CONGRESSO ESTADUAL DE JOVENS QUADRANGULAR

CONGRESSO ESTADUAL DE JOVENS QUADRANGULAR
O Congresso Estadual Setorizado de Jovens "Mais de Deus" está chegando para transformar corações nos dias 18 e 19 de julho de 2025. O evento, organizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), campos 158 e 337, será realizado na região e contará com uma programação especial.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ESTUDANTES TRATAM DA IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NO ESPAÇO ESCOLAR DO CAMPO

Desafios enfrentados para a prática de esportes na Escola Carlos Marighella










Por Geremias Santos, Julio Ricardo Silva, Jonas Barros, Marcelo dos Santos, Diego Pereira, Ana Clara Neres, Stella Conceição, Gustavo dos Santos

Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada nos dias 04 e 11 de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram várias matérias que colocam em destaque o cotidiano escolar. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

O NB 1, intitulado Reflexão e Socialização, produziu levantamento a respeito das atividades esportivas, realizadas ao longo deste ano. Confira o material na reportagem abaixo.

 

DIREITO DO CIDADÃO – ESPORTE É QUALIDADE DE VIDA

Os esportes surgiram há muito tempo e, desde o início, eles já tinham um objetivo estritamente funcional, ligado a alguma atividade laboral. Com o passar do tempo, os esportes passaram a agregar valores e prazeres por si só, relacionando-se à saúde e estética. 

Segundo o entrevistado Guibson Brito, 25 anos, funcionário público do município de Marabá – no sudeste do estado do Pará – e praticante de esporte, o esporte na escola proporciona aprendizados, ajuda na educação, proporciona qualidade de vida, além de desenvolver um papel fundamental de humanização.

“Muitos jovens veem os esportes como uma possibilidade de sair das drogas, por exemplo”, destaca o servidor.

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Cidadania, em quase a metade das escolas da educação básica do país não há nenhum espaço adequado para os alunos praticarem esportes. Os dados computados a partir do censo escolar da educação básica 2020 mostram que de 135 a 263 escolas do ensino fundamental ao médio, 47% não possuem nenhuma instalação para a prática desportiva.

A Escola Carlos Marighella, localizada na zona rural de Marabá, apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas quanto a estrutura para a prática de esportes.

Segundo a entrevistada Ellen Brito, professora de Educação Física que trabalha nessa escola, existem várias inadequações que dificultam a prática de esportes, por exemplo, as más condições estruturais do campo de futebol e, principalmente, a falta de equipamentos para a prática dos esportes.

Para Andresley Resplande (9º ano), aluno do Carlos Marighella, as más estruturas dificultam a prática de esporte, porque faltam quadra esportiva e equipamentos para as atividades esportivas.

O estudante ainda acrescentou questões urgentes sobre as condições que os alunos enfrentam durante as aulas de Educação Física.

“Temos que enfrentar o sol quente, e o chão de piçarra, machucando nossos pés nas pedras, porque não tem grama. Meus colegas falaram que já machucaram os dedos nas pedras, tudo pelo nosso futebol que é bom e muito frequente na nossa escola. Por isso que nós precisamos imediatamente de uma tão sonhada quadra”, desabafou o estudante Andresley.

O poder público precisa ter um olhar mais sensível para as práticas esportivas nas escolas, principalmente nas escolas que se localizam nas zonas rurais, como a E.M.E.F. Carlos Marighella, problematizada nessa reportagem. 









terça-feira, 16 de agosto de 2022

MEIO AMBIENTE – ESTUDANTES PARTICIPAM DE PROJETO DE ARBORIZAÇÃO ESCOLAR E DE CONSCIÊNCIA DO RESGATE DA NATUREZA










Por Wiliam Senna, Rosirene dos Santos, Leiliane Duque, Ketely Tawana, Joilson Santos.

 

Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada nos dias 04 e 11 de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), participaram das etapas de planejamento e produção de matérias de cunho noticioso, sobre o cotidiano escolar e da comunidade. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos elaboraram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

Nessas etapas, o Núcleo de Base “Comunidade em Ação” promoveu entrevista – como a do dia 04/08/22 – com o orientador pedagógico, Nilton B. Braga de Oliveira, de 28 anos, na qual abordaram assuntos como o Meio Ambiente e discorreram sobre as atividades em torno do projeto de Arborização Escolar.

