NACIONAL ENERGY

sábado, 3 de junho de 2017

BELÉM – Encontro de Enfermagem reúne hospitais e debate segurança de pacientes


Um dos maiores desafios impostos aos hospitais em todo o mundo, na atualidade, é a adoção e manutenção de protocolos que garantam segurança no atendimento a pacientes – com medidas e padrões de rotinas que têm impactos profundos sobre os resultados dos cuidados em saúde. No próximo dia 7/6, esse cenário, e também os caminhos para que estabelecimentos de saúde alcancem patamares de qualidade de atendimento cada vez melhores, serão discutidos em Belém (PA) pelo II Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém/Pará-Região Metropolitana, que acontece no Belém Hall - Computer Hall, no bairro do Umarizal.
Com o tema “Escolhas certas para um ambiente seguro”, o II Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde de Belém será dirigido a enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que atuam hoje em três instituições públicas de saúde geridas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar na Grande Belém, mediante contrato firmado com o Governo do Estado e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa): o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.
O evento reunirá mais de 120 profissionais. Serão 40 vagas oferecidas para inscritos em cada um dos três hospitais. Juntos, os três estabelecimentos de saúde que atuam na Grande Belém (HPEG, Metropolitano e Oncológico) somam, atualmente, um universo de 917 profissionais contratados na área de Enfermagem.
No Hospital Metropolitano, voltado à urgência e emergência e atendimento de média e alta complexidades em traumas e queimados, são 368 técnicos de Enfermagem e 112 enfermeiros. Atuando na retaguarda do HMUE, o Hospital Galileu soma 166 técnicos de Enfermagem e outros 55 enfermeiros. Considerado a maior referência de tratamento do câncer entre jovens e crianças na região Norte, por sua vez, o Hospital Oncológico Infantil soma 59 enfermeiros e 157 técnicos.
“Como os três hospitais têm diferentes focos de atuação, o tema do encontro desse ano trata de um assunto que interessa aos profissionais de todos. A segurança dos pacientes é hoje uma grande fronteira de discussão em saúde”, aponta Maria do Carmo Freitas, diretora Assistencial do Hospital Oncológico Infantil.
“Segurança do paciente é o nosso foco. Na Pró-Saúde, a metodologia de trabalho pede a implantação dos protocolos para isso, e nossos palestrantes abordarão esse tema reforçando o que já trabalhamos há uma década em nossos hospitais”, avalia Ivanete Prestes, diretora Assistencial do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. “Com esse encontro, a nossa meta é justamente reforçar práticas seguras dentro dessas instituições, que hoje atuam de acordo com metodologias de referência e avançam em certificação hospitalar”.

Para todo o Pará
Para a diretora Assistencial do Hospital Galileu, Daniela Castro, a segunda edição do Encontro de Enfermagem consolida o evento e amplia sua contribuição para a formação profissional na região. 'Este ano, ainda contaremos com a presença dos diretores de Enfermagem dos hospitais geridos pela Pró-Saúde no interior do Pará, bem como de seus demais colaboradores. Isso só enriquece o evento. A ideia é torná-lo um encontro estadual de Enfermagem', planeja Daniela.
Para ampliar o acesso de profissionais de Enfermagem aos debates realizados em Belém, a programação do Encontro de Enfermagem também estará sendo transmitida para todos os hospitais públicos e privados gerenciados pela Pró-Saúde em todo o Pará.

Ao todo, a Pró-Saúde gerencia nove hospitais em todo o Pará. Seis deles são instituições de saúde públicas, ligadas ao Governo do Estado. Além do Hospital Oncológico Infantil, Hospital Galileu e Hospital Metropolitano, na Grande Belém, a associação beneficente também é responsável pela gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, além do Hospital de Porto Trombetas, em Oriximiná, do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, e do Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas.

II Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém/Pará-Região Metropolitana
Quando: dia 7/6, partir das 8h.
Onde: Belém Hall - Computer Hall.
Rua Antônio Barreto, 1176, Umarizal.

Programação
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h30 – Palestra “Cenário da segurança do paciente: onde estávamos, onde estamos e onde queremos chegar” - Danilo Oliveira (Pró-Saúde)
10h30 às 11h – Intervalo
11h – “Impactos dos incidentes e eventos na sustentabilidade institucional” - Paulo Viol (Pró-Saúde)
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14h – “SBAR” - Nilsa Yamanaka (Pró-Saúde)
15h – “Vantagens e desafios na certificação da qualidade em organizações prestadoras de  serviços de saúde” - Péricles Góes da Cruz (ONA)
16h – Intervalo
16h30 – “Ser e estar na Enfermagem” - Kotaro Tuji Neto (Instituto Internacional Japonês de Coaching)
17h30 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário