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sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ESTUDANTES TRATAM DA IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NO ESPAÇO ESCOLAR DO CAMPO

Desafios enfrentados para a prática de esportes na Escola Carlos Marighella










Por Geremias Santos, Julio Ricardo Silva, Jonas Barros, Marcelo dos Santos, Diego Pereira, Ana Clara Neres, Stella Conceição, Gustavo dos Santos

Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada nos dias 04 e 11 de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram várias matérias que colocam em destaque o cotidiano escolar. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

O NB 1, intitulado Reflexão e Socialização, produziu levantamento a respeito das atividades esportivas, realizadas ao longo deste ano. Confira o material na reportagem abaixo.

 

DIREITO DO CIDADÃO – ESPORTE É QUALIDADE DE VIDA

Os esportes surgiram há muito tempo e, desde o início, eles já tinham um objetivo estritamente funcional, ligado a alguma atividade laboral. Com o passar do tempo, os esportes passaram a agregar valores e prazeres por si só, relacionando-se à saúde e estética. 

Segundo o entrevistado Guibson Brito, 25 anos, funcionário público do município de Marabá – no sudeste do estado do Pará – e praticante de esporte, o esporte na escola proporciona aprendizados, ajuda na educação, proporciona qualidade de vida, além de desenvolver um papel fundamental de humanização.

“Muitos jovens veem os esportes como uma possibilidade de sair das drogas, por exemplo”, destaca o servidor.

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Cidadania, em quase a metade das escolas da educação básica do país não há nenhum espaço adequado para os alunos praticarem esportes. Os dados computados a partir do censo escolar da educação básica 2020 mostram que de 135 a 263 escolas do ensino fundamental ao médio, 47% não possuem nenhuma instalação para a prática desportiva.

A Escola Carlos Marighella, localizada na zona rural de Marabá, apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas quanto a estrutura para a prática de esportes.

Segundo a entrevistada Ellen Brito, professora de Educação Física que trabalha nessa escola, existem várias inadequações que dificultam a prática de esportes, por exemplo, as más condições estruturais do campo de futebol e, principalmente, a falta de equipamentos para a prática dos esportes.

Para Andresley Resplande (9º ano), aluno do Carlos Marighella, as más estruturas dificultam a prática de esporte, porque faltam quadra esportiva e equipamentos para as atividades esportivas.

O estudante ainda acrescentou questões urgentes sobre as condições que os alunos enfrentam durante as aulas de Educação Física.

“Temos que enfrentar o sol quente, e o chão de piçarra, machucando nossos pés nas pedras, porque não tem grama. Meus colegas falaram que já machucaram os dedos nas pedras, tudo pelo nosso futebol que é bom e muito frequente na nossa escola. Por isso que nós precisamos imediatamente de uma tão sonhada quadra”, desabafou o estudante Andresley.

O poder público precisa ter um olhar mais sensível para as práticas esportivas nas escolas, principalmente nas escolas que se localizam nas zonas rurais, como a E.M.E.F. Carlos Marighella, problematizada nessa reportagem. 









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