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quinta-feira, 11 de agosto de 2022

NUTRIÇÃO ESCOLAR - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS


Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada no mês de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram matérias de cunho noticioso, que destacam as atividades do cotidiano escolar e da comunidade. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

O NB 3, denominado "Organização e Comunicação", é coordenado pelos líderes Yasmin Vieira e Welison Moraes, ambos da turma do 9° ano. Eles produziram levantamento a respeito das práticas em torno da alimentação escolar. Confira o material na reportagem abaixo.

Duas imagens ilustram, de forma sucinta, o trabalho de alimentação na Escola Carlos Marighella. A Primeira imagem retrata o trabalho das mulheres da cozinha, elas são: Vanessa, Fátima e Orla, servidoras públicas do município de Marabá. Na ocasião, elas estavam preparando a primeira refeição da escola.

Na segunda imagem, temos um registro atualizado do projeto Horta na Escola – que está sendo revigorado após os danos acarretados pelo tempo de pandemia. Os alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos – todas as segundas e terças-feiras – participam de atividades de plantio e cultivo, sob orientação dos educadores. A horta ajuda a ter uma alimentação mais saudável.

Neste período, os educandos começam a plantar cebolinha para colher mais para a frente. E não só cebolinhas, mas outras hortaliças também.

A alimentação saudável nas escolas deve ser tratada como algo essencial para o desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes. Todos os alimentos saudáveis têm grande importância para o corpo e para a mente, fazendo com que o cérebro se desenvolva mais rapidamente ao pensar.

Existe a lei de Nº 11.947, aprovada no dia 16 de Junho de 2009, que no Art. 2º versa que as escolas têm que empregar uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados que são necessários para o desenvolvimento e crescimento dos alunos com o objetivo de fornecer alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas, contribuindo, portanto, para um bom rendimento escolar.

Uma pesquisa realizada na Escola Carlos Marighella, feita pelos alunos da NB 3, sobre a alimentação que é fornecida pela escola, demonstra o quanto essa unidade escolar trata seriamente o cultivo de alimentos saudáveis.

Através de entrevistas para saberem como está sendo a aceitação e a preparação da alimentação, os integrantes da NB 3 colheram a seguinte fala de uma das cozinheiras: “Nós preparamos todo o cardápio conforme a SEMED orienta”. A entrevistada cita que o cardápio do almoço é: "Arroz, feijão, frango ao molho e salada”.

E, relacionado à aceitação dos alunos, em entrevista com alguns educandos, eles sugerem que seja introduzida na alimentação verduras, frutas, ovos e carne produzidos e comercializados na própria comunidade local.

De acordo com as pesquisas realizadas em sites especializados, acerca desse assunto, uma alimentação saudável é composta por: verduras, legumes, frutas, sucos naturais, carnes vermelhas, carne branca, ovos etc. No entanto, percebemos que a Prefeitura Municipal de Marabá ainda precisa melhorar a variedade de alimentos que são fornecidos nas escolas da rede pública. 

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