NACIONAL ENERGY

terça-feira, 16 de agosto de 2022

MEIO AMBIENTE – ESTUDANTES PARTICIPAM DE PROJETO DE ARBORIZAÇÃO ESCOLAR E DE CONSCIÊNCIA DO RESGATE DA NATUREZA










Por Wiliam Senna, Rosirene dos Santos, Leiliane Duque, Ketely Tawana, Joilson Santos.

 

Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada nos dias 04 e 11 de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), participaram das etapas de planejamento e produção de matérias de cunho noticioso, sobre o cotidiano escolar e da comunidade. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos elaboraram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

Nessas etapas, o Núcleo de Base “Comunidade em Ação” promoveu entrevista – como a do dia 04/08/22 – com o orientador pedagógico, Nilton B. Braga de Oliveira, de 28 anos, na qual abordaram assuntos como o Meio Ambiente e discorreram sobre as atividades em torno do projeto de Arborização Escolar.

A estudante-repórter Rosirene dos Santos produziu texto sobre o processo de arborização no espaço da Escola Carlos Marighella. 

Em sua pesquisa, os estudiosos afirmam que a área verde, especialmente como prática cotidiana nas escolas do campo, proporciona uma educação emancipadora. Porque os alunos podem usar esse espaço como sala de aula, onde pode ter aulas práticas, aprendendo sobre manutenção e cuidado, tão como, aprofundar seus conhecimentos das ciências naturais e biologia.

 

O QUE É ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA?

O estudante-repórter Willian Senna entrevistou o orientador Nilton Oliveira. Nas perguntas referentes ao meio ambiente, com o foco em arborização escolar, o entrevistado explica que: “A arborização escolar constitui-se em uma estratégia interessante para mudança da realidade, pois permite um maior contato dos estudantes com as plantas. Isso proporciona aulas mais prazerosas e diferenciadas”. 

Ainda segundo o orientador pedagógico: “Além da preservação do meio ambiente, a Escola Carlos Marighella defende uma consciência cidadã que entende a importância de se reduzir as queimadas, bem como promover outras formas de ser fazer o cultivo sustentável da terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário