Anderson Damasceno
Olá, meus quase-alunos, alunos virtuais!
Nesta postagem (tem o vídeo no YouTube também), convido vocês para analisar uma questão do ENEM 2019, presente na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (LCT). Vamos analisar a “Questão 15 – Caderno Azul”, que exigiu de vocês, vestibulandos, conhecimentos sobre “Funções da Linguagem”.
Nesta postagem (tem o vídeo no YouTube também), convido vocês para analisar uma questão do ENEM 2019, presente na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (LCT). Vamos analisar a “Questão 15 – Caderno Azul”, que exigiu de vocês, vestibulandos, conhecimentos sobre “Funções da Linguagem”.
Lembrando que, todo ano, o ENEM pede, demanda, requer do estudante
o conhecimento sobre Funções da Linguagem, sobre as seis Funções da Linguagem
(Emotiva/Expressiva, Referencial, Conativa/Apelativa, Poética, Fática e
Metalinguística) e os seis Elementos da Comunicação (Emissor, Referente/Contexto,
Receptor, Mensagem, Canal e Código). Portanto, é um conteúdo que você deve
priorizar. Simbora!
Vamos à leitura e análise da Questão 15 do Caderno Azul.
De início, verificamos que o texto é grande, é extenso, é
relativamente imenso, afinal, você não pode perder de vista o contexto em que
está. Você está no 1º dia de provas do ENEM e são 45 questões de Linguagens,
uma redação – com textos motivadores pra você ler e entender, uma proposta de
tema pra produzir – e, por fim, mais 45 questões de Humanas. Sabemos que antes
de ler um texto, a pessoa visualiza o texto. E uma forma de ganhar tempo, e se situar rapidamente no conteúdo exigido,
é ler logo o comando da questão. E aí, o que está sendo pedido? O comando da
questão diz: “A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza
por”.
Agora, já temos a pista do que vai ser cobrado, já temos a direção
da questão 15, trata-se do assunto: Funções da Linguagem. Então, vamos ao
texto:
“O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização
on-line, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssima
resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte.
Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções
on-line de acesso aberto, além de democratizar a arte, vem ajudando a formar um
novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem
expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus.
A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas,
impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível
pesquisar pelo nome da obra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem
em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para
fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar
a seta localizada do lado inferior direito da imagem.
Disponível em:
www.revistabula.com.
Acesso em: 5 dez. 2018
(adaptado).
Feita a leitura do enunciado, lembre-se: é importante você ter
certeza de que compreendeu a pergunta que está sendo feita em cima desse texto.
A sensação de segurança ajuda seus pensamentos, oxigena suas ideias e contribui
para que você faça a interpretação necessária. Então, bora reler o comando da
questão novamente, que diz: “A função da linguagem que predomina nesse texto se
caracteriza por”.
Letra A: evidenciar
a subjetividade da reportagem com base na fala do historiador de arte.
Atenção! Nas minhas aulas de linguagens, busco orientar sobre o
uso das estratégias de leitura: seleção, antecipação, verificação e
inferência. E com certeza, até aqui, enquanto você lia, muitas antecipações
e inferências passaram por sua cabeça. Vejamos! Se você é um estudante que se
prepara para o ENEM, durante a leitura deve ter identificado que o texto em
questão é uma reportagem e, depois de ler a alternativa A, percebeu que a
questão está cobrando, de fato, esse gênero textual – tão usado pelo discurso
jornalístico. Além disso, deve ter reparado de qual fonte essa reportagem foi
retirada, ou seja, o suporte é o endereço virtual da Revista Bula. Assim sendo,
uma das antecipações que você possivelmente faz tem a ver com o gênero textual
reportagem, isto é, geralmente predomina
nesse texto o caráter informativo e denotativo da linguagem. Logo, com base
nos conhecimentos prévios que você tem sobre “funções”, você imagina que seja a
Função Referencial – aquela que exige noções do contexto: o que aconteceu,
quando, onde, como, com quem, apresentando dados precisos e objetivos – uma
função que é bastante comum em notícias, reportagens, em portais de informação
na internet ou em textos científicos.
E agora, para encontrarmos a resposta, vamos aplicar a estratégia
de leitura: verificação, ou seja,
vamos observar se a “alternativa A” encontra no texto algum elemento de
sustentação.
Para a “letra A” ser a correta, o texto deveria mostrar marcas de
“função emotiva”, também chamada de expressiva. No entanto, é possível perceber
que a reportagem expõe a voz do historiador de arte, Grosvenor, através de um
discurso indireto, como se o repórter escrevesse a matéria utilizando as
informações e previsões propiciadas pelo entrevistado. Aliás, predomina na
opinião de Grosvenor mais um parecer técnico que emotivo. Além disso, a
presença do discurso indireto ocorre apenas no segundo parágrafo, o que
demonstra pouca presença do que seria uma fala marcada por subjetividade, pelo “eu”,
pelas emoções da 1ª pessoa do discurso. Portanto,
você anula a letra A. Sem medo de ser feliz!
A
alternativa B diz: convencer o leitor a fazer o acesso on-line, levando-o a
conhecer as obras de arte.
De novo a verificação. Quando um texto quer “Convencer o leitor a
fazer algo”, isso tem a ver com a função conativa ou função apelativa da
linguagem, que em alguns casos também é chamada de persuasiva. Se o aluno marcar
a letra B, isso aconteceria possivelmente pela proposta aparente, pela
sugestão, pela técnica de sedução. Realmente, o texto sugere mexer com o gosto
que as pessoas têm por pinturas, por obras de arte, por livro. E isso é
apresentado com a despreocupação de que agora ninguém precisa pagar por
direitos autorais, afinal, existe ali a licença Creative Commons. Em outras palavras, há aluno que marca essa
alternativa porque o texto propicia argumentos técnicos e emocionais ao dizer
que é um “sucesso as coleções on-line de acesso aberto” e que visa “democratizar
a arte” e gerar um novo público para os museus, pois os internautas vão visualizar
on-line e depois vão querer ver de perto no mundo físico. Porém, o que
predomina no primeiro e no último parágrafos são os expedientes narrativos e
descritivos. Além disso, diferentemente do artigo de opinião que vemos nos
jornais, em que há a intenção de persuadir as pessoas, em tese uma reportagem
ou notícia busca ter caráter expositivo apenas. Isto é, narrar as coisas sem,
aparentemente, querer interferir na decisão dos outros.
Já na
alternativa C diz: informar sobre o acesso às imagens por meio da descrição do
modo como acessá-las.
Nessa alternativa, estão as características e antecipações que
fizemos anteriormente, logo na introdução da questão. Primeiramente, pelo fato
de ser uma reportagem, retirada do suporte revista, há elementos que indicam o
que aconteceu – compartilhamento de 44 mil imagens –, onde aconteceu – no
espaço virtual, on-line – quem realizou ou arquitetou esse compartilhamento – o
Instituto de Arte de Chicago –, como aconteceu – através da licença que permite
aos internautas terem acesso sem pagar por direitos autorais. Isto é, tudo isso
referenda aspectos que marcam a função denotativa ou função referencial. Além
disso, os expedientes descritivos também contribuem para acentuar esse caráter
informacional. Em resumo, a alternativa C pode ser a correta por causa desses
elementos contextuais dados com precisão e sem dubiedade.
Alternativa
D: estabelecer interlocução com o leitor, orientando-o a fazer o download das
obras de arte.
Para marcar a letra D, o estudante teria
que verificar no texto aspectos da Função Fática. Ou seja, a reportagem tem por
finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação com o
internauta? Ou usa fórmulas de cumprimento do tipo: “Você, seguidor” ou “Você,
internauta, como vai, tudo certo?”?; Ou apresenta expressões que confirmam que
alguém está ouvindo ou está sendo ouvido do tipo: “Sim”, “Claro”, “Sem dúvida”,
“Entende?”?. Talvez, essa seja a alternativa que a menor parte das pessoas
selecionariam. Talvez, os vestibulandos que optam por essa alternativa levam em
conta a construção dos períodos no último parágrafo como: “Para navegar pela
imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de
zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é
preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem”. E por
que optam? Porque a letra D fala de orientar a fazer download, porém, isso não
é marca de função fática. É o que então? Isso é marca de função referencial. Está
descrevendo para informar o processo.
Por fim, a
alternativa E, que afirma: enaltecer a arte, buscando popularizá-la por meio da
possibilidade de visualização on-line.
No ENEM, sabemos que as alternativas “erradas” são chamadas de
distratores. A alternativa correta tem que ser precisa e estar totalmente
ligada à habilidade que se pretende avaliar. Embora no texto haja a ideia de
que estão buscando “democratizar a arte”, popularizar a arte por meio da
visualização on-line, essa alternativa não contempla o que está sendo exigido
no item. O assunto é: Funções da Linguagem e a letra D passa muito longe de
qualquer uma das seis. Pode ser que alguém pense na função poética. Mas, dizer
que a arte é bela ou que alguém quer enaltecer a arte não significa
necessariamente que seja função poética.
Enfim, já que a habilidade cobrada na questão é a H19: “Analisar a
função da linguagem predominante nos textos em situações específicas”, a
alternativa que atende ao comando da questão é a letrãaa: C.
Meus quase-alunos, alunos virtuais, quem quiser aprender mais
sobre esse conteúdo, basta entrar na sala de aula virtual que criei só para
Língua Portuguesa. Coloquei tudo aí na descrição abaixo. Lá você encontra um
bom material para exercitar seus conhecimentos sempre que quiser. Forte abraço!
Que Deus vos abençoe!
Linguagens com professor Anderson Damasceno – Língua Portuguesa
Código da turma: pgrxmxt
Funções da Linguagem:
https://classroom.google.com/u/0/c/NjE4MjQ3MTk4Njha/p/NjIzMjE4NjYzNTda/details
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