NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

NA RODA DA VIDA – Master Coach Marcelo Almeida realiza imersão no curso “O Poder da Autorresponsabilidade”


















Anderson Damasceno

Todo dia temos a oportunidade de entender – nos entender –, ter consciência do estado atual em que se encontram nossas vidas. Mas nem sempre isso acontece. Muita vez, passa o ano inteiro, ou anos, sem nos darmos conta de que a vida é um passo a passo diário, e que de modo nenhum pode funcionar no piloto automático.
Na última semana, o master coach Marcelo Almeida encerrou o curso com 18h de imersão n’O Poder da Autorresponsabilidade, endereçado à equipe de professores e profissionais do Instituto de Ensino Amais, da qual eu faço parte. É impossível não sacar o bom resultado, ou o montante de bom resultado, gerado nesse pouco espaço de tempo. Como estou pilotando minha vida? Foi a questão que me fiz repetidas vezes.
Os encontros ocorreram por dois dias apenas e conseguiram gerar uma reflexão, uma tomada de consciência que já está me fazendo vislumbrar o ano de 2019 com melhores olhos. É como se tudo que espero viver neste ano ganhasse contornos mais definidos.
Uma das ferramentas que pude experimentar ali foi o MAAS, Mapa de AutoAvaliação Sistêmico, uma espécie de Roda da Vida em que 11 importantes áreas da nossa vida se apresentam ali, quase ofendendo nossos olhos, pois muitas vezes evitamos olhar pra elas.
Nela, na roda, tive a grande oportunidade de perceber que não vale a pena investir sacrificialmente numa ou duas áreas da vida, sendo que a natureza da vida é um conjunto. Acho que um dia o Eminem vai precisar se retratar por causa da Lose Yourself. Obviamente, sei que essa autopercepção veio aos poucos, em pequenas doses ao longo do encontro, mediado com muita vivacidade por Marcelo, em cada ferramenta, confronto e convite para que saiamos da zona de conforto. Mas, o MAAS teve algo a mais, um desenho que comunica muito a quem somos em nosso interior.
Como diz meu pastor, Ronisteu Araújo, que “Deus nos livre”, e se não soubermos de que, “Que Ele nos livre de nós mesmos”, e parece que muita vez vivo assim, precisando me livrar de mim mesmo. Coisa que a imersão n’O Poder da Autorresponsabilidade ajudou bastante, permitiu vislumbrar a sensação e a consciência que tenho de mim mesmo, a partir dessas 11 áreas da vida.
Família, saúde, trabalho, finanças, no fundo “tudo (isso) é espiritual”, como diria Rob Bell, e ali pude traçar um desenho melhor do que preciso fazer por mim, para mim e em mim, a fim de que 2019 seja extraordinário a cada novo dia. Como já começou com a leitura de três bons livros, notícias boas para saúde de duas tias minhas, oportunidades se descortinando na política local, alunos vindo se socorrer no meu trabalho porque confiam... et cetera, et cetera. E é só o começo!










Nenhum comentário:

Postar um comentário