7º ano)
A presença da arte no ambiente escolar pode
ser constada de várias formas. Arismar Pereira Viana, mais conhecido como
professor Arismar, nasceu no ano de 1982, em Conceição do Araguaia (PA) e,
atualmente, trabalha na função de professor de informática, no Carlos
Marighella.
Viana chegou em Marabá no ano de 2020, para
assumir cargo de professor no concurso público. Além disso, ele é um dos
artistas da escola, pois começou a tocar instrumentos musicais em 1999. Aos 17
anos, na cidade de Tucumã (PA), o primeiro instrumento foi o violão, que
aprendeu a tocar ainda com o auxílio das fitas cassetes (K7). Depois, com o professor Tico
Juliano, aprendeu a tocar flauta-doce.
Outro professor instrumentista é Iran Warlen
Carvalho Silva, mais conhecido como Iran, que antes de trabalhar como
professor pedagogo na Carlos Marighella atuou na profissão de montador.
O professor Iran nasceu no ano 1982, na cidade
de Imperatriz (MA), onde começou a tocar, igualmente Viana, aos 17 anos, na sua
cidade natal. Ele aprendeu a tocar violão sozinho na sua cidade, depois conseguiu
tocar outros instrumentos. Iran, agora com 40 anos, é professor e artista na escola,
tocando violão, baixo e outros.
ESCOLA
REALIZA OFICINA COM PINTURA DE TELHAS
Por Priscila Resplandes (6º ano) e Letícia Dias (9º ano)
A reportagem apurou uma das oficinas
realizadas no espaço da escola, que tratava da caracterização de telhas através
da pintura. Foi entrevistada a estudante do 6º ano, Sara Lima Rodrigues, de 11
anos de idade, que participou daquela oficina, produzindo uma pintura sobre uma
telha de barro.
Segundo a aluna Sara, os animais representam
algo muito atrativo, por isso ela escolheu pintar uma ave. “A arte que eu fiz
na telha foi a da imagem de uma arara vermelho e azul. Eu desenhei e pintei. E,
depois de fazer tudo isso, eu empendurei para secar a tinta”, detalha Sara
Rodrigues.
O entrevistado, Lauro de Jesus Silva Filho, de
42 anos de idade, concedeu entrevista sobre a Oficina de pinturas nas telhas de
cerâmica. Ele é professor de Ciências da Natureza e, ao ser entrevistado, falou
sobre a importância que essa oficina teve na vida dos alunos.
De acordo com o professor, essa arte desenvolve
o interesse e o conhecimento por experiências que estão fora do cotidiano dos
alunos. Disse ser sua primeira vez trabalhando com esse tipo de arte, porém,
também ressaltou que foi o primeiro de muitos outros momentos orientando
atividades artísticas.
Ao longo da entrevista, Lauro Filho falou que
ao realizar essa oficina descobriu o lado artístico de cada aluno, algo que ele
ainda não tinha percebido. Também falou que são em ocasiões como essa que
muitos dos estudantes demostram interesses e curiosidades pelo campo da arte e
complementou dizendo: “Oficinas como essa servem para enriquecer, tanto quem
está produzindo a arte, quanto para o observador que está admirando a arte
produzida’’.
QUAL
SERIA A RELEVÂNCIA DA ARTE NA VIDA DOS ALUNOS?
Por Raissa Vitória (6º ano)
A reportagem também entrevistou
o professor de Artes da Escola Municipal Carlos Marighella, Wellyson Gomes dos
Santos, 29 anos, sobre a importância da arte na vida dos estudantes.
Segundo o professor Wellyson, a arte é
necessária no cotidiano dos educandos porque contribui com o desenvolvimento
das capacidades emocionais e sensoriais.
Ainda segundo o educador, os alunos pintam e
desenham nas paredes e salas da escola de forma organizada, servindo para o aprendizado
deles.
“Um dos objetivos é que o alunado saiba mais
sobre a arte, aprendendo a registrar essas obras em outros espaços. Assim, os
alunos podem ter o maior contato com pinturas e desenhos”, afirma Wellyson
Santos.
O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A ARTE?
Por Larissa Lima (8º ano)
Os livros didáticos representam
um importante instrumento para o estudo da arte. Por exemplo, no livro “Se Liga
na Arte”, destinado aos alunos do 6º ano, publicado pela editora Moderna,
existem alguns estudos acerca dos gêneros de arte como a literatura, a pintura,
a fotografia, o teatro, entre outras.
Conforme esse livro, muitos
artistas, em algum momento de suas carreiras, produzem obras que remetem à
infância. Um artista de Santo Antônio de Jesus (BA) conhecido como Marepe (1970-),
fez de sua infância e de sua cidade natal inspirações para toda a sua obra.
Bacias de metal, potes de plástico, barracas de feira, algodão-doce, filtros de
barro etc., tudo isso já esteve em alguma criação artística dele. Aparece no
livro a imagem da obra Veja meu bem (2007), que foi exposta no Tate
Modern, um museu britânico de arte Moderna.
Em outra parte do livro, os estudantes descobrem que, desde muito cedo, nossa visão começa a ser treinada no lugar onde nascemos e crescemos, o que contribui para a formação de nossas referências visuais. E são exatamente essas referências que nos influenciam na hora de escolher uma cor em vez de outra, a preferir um tipo de organização a outra, a se identificar com uma imagem ou outra e assim por diante. E isso continua em constante transformação, já que convivemos com muitas imagens da nossa casa, do nosso bairro, da cidade ou da natureza ao redor. Um exemplo dessa escolha de cores e imagens pode ser visto na arara pintada pela estudante Sara.
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
DIA DOS PAIS - POEMAS SELECIONADOS
DIA DOS PAIS - TEXTOS SELECIONADOS
Como professor de Linguagens e amante da arte literária eu não poderia deixar de reunir, no Blog Olhar do Alto (BOA), uma singela seleção de poemas que nos convidam a refletir sobre dilemas e vicissitudes acerca da paternidade.
Espero que gostem. Aqui estão alguns dos literatos que particularmente gosto, leio e releio. Sem sombra de dúvidas, as palavras desses artistas conseguem passear no labirinto dos nossos sentimentos, e até nos abismos dos pensamentos, para que possamos retornar melhores para a superfície da vida.
Boa leitura!
Pai
Carlos Edu Bernardes
Meu pai
tem Alzheimer
e todo dia
me pergunta
que dia é
hoje.
Eu digo
que é Dia dos Pais
e
tasco-lhe mais um abraço.
As mãos de meu pai
Mario Quintana
As tuas
mãos têm grossas veias
como
cordas azuis
sobre um
fundo de manchas
já da cor
da terra
— como são
belas as tuas mãos
pelo
quanto lidaram, acariciaram
ou
fremiram da nobre cólera dos justos…
Porque há
nas tuas mãos, meu velho pai,
essa
beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao
entardecer, quando elas repousam
nos braços
da tua cadeira predileta,
uma luz
parece vir de dentro delas…
Virá dessa
chama que pouco a pouco,
longamente,
vieste alimentando
na
terrível solidão do mundo,
como quem
junta uns gravetos
e tenta
acendê-los contra o vento?
Ah, como
os fizeste arder, fulgir,
com o
milagre das tuas mãos!
E é,
ainda, a vida que transfigura
as tuas
mãos nodosas…
essa chama
de vida —
que
transcende a própria vida…
e que os
Anjos, um dia,
chamarão
de alma.
Visita
Ferreira Gullar
no dia de
finados
ele foi
ao
cemitério
porque era
o único
lugar do
mundo onde
podia
estar
perto do
filho mas
diante
daquele
bloco
negro
de pedra
impenetrável
entendeu
que nunca
mais
poderia
alcançá-lo
Então
apanhou do
chão um
pedaço amarrotado
de papel
escreveu
eu te amo
filho
pôs em
cima do
mármore
sob uma
flor
e saiu
soluçando
A voz do meu pai
Manoel de Barros
Abro os
olhos.
Não vejo
mais meu pai.
Não ouço
mais a voz de meu pai.
Estou só.
Estou simples.
Não como
essa poderosa
voz da
terra
com que me
estás chamando, pai —
porque as
cores se misturam
em teu
filho ainda
e a nudez
e o despojamento
não se
fizeram em seu canto;
mas,
simples por só acreditar
que com
meus passos incertos
eu governo
a manhã
feito os
bandos de andorinha
nas
frondes do ingazeiro.
Distinção
Carlos Drummond de Andrade
O Pai se
escreve sempre com P grande
em letras
de respeito e de tremor
se é Pai
da gente. E Mãe, com M grande.
O Pai é
imenso. A Mãe, pouco menor.
Com ela,
sim, me entendo bem melhor:
Mãe é muito
mais fácil de enganar.
(Razão, eu
sei, de mais aberto amor.)
Impressionista
Adélia Prado
Uma
ocasião,
meu pai
pintou a casa toda
de
alaranjado brilhante.
Por muito
tempo
moramos
numa casa,
como ele
mesmo dizia,
constantemente
amanhecendo.
Soneto ao pai
Edival Lourenço
Oh! Fluida
infância! Pátria faz-de-conta!
Pobre de
coisas com riqueza d’alma:
palhoça,
vento, verde, aves e calma
para fruir
a vida em toda monta.
Aquele ano
choveu além da conta
e abriu-se
um olho d’água em nossa casa
que meu
pai ajudou, com fina vaza,
fazer o
arroio: do Araguaia ponta.
Encanta-me
o sentido que propala.
Maior
riqueza, sei, ninguém encontra:
o nascente
Araguaia nos escala.
A vida tem
o rio a inspirá-la:
mereja,
empoça, entorna, enfim desponta
promissora
qual jorro de olho d’água!
Teus velhos sapatos manchados de terra
Vinicius de Moraes
Meu pai,
dá-me os
teus velhos sapatos
manchados
de terra
dá-me o
teu antigo paletó
sujo de
ventos e de chuvas
dá-me o
imemorial chapéu
com que
cobrias a tua paciência
e os
misteriosos papéis
em que
teus versos inscreveste.
meu pai,
dá-me a
tua pequena
chave das
grandes portas
dá-me a
tua lamparina de rolha,
estranha
bailarina das insônias
meu pai,
dá-me os teus velhos sapatos.
O pai
Pablo Neruda
Terra de
semeadura inculta e brava,
terra que
não tem estreitos nem sendas,
minha vida
sob o sol treme e alarga.
Pai, os
teus olhos doces nada podem,
como nada
puderam as estrelas
que me
abrasam os olhos e as fontes.
O mal de
amor cegou a minha vista
e nesta
fonte doce do meu sonho
refletiu-se
outra água estremecida.
Depois…
Pergunta a Deus por que me deram
o que me
deram e por que depois
soube da
solidão de terra e céu.
Olha,
minha juventude foi broto
puro que
ficou sem abrir, perdeu
sua doçura
de sangues e de sucos.
O sol que
cai e cai eternamente
cansou-se
de beijá-la… E sendo outono,
Pai, os
teus olhos nada podem.
Escutarei
na noite tuas palavras:
menino,
meu menino…
e na noite
imensa seguirei
com as
minhas e as tuas chagas.
segunda-feira, 1 de agosto de 2022
PLANO DE AULA E ATIVIDADES DE “HIPERTEXTO E HIPERLINK” PARA TURMAS DE 6º A 9º ANOS
APOIE O BLOG OLHAR DO ALTO |
O material (plano de aula, atividades, vídeos e algumas
sugestões) tratam de “HIPERTEXTO, HIPERLINK E HIPERMÍDIA” e podem ser BAIXADOS GRATUITAMENTE.
Acredito que os conteúdos selecionados servem para contribuir
e aprimorar o trabalho dos professores de Língua Portuguesa. Elaborei pensando
nos amigos profissionais de sala de aula, que atuam nas turmas de 6º a 9º anos
(Fundamental II).
Esses conteúdos também podem ser adaptados para aulas no Ensino
Médio.
Boas aulas!
CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD.