NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 29 de março de 2013

1º SARAU DA LUA CHEIA


Não era pra menos. A informalidade a serviço da poesia.
Um encontro de gostos artisticamente vários, por uma razão dentro de si mesma, dentro da própria arte.

Na noite de quarta-feira última (27), um dos saguões que compõem o prédio sede da ARMA (Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará), situado no Bairro Novo Horizonte, serviu de cenário para um encontro informal, aberto aos apreciadores da arte poética. Batizado de “I Sarau da Lua Cheia” pelo próprio idealizador, o poeta Airton Souza, de simples informalidade o encontro se tornou um banquete.
Na ocasião, houve o compartilhamento de textos, tanto de livros clássicos, um Gonçalves Dias, quanto de artistas contemporâneos, nada menos que Ledo Ivo. Cada um declamando com prazer versos como se vida fossem.
As leituras teceram o linho fino das idéias, sejam as sensuais, sejam as angustiantes. Todas mais que bem vindas graças à poesia.
Segundo Airton Souza, o convite para o sarau se deu através das redes sociais como facebook, e-mails e compartilhamentos boca a boca. Sendo que o objetivo era tão somente reunir amigos e pessoas novas interessadas em poesia.
Souza deu as boas vindas a todos que abraçaram a proposta do encontro. Após uma breve apresentação feita por cada participante, aconchegados no formato clássico de roda de leitura, o idealizador deu o pontapé inicial com versos de sua autoria.
As escritoras da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP), Vânia Ribeiro e Eliane Soares, declamaram poemas de colegas afeitos ao ofício do papel e pena.
Conhecidas do público local apaixonado por literatura, elas parabenizaram a participação de todos que contribuíram com suas experiências de vida como leitores.
Pelo visto, não era pra ter nada de suntuoso mesmo numa roda de pessoas sentadas com livros em punho. Nem precisava de holofotes. Prova disso, que o grupo confeccionou um poema ad momentum. Saiu do forno uma poesia, que teve inicio em duas mãos e se encerrou ao passar por todas. Sendo estão, então, lida no desfecho do sarau por Vânia Ribeiro.
Bastou uma qualquer picardia por parte dos leitores ali, almados por um desejo profundo de poesia, que a noite feliz pariu. Muitos filhos. Mais um bocado de corações fecundados pela arte.  
Arte das musas... – Vagabundeando com maestria na ponta da língua. A interpretação de composições musicais, executadas com marca singular, ficou por conta de Xavier Santos.
Além de ser um fruidor de artistas da linha de Jessier Quirino e Patativa do Assaré, Santos representou com humor ímpar alguns causos poéticos.
Talentos – Lara Borges e Marcio Holanda, ambos conhecedores e profissionais da cultura local, aproveitaram o sarau e deixaram os ouvintes curiosos ao comentarem sobre suas produções escritas. Porém, ambos ainda não publicaram suas obras
Esses dois artistas, com obras ricas ainda fora do forno, homenagearam com gratidão a direção da ARMA, sobretudo à pessoa do jornalista cultural, Ederson de Oliveira, por fornecer condições tão satisfatórias para a primeira edição do Sarau da Lua Cheia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário