NACIONAL ENERGY

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

POEMA - A VIDA DOS AMANTES

POEMA - A VIDA DOS AMANTES (Anderson Damasceno)


Se você não vai amar alguém pra cuidar, 
Então pare.

Se você não vai querer se doar,
Então pare.

Se você tem medo de se entregar, 
Então pare.

Se a vida inteira não é um preço a pagar,
Então pare.

Se você vai fingir se importar, 
Então pare.

Se você vai seduzir e não conquistar,
Então pare.

Se você vai mentir pra enfeitar,
Então pare.

Se você vai esconder e enganar,
Então pare.

Se é pra se omitir quando necessitar,
Então pare.

Se for para andar só e não levar,
Então pare.

Se for pra não dividir o que comprar,
Então pare.

Se for para viver sem amar,
Então pare.

Se quiser se negar a abraçar,
Então pare.

Se quiser humilhar quem te amar,
Então pare.

Se você for suvinar um beijo, o olhar, 
Então pare.

Se for para sorrir do vingar,
Então pare.

Se tiver que cobrar o que não dá, 
Então pare.

A vida dos amantes não vale pra você
O que vale.

NUTRIÇÃO ESCOLAR - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS


Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada no mês de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram matérias de cunho noticioso, que destacam as atividades do cotidiano escolar e da comunidade. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

O NB 3, denominado "Organização e Comunicação", é coordenado pelos líderes Yasmin Vieira e Welison Moraes, ambos da turma do 9° ano. Eles produziram levantamento a respeito das práticas em torno da alimentação escolar. Confira o material na reportagem abaixo.

Duas imagens ilustram, de forma sucinta, o trabalho de alimentação na Escola Carlos Marighella. A Primeira imagem retrata o trabalho das mulheres da cozinha, elas são: Vanessa, Fátima e Orla, servidoras públicas do município de Marabá. Na ocasião, elas estavam preparando a primeira refeição da escola.

Na segunda imagem, temos um registro atualizado do projeto Horta na Escola – que está sendo revigorado após os danos acarretados pelo tempo de pandemia. Os alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos – todas as segundas e terças-feiras – participam de atividades de plantio e cultivo, sob orientação dos educadores. A horta ajuda a ter uma alimentação mais saudável.

Neste período, os educandos começam a plantar cebolinha para colher mais para a frente. E não só cebolinhas, mas outras hortaliças também.

A alimentação saudável nas escolas deve ser tratada como algo essencial para o desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes. Todos os alimentos saudáveis têm grande importância para o corpo e para a mente, fazendo com que o cérebro se desenvolva mais rapidamente ao pensar.

Existe a lei de Nº 11.947, aprovada no dia 16 de Junho de 2009, que no Art. 2º versa que as escolas têm que empregar uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados que são necessários para o desenvolvimento e crescimento dos alunos com o objetivo de fornecer alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas, contribuindo, portanto, para um bom rendimento escolar.

Uma pesquisa realizada na Escola Carlos Marighella, feita pelos alunos da NB 3, sobre a alimentação que é fornecida pela escola, demonstra o quanto essa unidade escolar trata seriamente o cultivo de alimentos saudáveis.

Através de entrevistas para saberem como está sendo a aceitação e a preparação da alimentação, os integrantes da NB 3 colheram a seguinte fala de uma das cozinheiras: “Nós preparamos todo o cardápio conforme a SEMED orienta”. A entrevistada cita que o cardápio do almoço é: "Arroz, feijão, frango ao molho e salada”.

E, relacionado à aceitação dos alunos, em entrevista com alguns educandos, eles sugerem que seja introduzida na alimentação verduras, frutas, ovos e carne produzidos e comercializados na própria comunidade local.

De acordo com as pesquisas realizadas em sites especializados, acerca desse assunto, uma alimentação saudável é composta por: verduras, legumes, frutas, sucos naturais, carnes vermelhas, carne branca, ovos etc. No entanto, percebemos que a Prefeitura Municipal de Marabá ainda precisa melhorar a variedade de alimentos que são fornecidos nas escolas da rede pública. 

A PRESENÇA DA ARTE NA ESCOLA DO CAMPO CARLOS MARIGHELLA

Estudantes da NB Girassol Dourado: Marcus, Kaio, Larissa, Raissa, Ana,
Vitória e Ozeias participam de Oficina de Produção de Reportagem




 







Aluna Priscila Resplandes (à dir.) colhe informações da colega
de turma, Sara Rodrigues, sobre Oficina de Pintura de Telhas
















                Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada no mês de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram várias matérias que colocam em destaque o cotidiano escolar. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

O NB 5, intitulado Girassol Dourado, produziu levantamento a respeito das atividades e estudos artísticos, realizados ao longo deste ano. Confira o material na reportagem abaixo.

PROFESSORES COMPARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS COM A ARTE MUSICAL

Por Kaio Miranda (7º ano)

A presença da arte no ambiente escolar pode ser constada de várias formas. Arismar Pereira Viana, mais conhecido como professor Arismar, nasceu no ano de 1982, em Conceição do Araguaia (PA) e, atualmente, trabalha na função de professor de informática, no Carlos Marighella. 

Viana chegou em Marabá no ano de 2020, para assumir cargo de professor no concurso público. Além disso, ele é um dos artistas da escola, pois começou a tocar instrumentos musicais em 1999. Aos 17 anos, na cidade de Tucumã (PA), o primeiro instrumento foi o violão, que aprendeu a tocar ainda com o auxílio das fitas cassetes (K7). Depois, com o professor Tico Juliano, aprendeu a tocar flauta-doce.

Outro professor instrumentista é Iran Warlen Carvalho Silva, mais conhecido como Iran, que antes de trabalhar como professor pedagogo na Carlos Marighella atuou na profissão de montador. 

O professor Iran nasceu no ano 1982, na cidade de Imperatriz (MA), onde começou a tocar, igualmente Viana, aos 17 anos, na sua cidade natal. Ele aprendeu a tocar violão sozinho na sua cidade, depois conseguiu tocar outros instrumentos. Iran, agora com 40 anos, é professor e artista na escola, tocando violão, baixo e outros.

 

ESCOLA REALIZA OFICINA COM PINTURA DE TELHAS

Por Priscila Resplandes (6º ano) e Letícia Dias (9º ano)

A reportagem apurou uma das oficinas realizadas no espaço da escola, que tratava da caracterização de telhas através da pintura. Foi entrevistada a estudante do 6º ano, Sara Lima Rodrigues, de 11 anos de idade, que participou daquela oficina, produzindo uma pintura sobre uma telha de barro. 

Segundo a aluna Sara, os animais representam algo muito atrativo, por isso ela escolheu pintar uma ave. “A arte que eu fiz na telha foi a da imagem de uma arara vermelho e azul. Eu desenhei e pintei. E, depois de fazer tudo isso, eu empendurei para secar a tinta”, detalha Sara Rodrigues.

O entrevistado, Lauro de Jesus Silva Filho, de 42 anos de idade, concedeu entrevista sobre a Oficina de pinturas nas telhas de cerâmica. Ele é professor de Ciências da Natureza e, ao ser entrevistado, falou sobre a importância que essa oficina teve na vida dos alunos.

De acordo com o professor, essa arte desenvolve o interesse e o conhecimento por experiências que estão fora do cotidiano dos alunos. Disse ser sua primeira vez trabalhando com esse tipo de arte, porém, também ressaltou que foi o primeiro de muitos outros momentos orientando atividades artísticas. 

Ao longo da entrevista, Lauro Filho falou que ao realizar essa oficina descobriu o lado artístico de cada aluno, algo que ele ainda não tinha percebido. Também falou que são em ocasiões como essa que muitos dos estudantes demostram interesses e curiosidades pelo campo da arte e complementou dizendo: “Oficinas como essa servem para enriquecer, tanto quem está produzindo a arte, quanto para o observador que está admirando a arte produzida’’.

 

QUAL SERIA A RELEVÂNCIA DA ARTE NA VIDA DOS ALUNOS?

Por Raissa Vitória (6º ano)

A reportagem também entrevistou o professor de Artes da Escola Municipal Carlos Marighella, Wellyson Gomes dos Santos, 29 anos, sobre a importância da arte na vida dos estudantes. 

Segundo o professor Wellyson, a arte é necessária no cotidiano dos educandos porque contribui com o desenvolvimento das capacidades emocionais e sensoriais.

Ainda segundo o educador, os alunos pintam e desenham nas paredes e salas da escola de forma organizada, servindo para o aprendizado deles.

“Um dos objetivos é que o alunado saiba mais sobre a arte, aprendendo a registrar essas obras em outros espaços. Assim, os alunos podem ter o maior contato com pinturas e desenhos”, afirma Wellyson Santos.


O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A ARTE?

Por Larissa Lima (8º ano)

                Os livros didáticos representam um importante instrumento para o estudo da arte. Por exemplo, no livro “Se Liga na Arte”, destinado aos alunos do 6º ano, publicado pela editora Moderna, existem alguns estudos acerca dos gêneros de arte como a literatura, a pintura, a fotografia, o teatro, entre outras. 

                Conforme esse livro, muitos artistas, em algum momento de suas carreiras, produzem obras que remetem à infância. Um artista de Santo Antônio de Jesus (BA) conhecido como Marepe (1970-), fez de sua infância e de sua cidade natal inspirações para toda a sua obra. Bacias de metal, potes de plástico, barracas de feira, algodão-doce, filtros de barro etc., tudo isso já esteve em alguma criação artística dele. Aparece no livro a imagem da obra Veja meu bem (2007), que foi exposta no Tate Modern, um museu britânico de arte Moderna.                                                      

                Em outra parte do livro, os estudantes descobrem que, desde muito cedo, nossa visão começa a ser treinada no lugar onde nascemos e crescemos, o que contribui para a formação de nossas referências visuais. E são exatamente essas referências que nos influenciam na hora de escolher uma cor em vez de outra, a preferir um tipo de organização a outra, a se identificar com uma imagem ou outra e assim por diante. E isso continua em constante transformação, já que convivemos com muitas imagens da nossa casa, do nosso bairro, da cidade ou da natureza ao redor. Um exemplo dessa escolha de cores e imagens pode ser visto na arara pintada pela estudante Sara.         

 

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

DIA DOS PAIS - POEMAS SELECIONADOS













DIA DOS PAIS - TEXTOS SELECIONADOS

Como professor de Linguagens e amante da arte literária eu não poderia deixar de reunir, no Blog Olhar do Alto (BOA), uma singela seleção de poemas que nos convidam a refletir sobre dilemas e vicissitudes acerca da paternidade. 

Espero que gostem. Aqui estão alguns dos literatos que particularmente gosto, leio e releio. Sem sombra de dúvidas, as palavras desses artistas conseguem passear no labirinto dos nossos sentimentos, e até nos abismos dos pensamentos, para que possamos retornar melhores para a superfície da vida. 

Boa leitura!


Pai

Carlos Edu Bernardes

Meu pai tem Alzheimer

e todo dia me pergunta

que dia é hoje.

Eu digo que é Dia dos Pais

e tasco-lhe mais um abraço.

 

As mãos de meu pai

Mario Quintana

As tuas mãos têm grossas veias

como cordas azuis

sobre um fundo de manchas

já da cor da terra

— como são belas as tuas mãos

pelo quanto lidaram, acariciaram

ou fremiram da nobre cólera dos justos…

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,

essa beleza que se chama simplesmente vida.

E, ao entardecer, quando elas repousam

nos braços da tua cadeira predileta,

uma luz parece vir de dentro delas…

Virá dessa chama que pouco a pouco,

longamente, vieste alimentando

na terrível solidão do mundo,

como quem junta uns gravetos

e tenta acendê-los contra o vento?

Ah, como os fizeste arder, fulgir,

com o milagre das tuas mãos!

E é, ainda, a vida que transfigura

as tuas mãos nodosas…

essa chama de vida —

que transcende a própria vida…

e que os Anjos, um dia,

chamarão de alma.

 

Visita

Ferreira Gullar

no dia de

finados ele foi

ao cemitério

porque era o único

lugar do mundo onde

podia estar

perto do filho mas

diante daquele

bloco negro

de pedra

impenetrável

entendeu

que nunca mais

poderia alcançá-lo

 

Então

apanhou do chão um

pedaço amarrotado

de papel escreveu

eu te amo filho

pôs em cima do

mármore sob uma

flor

e saiu

soluçando

 

A voz do meu pai

Manoel de Barros

Abro os olhos.

Não vejo mais meu pai.

Não ouço mais a voz de meu pai.

Estou só. Estou simples.

Não como essa poderosa

voz da terra

com que me estás chamando, pai —

porque as cores se misturam

em teu filho ainda

e a nudez e o despojamento

não se fizeram em seu canto;

mas, simples por só acreditar

que com meus passos incertos

eu governo a manhã

feito os bandos de andorinha

nas frondes do ingazeiro.

 

Distinção

Carlos Drummond de Andrade

O Pai se escreve sempre com P grande

em letras de respeito e de tremor

se é Pai da gente. E Mãe, com M grande.

O Pai é imenso. A Mãe, pouco menor.

Com ela, sim, me entendo bem melhor:

Mãe é muito mais fácil de enganar.

(Razão, eu sei, de mais aberto amor.)

 

Impressionista

Adélia Prado

Uma ocasião,

meu pai pintou a casa toda

de alaranjado brilhante.

Por muito tempo

moramos numa casa,

como ele mesmo dizia,

constantemente amanhecendo.

 

Soneto ao pai

Edival Lourenço

Oh! Fluida infância! Pátria faz-de-conta!

Pobre de coisas com riqueza d’alma:

palhoça, vento, verde, aves e calma

para fruir a vida em toda monta.

 

Aquele ano choveu além da conta

e abriu-se um olho d’água em nossa casa

que meu pai ajudou, com fina vaza,

fazer o arroio: do Araguaia ponta.

 

Encanta-me o sentido que propala.

Maior riqueza, sei, ninguém encontra:

o nascente Araguaia nos escala.

 

A vida tem o rio a inspirá-la:

mereja, empoça, entorna, enfim desponta

promissora qual jorro de olho d’água!

 

Teus velhos sapatos manchados de terra

Vinicius de Moraes

Meu pai,

dá-me os teus velhos sapatos

manchados de terra

dá-me o teu antigo paletó

sujo de ventos e de chuvas

dá-me o imemorial chapéu

com que cobrias a tua paciência

e os misteriosos papéis

em que teus versos inscreveste.

meu pai,

dá-me a tua pequena

chave das grandes portas

dá-me a tua lamparina de rolha,

estranha bailarina das insônias

meu pai, dá-me os teus velhos sapatos.

 

O pai

Pablo Neruda

Terra de semeadura inculta e brava,

terra que não tem estreitos nem sendas,

minha vida sob o sol treme e alarga.

Pai, os teus olhos doces nada podem,

como nada puderam as estrelas

que me abrasam os olhos e as fontes.

O mal de amor cegou a minha vista

e nesta fonte doce do meu sonho

refletiu-se outra água estremecida.

Depois… Pergunta a Deus por que me deram

o que me deram e por que depois

soube da solidão de terra e céu.

Olha, minha juventude foi broto

puro que ficou sem abrir, perdeu

sua doçura de sangues e de sucos.

O sol que cai e cai eternamente

cansou-se de beijá-la… E sendo outono,

Pai, os teus olhos nada podem.

Escutarei na noite tuas palavras:

menino, meu menino…

e na noite imensa seguirei

com as minhas e as tuas chagas.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

PLANO DE AULA E ATIVIDADES DE “HIPERTEXTO E HIPERLINK” PARA TURMAS DE 6º A 9º ANOS


 













APOIE O BLOG OLHAR DO ALTO
Olá! Sou professor Anderson Damasceno, graduado em Letras (UFPA) e mestre em Letras (UNIFESSPA), autor do Blog Olhar do Alto. E, nesta postagem, quero compartilhar com vocês conteúdos que utilizo em minhas aulas de Linguagens, nas redes de ensino de Marabá e região. 

O material (plano de aula, atividades, vídeos e algumas sugestões) tratam de “HIPERTEXTO, HIPERLINK E HIPERMÍDIA” e podem ser BAIXADOS GRATUITAMENTE.

Acredito que os conteúdos selecionados servem para contribuir e aprimorar o trabalho dos professores de Língua Portuguesa. Elaborei pensando nos amigos profissionais de sala de aula, que atuam nas turmas de 6º a 9º anos (Fundamental II).

Esses conteúdos também podem ser adaptados para aulas no Ensino Médio.

Boas aulas!

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD