NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 1 de maio de 2015

1ª CONFERÊNCIA SUSTENTÁVEL - Escola Municipal Raimundo José de Souza investe na conscientização da comunidade

Tema central da Conferência foi destacado no muro da escola



Na brinquedoteca, crianças descobrem maneiras de construir objetos
para lazer, utilizando material reciclável




Luís Eduardo aproveitou uma das criações para se divertir com os colegas

Maria Arlete Xavier (à dir.), diretora, ao lado de Maurício Cabral,
coordenador pedagógico, e 
da vice-diretora, Suzyane Bandeira




Criançada aprende Consciência Verde
com profissionais e artistas
Na quinta-feira última (30), houve a realização da 1ª Conferência Sustentável da Escola Municipal Raimundo José de Souza, situada no Bairro Liberdade – núcleo Cidade Nova. A direção escolar, coordenação e professores promoveram um conjunto de apresentações artísticas, oficinas e palestras com finalidade de educar a população, na proteção do meio ambiente. 
Equipes de servidores Secretaria Municipal de Urbanismo (SENSUR) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) participaram do evento.
Segundo a diretora, Maria Arlete Xavier, a Conferência faz parte do Programa Escola Sustentável e tem o objetivo de trabalhar a “Consciência Verde” com adultos, jovens e crianças.
“Nós temos alguns problemas, como o do lixo que jogam na frente da nossa escola. Por isso, convidamos toda a comunidade ao redor da escola e também os pais dos alunos, para refletirem sobre essa situação. Porém, os moradores e pais não vieram em peso. Mesmo assim, fizemos um dia de trabalho que vai contribuir com a educação de nossas crianças”, afirma. 
Outra dificuldade, apontada pela direção, tem a ver com os ambulantes que ficam na praça ao lado do prédio escolar.
“Ao invés de eles condicionarem o lixo no canteiro da Avenida Paraíso, eles jogam na frente da escola, quase no portão onde nossos alunos entram para estudar”, detalha.
Na parte de palestras, o período matutino recebeu a apresentação da professora, Silvane Lima, intitulada “Atitudes que fazem um Planeta melhor”. Além da educadora, equipes de servidores da SENSUR e SEMMA conversaram com o público a respeito da Sustentabilidade, apontando medidas possíveis para melhorar o contexto escolar.
A Oficina Decorarte foi arquitetada pela professora Nilma Lírio Bandeira. Uma série de materiais
Maria das Dores ministrou a Oficina Saboarte, que ensina a produção de sabão caseiro. A profissional também reutilizou elementos que, geralmente, são jogados no lixo ou, de forma errónea, despejados no meio ambiente, como o óleo de cozinha e peles de galinha.
A vice-diretora, Suzyane Lírio Bandeira, orientava as atividades. Na brinquedoteca, ela acompanhou várias profissionais que ensinavam as crianças a produzirem peças de lazer e brinquedos, a partir de embalagens descartáveis. 
O pequeno Luís Eduardo Ferreira, estudante do nível fundamental, aproveitou uma das criações para se divertir com os colegas. 



Oficina Decorarte foi arquitetada pela professora Nilma Lírio Bandeira (à esq.)





Profissionais da Escola Municipal Raimundo José de Souza
realizaram grande evento em prol da natureza


Participantes de oficinas ganharam certificado






Nenhum comentário:

Postar um comentário