NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 11 de julho de 2016

8º CAFÉ LITERÁRIO - SECULT realiza manhã de confraternização entre leitores e escritores. Evento teve brincadeira do "Amigo livro"

Escritoras Lusa Silva e Walquiria Gouveia em brincadeira do "Amigo livro" 



Javier Di Mar-Y-abá e Francisco Duarte brincam com obra infanto-juvenil
































Anderson Damasceno


Leitores e escritores de Marabá participaram do 8º Café Literário, durante a manhã de sábado último (9), um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), voltado para a divulgação da arte literária. O público se reuniu no prédio da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situada na Marabá Pioneira, onde tiveram vários momentos de confraternização. 
O encontro dos apreciadores da literatura foi arquitetado pelo poeta e produtor cultural, Airton Souza, e marcado pela realização do "Amigo livro". 
Na ocasião, diversas personalidades do movimento literário marabaense compartilharam textos poéticos bem como lições acerca de seus trabalhos e militâncias.
A artista plástica e poetisa, Creusa Salame, narrou pequeno enredo sobre a "história de uma Maria", personagem que traz consigo o desafio de enfrentar o Parkinson. Ela "partilhou" com os leitores, e também com membros da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará (AESSP), um pouco da luta em prol da divulgação da arte pictórica e literária.
Já o poeta, arte-educador e sociólogo, Claudimar Campos, comunicou ao público seleto uma parte da atuação do Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu no espaço do Bairro Liberdade. 
Por sua vez, Gabriela Silva, que constituí o coletivo Historiar-te, relatou a importância das obras e autores endereçadas à camada infanto-juvenil. 
Um convidado especial, Domingos César, Secretário da Academia de Letras de Imperatriz, revelou aos artistas e para quem gosta de ler um pouco da luta em prol da divulgação da arte na cidade dele. 
Para encerrar a manhã de congraçamento, a maioria dos visitantes desta edição do Café Literário trouxe um livro, para entrar na brincadeira do "Amigo livro". Após um sorteio, as pessoas iam dando características dos colegas que foram selecionados. Títulos de escritores de locais, regionais e nacionais foram trocados entre os brincantes de poesia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário