NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ARMA - Poeta de Marabá Airton Souza celebra 15 anos de carreira lançando tríade de livros





Triplo lançamento de livros foi realizado pelo poeta de Marabá, Airton Souza, na sexta-feira última (4), durante um coquetel promovido nas dependências da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará (ARMA), situada na Rua Aquilino Sanches, Bairro Novo Horizonte. Com as obras, “Marias”, “Olhos vítreos” e “Último gole de ontem”, o autor alcança a marca de 20 livros em publicação solo.
Durante a conversa com o público, mediada pelo repórter Ederson de Oliveira, o escritor compartilhou episódios e experiências marcantes, fazendo uma linha do tempo desses 15 anos como escritor. 
Segundo Airton Souza, recordou o primeiro poema publicado no Jornal Opinião, no ano de 2000, e relatou mudanças na postura como artista da palavra. 
“Eu fui sempre um cidadão arredio a associações e instituições. Eu preferia levar meu trabalho sozinho. Só que chegou uma época que entendi que sozinho eu não dava conta. Então, eu mudei aquilo que eu pensava, dei um passo atrás, e passei a integrar grupos de pessoas”, acentua, considerando tabém que os três livros publicados são frutos de uma consciência de unidade.
No caso de “Último gole de ontem”, a 20ª obra escrita, representa uma ruptura com o passado literário, ou seja, que a concepção de poesia, que está presente nos livros escritos até então, sofreu uma forte maturação.
“O resultado do que eu venho fazendo agora é diferente. Eu considero que foi apenas a minha fase de aprendizado que passou. Pode parecer um número assustador, vinte livros, mas é a partir daqui, desse livro, que a poesia toma um novo rumo na minha vida”, enfatiza.
Atualmente, o poeta é presidente da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará (AESSP), entidade que tem promovido a leitura, o acesso ao livro e as obras escritas por autores de Marabá e região.  
Para o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, é positiva a grande contribuição da literatura com o cenário da cidade.  
Félix Urano, artista plástico mais conhecido como Tibirica, quis saber do poeta sobre o conteúdo do título “Marias. O literato enfatizou que as ilustrações foram todas produzidas pelo artista plástico, Bino Sousa, o que aumenta a dimensão do diálogo poético entre arte literária e arte pictórica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário