NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 20 de maio de 2016

"DOE SANGUE, DOE VIDA" - UEPA realiza evento em que alunos de Medicina e Biomedicina atendem público

Projeto envolveu assistente social, Katiane Chaves, a professora da
UEPA, Ana Paula, o bioquímico do CTA, Jean Marques, e Telma
Elane, Técnica em Enfermagem do Posto Pedro Cavalcante

Entre as pessoas que fizeram doação de sangue está Charles Petter,
que incentivou outras pessoas fazerem o mesmo ato


Universitárias de Medicina e Biomedicina, Jhully,
Raquel, Fernanda e Bianca, puderam demonstrar
larga experiência adquirida em sala
Ontem (20), foi o último dia da Ação de Extensão promovida pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), intitulada “Doe Sangue, Doe Vida”, que foi realizada no Shopping Pátio Marabá, situado na Rodovia Transamazônica (BR-230). A programação alcançou vários públicos e teve a colaboração da Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), através do Posto de Saúde Pedro Cavalcante, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e apoio do Hemocentro Regional de Marabá (HEMOPA).
Foram efetuadas, entre outras coisas, vacinações, testagens de HIV, tipagem sanguínea e doação de sangue, atividades que colocaram estudantes dos cursos de saúde na UEPA em ação direta.
O evento foi organizado pela professora Ana Paula, Coordenadora de Extensão da UEPA, e teve uma grande participação do público, que ajudou doando sangue, fato que permitiu a coleta de cerca de 40 bolsas por dia.  
Segundo Ana Paula, este ano a ação foi bem maior que em 2015 e foi um projeto ousado.
“Esta ação ocorre em alusão ao Dia das Mães. A Secretaria de Saúde disponibilizou as vacinas contra Influenza, seguindo a campanha nacional. Então, quem veio ao shopping esses dias conseguiu fazer todos esses testes, aqui e na hora”, afirma.  
Professores, universitários e profissionais
da saúde atuaram nos três dias do
evento Doe Vida, Doe Sangue
O atendimento durou até as 21h. A ação ocorreu através de parcerias entre órgãos da área da saúde. 
Alguns profissionais participaram do projeto. Representando o Posto de Saúde Pedro Cavalcante, estava Telma Elane, que é Técnica em Enfermagem, o Bioquímico, Jean Marques, representando o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e a Assistente social do HEMOPA, Katiane Chaves.
Na ocasião, quem tirou um tempinho para doar sangue foi Charles Petter, Analista de Sistemas, que incentivou outras pessoas fazerem o mesmo ato. Ele foi atendido por Maria Antônia, Técnica de laboratório do HEMOPA.
Acadêmicos dos cursos de Medicina e Biomedicina atuaram nas dosagens, tipagens e orientações dos visitantes.

As universitárias desses cursos, Jhully Azevedo, Raquel Fernandes, Fernanda Vieira e Bianca Farias, puderam demonstrar a larga experiência que foi adquirida em sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário