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Desafios enfrentados para a prática de esportes na Escola
Carlos Marighella |
Por Geremias Santos, Julio Ricardo Silva, Jonas Barros,
Marcelo dos Santos, Diego Pereira, Ana Clara Neres, Stella Conceição, Gustavo
dos Santos
Durante Oficina de Produção de Reportagem, realizada nos
dias 04 e 11 de agosto de 2022, os estudantes da Escola Municipal Carlos
Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março, às proximidades da Vila
Sororó (Marabá-PA), elaboraram várias matérias que colocam em destaque o
cotidiano escolar. Organizados através dos Núcleos de Base (NBs), os educandos
confeccionaram reportagens acerca de temas com relevância social para o
contexto educacional.
O NB 1, intitulado Reflexão e Socialização, produziu
levantamento a respeito das atividades esportivas, realizadas ao longo deste
ano. Confira o material na reportagem abaixo.
DIREITO DO CIDADÃO – ESPORTE É QUALIDADE DE VIDA
Os esportes surgiram há muito tempo e, desde o início, eles
já tinham um objetivo estritamente funcional, ligado a alguma atividade
laboral. Com o passar do tempo, os esportes passaram a agregar valores e
prazeres por si só, relacionando-se à saúde e estética.
Segundo o entrevistado Guibson Brito, 25 anos, funcionário
público do município de Marabá – no sudeste do estado do Pará – e praticante de
esporte, o esporte na escola proporciona aprendizados, ajuda na educação,
proporciona qualidade de vida, além de desenvolver um papel fundamental de
humanização.
“Muitos jovens veem os esportes como uma possibilidade de
sair das drogas, por exemplo”, destaca o servidor.
De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da
Cidadania, em quase a metade das escolas da educação básica do país não há
nenhum espaço adequado para os alunos praticarem esportes. Os dados computados
a partir do censo escolar da educação básica 2020 mostram que de 135 a 263
escolas do ensino fundamental ao médio, 47% não possuem nenhuma instalação para
a prática desportiva.
A Escola Carlos Marighella, localizada na zona rural de
Marabá, apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas quanto a estrutura
para a prática de esportes.
Segundo a entrevistada Ellen Brito, professora de Educação
Física que trabalha nessa escola, existem várias inadequações que dificultam a
prática de esportes, por exemplo, as más condições estruturais do campo de
futebol e, principalmente, a falta de equipamentos para a prática dos esportes.
Para Andresley Resplande (9º ano), aluno do Carlos
Marighella, as más estruturas dificultam a prática de esporte, porque faltam
quadra esportiva e equipamentos para as atividades esportivas.
O estudante ainda acrescentou questões urgentes sobre as
condições que os alunos enfrentam durante as aulas de Educação Física.
“Temos que enfrentar o sol quente, e o chão de piçarra,
machucando nossos pés nas pedras, porque não tem grama. Meus colegas falaram
que já machucaram os dedos nas pedras, tudo pelo nosso futebol que é bom e
muito frequente na nossa escola. Por isso que nós precisamos imediatamente de
uma tão sonhada quadra”, desabafou o estudante Andresley.
O poder público precisa ter um olhar mais sensível para as
práticas esportivas nas escolas, principalmente nas escolas que se localizam
nas zonas rurais, como a E.M.E.F. Carlos Marighella, problematizada nessa
reportagem.