A estudante-repórter Rosirene dos Santos produziu texto sobre o processo de arborização no espaço da Escola Carlos Marighella. 

Em sua pesquisa, os estudiosos afirmam que a área verde, especialmente como prática cotidiana nas escolas do campo, proporciona uma educação emancipadora. Porque os alunos podem usar esse espaço como sala de aula, onde pode ter aulas práticas, aprendendo sobre manutenção e cuidado, tão como, aprofundar seus conhecimentos das ciências naturais e biologia.

 

O QUE É ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA?

O estudante-repórter Willian Senna entrevistou o orientador Nilton Oliveira. Nas perguntas referentes ao meio ambiente, com o foco em arborização escolar, o entrevistado explica que: “A arborização escolar constitui-se em uma estratégia interessante para mudança da realidade, pois permite um maior contato dos estudantes com as plantas. Isso proporciona aulas mais prazerosas e diferenciadas”. 

Ainda segundo o orientador pedagógico: “Além da preservação do meio ambiente, a Escola Carlos Marighella defende uma consciência cidadã que entende a importância de se reduzir as queimadas, bem como promover outras formas de ser fazer o cultivo sustentável da terra”.

PROFISSÕES DA ESCOLA – AINDA FALTA MAIOR VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO PARA QUEM TRABALHA NA EDUCAÇÃO















Por Koayra Gomes, Talis de Mileto, João Paulo, Allanny Marques, Débora Nascimento, Miqueias Coelho, Lucas Guilherme e Andresley Resplande.


No dia 04 de agosto de 2022, um grupo de alunos se reuniram para fazer reportagem sobre as profissões que existem na Escola Municipal Carlos Marighella localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA). 

Essa temática dialoga com o eixo de estudos da 3ª Unidade Letiva, denominado: “Trabalho – divisão social, territorial e meio ambiente”.

Na ocasião, os estudantes do nível Fundamental II participaram da Oficina de Produção Textual acerca do gênero “Reportagem”. Os professores que conduziram a oficina organizaram os educandos em cinco (5) grupos, conhecidos como Núcleos de Base (NB), a fim de que cada um elaborasse uma reportagem com relevância social.

 



TRABALHADORAS QUESTIONAM SOBRE MAIOR VISIBILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO

Os integrantes da NB “Sementes da Luta” ficaram com o assunto: “Profissões da Escola”. Esse grupo decidiu ficar com o tema porque, segundo eles, algumas profissões não têm muita visibilidade e o devido reconhecimento perante a sociedade. As profissões escolhidas pelos alunos foram: direção (Gestora) e Merendeiras. 

As colegiais, Allanny Marques (6º ano) e Débora Nascimento (9º ano), entrevistaram a merendeira, Bruna Silva, servidora pública do município de Marabá, que atua na Escola Carlos Marighella. Bruna Silva fez considerações a respeito do que a levou a trabalhar na escola, como a questão da necessidade, e que, apesar disso, ela gosta do seu trabalho. Confira a entrevista na íntegra a seguir.

NB Sementes da Luta: “O que você acha da sua função na escola?”

Bruna Silva: “Eu acho primordial, porém, desvalorizada.”

NB Sementes da Luta: “Você gosta do seu trabalho?”

Bruna Silva: “Gosto de cozinhar, mas de limpar não.”

 

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EXIGEM MUITO EMPENHO PESSOAL EM FAVOR DO COLETIVO

A reportagem também entrevistou a diretora da escola, Rosângela Reis, 48 anos de idade, que trabalha no Carlos Marighella há 23 anos. Confira a entrevista. 

NB Sementes da Luta: “O que você acha da função de ser diretora em tempos tão difíceis?”

Rosângela Reis: “É muito difícil, pois a gente como diretora sempre quer melhorar a escola. Sempre quer o melhor para cada estudante. A gente chega a tirar dinheiro do nosso bolso, para comprar tempero, carne, verduras, frango e etc. A gente tem que saber controlar a escola, ver se está tudo ok.”

NB Sementes da Luta: “Por que você quis trabalhar como diretora?”

Rosângela Reis: “Porque foi uma tarefa dada pela comunidade. Mas eu sempre quis estar na sala de aula.”













quinta-feira, 11 de agosto de 2022

POEMA - A VIDA DOS AMANTES

POEMA - A VIDA DOS AMANTES (Anderson Damasceno)


Se você não vai amar alguém pra cuidar, 
Então pare.

Se você não vai querer se doar,
Então pare.

Se você tem medo de se entregar, 
Então pare.

Se a vida inteira não é um preço a pagar,
Então pare.

Se você vai fingir se importar, 
Então pare.

Se você vai seduzir e não conquistar,
Então pare.

Se você vai mentir pra enfeitar,
Então pare.

Se você vai esconder e enganar,
Então pare.

Se é pra se omitir quando necessitar,
Então pare.

Se for para andar só e não levar,
Então pare.

Se for pra não dividir o que comprar,
Então pare.

Se for para viver sem amar,
Então pare.

Se quiser se negar a abraçar,
Então pare.

Se quiser humilhar quem te amar,
Então pare.

Se você for suvinar um beijo, o olhar, 
Então pare.

Se for para sorrir do vingar,
Então pare.

Se tiver que cobrar o que não dá, 
Então pare.

A vida dos amantes não vale pra você
O que vale.

NUTRIÇÃO ESCOLAR - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS


Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada no mês de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila Sororó (Marabá-PA), elaboraram matérias de cunho noticioso, que destacam as atividades do cotidiano escolar e da comunidade. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o contexto educacional. 

O NB 3, denominado "Organização e Comunicação", é coordenado pelos líderes Yasmin Vieira e Welison Moraes, ambos da turma do 9° ano. Eles produziram levantamento a respeito das práticas em torno da alimentação escolar. Confira o material na reportagem abaixo.

Duas imagens ilustram, de forma sucinta, o trabalho de alimentação na Escola Carlos Marighella. A Primeira imagem retrata o trabalho das mulheres da cozinha, elas são: Vanessa, Fátima e Orla, servidoras públicas do município de Marabá. Na ocasião, elas estavam preparando a primeira refeição da escola.

Na segunda imagem, temos um registro atualizado do projeto Horta na Escola – que está sendo revigorado após os danos acarretados pelo tempo de pandemia. Os alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos – todas as segundas e terças-feiras – participam de atividades de plantio e cultivo, sob orientação dos educadores. A horta ajuda a ter uma alimentação mais saudável.

Neste período, os educandos começam a plantar cebolinha para colher mais para a frente. E não só cebolinhas, mas outras hortaliças também.

A alimentação saudável nas escolas deve ser tratada como algo essencial para o desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes. Todos os alimentos saudáveis têm grande importância para o corpo e para a mente, fazendo com que o cérebro se desenvolva mais rapidamente ao pensar.

Existe a lei de Nº 11.947, aprovada no dia 16 de Junho de 2009, que no Art. 2º versa que as escolas têm que empregar uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados que são necessários para o desenvolvimento e crescimento dos alunos com o objetivo de fornecer alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas, contribuindo, portanto, para um bom rendimento escolar.

Uma pesquisa realizada na Escola Carlos Marighella, feita pelos alunos da NB 3, sobre a alimentação que é fornecida pela escola, demonstra o quanto essa unidade escolar trata seriamente o cultivo de alimentos saudáveis.

Através de entrevistas para saberem como está sendo a aceitação e a preparação da alimentação, os integrantes da NB 3 colheram a seguinte fala de uma das cozinheiras: “Nós preparamos todo o cardápio conforme a SEMED orienta”. A entrevistada cita que o cardápio do almoço é: "Arroz, feijão, frango ao molho e salada”.

E, relacionado à aceitação dos alunos, em entrevista com alguns educandos, eles sugerem que seja introduzida na alimentação verduras, frutas, ovos e carne produzidos e comercializados na própria comunidade local.

De acordo com as pesquisas realizadas em sites especializados, acerca desse assunto, uma alimentação saudável é composta por: verduras, legumes, frutas, sucos naturais, carnes vermelhas, carne branca, ovos etc. No entanto, percebemos que a Prefeitura Municipal de Marabá ainda precisa melhorar a variedade de alimentos que são fornecidos nas escolas da rede pública.