NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CÍRIO VIRTUAL, MISSIONÁRIO E FLUVIAL - Novidades e inovações surgem para ampliar experiências de fé, durante o 35ª Círio de Nazaré




Famílias de diversos núcleos e aplicativo “Kd a 
berlinda?” dão nova cara ao Círio 2015






A realização do 35º Círio de Nazaré em Marabá está batendo a porta. No terceiro domingo deste mês (dia 18), grandes momentos de expressão da fé católica vão impactar a vida de milhares de pessoas, num evento que reúne romeiros de todo o Pará e outros Estados. A cada ano, uma série de novidades incrementa a romaria na capital.
E com a berlinda vindo para Marabá, mais inovações surgem para abrilhantar o clima envolto na sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Segundo Leidiane de Souza, coordenadora diocesana da Renovação Carismática Católica (RCC), o tema deste ano, “Maria, ensina-nos a servir”, vai ser levado como experiência de vida.
“Estamos na coordenação de evangelização do Círio 2015. E esse tema nos convida a entender o exemplo de Maria, que foi uma missionária e levou alegria à própria prima, Santa Isabel. Então, ela foi muito ativa e queremos também, como igreja, trazer o exemplo dela para nossas vidas”, afirma.
A grande novidade dessa edição tem a ver com a realização do Círio Missionário. Conforme a líder da RCC, entre os dias 3 e 17 de outubro, enquanto a imagem peregrina estiver visitando as comunidades católicas nos Bairros Cidade Nova, Laranjeiras, Liberdade, uma grande equipe fará visitação paralela às famílias nestes espaços.  
“Junto com nosso bispo, Dom Vital Corbellini, nós iremos na casa de cada família. Os padres também estarão levando a palavra de Deus às famílias. Assim como Maria visitou a família da prima, levando a alegria de Jesus Cristo, queremos levar essa mesma alegria através da palavra para quem necessita”, pontua, acrescentando que a missão se estende a levar os maior número de pais e mães, filhos e filhas ao evento do dia 18.
Além desse longo período de evangelização, outra experiência marcante para os fieis ocorre nos dia no dia 17 de outubro. 
“Todo ano, centenas de romeiros aguardam o Círio Fluvial. Entre as 14h e 16h, alguns jovens estarão evangelizando, cantando louvores e rezando o terço, como forma de preparação para a chegada de Nossa Senhora de Nazaré”, detalha.
Durante o Círio Fluvial, o público não vai perder a oportunidades de compartilhar muitos cânticos a Deus, alegria, ladainhas e muito mais.

APLICATIVO DO CÍRIO IMPULSIONA PARTICIPAÇÃO POPULAR
Em Belém, a novidade que tem ampliado a participação popular vem do mundo virtual. O aplicativo do Círio de Nazaré, "Kd a berlinda?", já disponível para celulares Android e Iphone, proporciona às pessoas o acompanhamento do trajeto das 12 romarias e a localização da berlinda.
O turista que usar o aplicativo também vai poder saber um pouco da história da maior procissão religiosa do Brasil e conhecer os principais pontos turísticos da capital paraense.
O diretor de sistemas da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Lourenço Monteiro, explica como o aplicativo funciona. "Temos vários tipos de equipamentos, eles são bem completos e enviam em tempo real a localização da santa para que essa localização possa chegar nos equipamentos, nos dispositivos móveis, através do aplicativo 'kd a berlinda?'".
O aplicativo foi criado pela Prodepa em 2012. No ano passado foram registrados mais de 250 mil acessos. A expectativa desse ano é que cerca de 400 mil pessoas acompanhem as 12 romarias, que homenageiam Nossa Senhora de Nazaré no Círio em tempo real pelo celular.
Quem sabe, em pouco tempo, Marabá esteja desfrutando das mesmas possibilidades do dispositivo fornece. Principalmente os turistas iriam ficar satisfeitos com as dificuldades solucionadas, bastando alguns toques na tela do celular. Do mesmo modo, a história das mais de três décadas do Círio na cidade dariam boas páginas para o aplicativo.
(Com informações do G1)





Nenhum comentário:

Postar um comentário