NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 6 de julho de 2016

MEDICINA UFPA - Em Altamira, estudantes de Marabá passam por 2ª fase do vestibular, concorrendo às 60 vagas

  
Professor de Matemática, Rafael Moraes (à dir.),
coordenou caravana de estudantes de Marabá


















João Pedro Marinho (à dir.) e colegas em momento
de partida rumo ao local de prova


















Anderson Damasceno 

Mateus Leite, 17 anos, confia na boa preparação
para ter sucesso na prova 
No domingo último (3), 2.162 candidatos participaram da segunda fase do vestibular especial para o curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), sediado em Altamira, no sudoeste do Estado. E, durante o final de semana, cerca de 45 estudantes de Marabá realizaram viagem para o município. Em busca do sonho e de realização de vida, os vestibulandos continuam na conquista por uma das 60 vagas ofertadas, sendo metade por cotas e metade por livre concorrência.
Para continuar na disputa das vagas disponíveis, os candidatos precisam acertar 40% das 45 questões da prova específica, que avalia conhecimentos sobre Física, Química e Biologia.
Essa etapa atraiu concorrentes de várias cidades do estado. A caravana marabaense foi coordenada pelos professores, Rafael Moraes e Anderson Damasceno, do Preparatório Everest. 
Segundo Rafael Moraes, professor de matemática, a cidade com cerca de 110 mil habitantes se tornou uma grande oportunidade de investimento, para o alunado que almeja uma carreira no ramo da medicina. 
“Tem sido um grande desafio para essa garotada. Como professor em Marabá, sei do potencial desses jovens e do quanto são capazes de alcançar a classificação”, afirma. 
Após a primeira fase do vestibular, a demanda por uma das vagas segue alta e é, agora, de 50,2 candidatos/vaga entre os não cotistas e de 21,87 candidatos para cada vaga do sistema de cotas.
“Todos os 2.162 estudantes que continuam no concurso devem imprimir um novo cartão de inscrição para participar da fase seguinte do certame. O documento mostra o local de prova para esta nova etapa e já está disponível no site do CEPS a cada estudante que entre no sistema com seu login e senha”, adianta Marilucia Oliveira, diretora do Ceps/UFPA.
Os vestibulandos de Marabá já enfrentaram muitos desafios como os gastos com transporte, hospedagem e alimentação. Contudo, sabem que o maior obstáculo a ser vencido é ter o conhecimento necessário para a solução das questões.   
De acordo com Mateus Leite, 17 anos, estudante do Everest, o curso de medicina é almejado porque procura ajudar ao próximo. 
"O curso de medicina representa uma profissão nobre, e tenho um desejo antigo de poder aliviar o sofrimento humano. Motivo bem meio que socialista utópico, mas é basicamente isso", revela. 
Para João Pedro Marinho (19), colega de classe de Mateus Leite, o anseio pela formação em medicina também significa uma possibilidade de ajudar ao próximo. 
"Saber que você tem a possibilidade de salvar vidas é algo que me deixa muito emocionado. Meu sonho por medicina já vem de casa, minha mãe é enfermeira e sempre estive com ela dentro dos hospitais", pontua.
Quem for aprovado nesta segunda fase da seleção ainda participará de uma nova etapa agendada para o dia 31 de julho. A terceira e última parte do concurso envolve uma prova de redação em língua portuguesa.

(Com informações do portal UFPA: www.portal.ufpa.br)














Nenhum comentário:

Postar um comentário