Anderson Damasceno
Nas minhas aulas sobre Competência Leitora, Interpretação textual e Tipos de Linguagem, gosto muito de ressaltar a "Lei da Cooperação", uma noção de fundamental importância para qualquer analista de texto. Linguistas de renome como Patrick Charadeau e Dominique Maingueneau possuem obras a respeito dela, permitindo que qualquer pessoa possa se ancorar no que eles explicam com segurança.
Quando o assunto é comunicação, a cooperação de fato é uma necessidade. Se alguém diz ou escreve algo também espera que seu interlocutor colabore na compreensão/interpretação. Noutras palavras, quem fala quer fazer-se entendido.
Porém, muita vez, pouco esforço interpretativo não é o suficiente para entendermos certos enunciados.
Eu quero aqui adiantar meu total fracasso na tentativa de entender o texto/enunciado que ora trago a vossas senhorias, meus caros compadres internetens. Mesmo tendo feito esforço extremo para entendê-lo.
Nesta semana, lá estava eu escalando no feed de notícias on Facebook, daí me deparo com o seguinte post: "Quase 14 milhões de desempregados no Brasil. E a igreja culpa os políticos ímpios dessa nação. Hipocrisia!"
Bem, para não ser muito prolixo, acredito que o entendimento mais direto - pretendido pelo sujeito que escreveu isso - seja: "Olha, a igreja brasileira está sendo falsa por culpar os políticos corruptos pelos mais de 13 milhões de desempregados". Só pode!
Então, se for nesse sentido, posso afirmar que "entendi" o que a pessoa postou. E poderia já encerrar a minha crítica por aqui. #SQÑ
Infelizmente, ao procurar casar esse post com a realidade material, com o conhecimento de mundo bem como com os discursos que são largamente partilhados pela coletividade, encontrei sérios obstáculos para manter a "Lei de cooperação".
Mas... quero deixar aqui essa postagem para que os leitores tentem explicar um sentido, minimamente, aceitável para essa fala, colhida como quem se assusta ao ver alguém dizê-la.
Logo mais atualizo este texto, e trago algumas aberridades presentes nessa "hipocrisia" hipócrita. Tô aqui na fila do banco esperando ser atendido e terei que suspender um pouquinho esta reflexão a respeito das ilações que o enunciado sugere. Inté
Nenhum comentário:
Postar um comentário