NACIONAL ENERGY

terça-feira, 27 de junho de 2017

EM MARABÁ – Vereadores cobram da prefeitura a UPA, durante Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018


Parlamentares novamente levanta a discussão sobre a UPA, que corre o risco
de não entrar em funcionamento durante o governo Sebastião Miranda.




















Anderson Damasceno

Na manhã de hoje (27), a Câmara Municipal de Marabá (CMM) realizou audiência pública a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018, com a presença de representantes de vários órgãos públicos e da sociedade civil organizada. A sessão foi presidida pelos vereadores que compõem a Comissão de Orçamento e Finanças, Beto Miranda, Gilson Dias, pastor Ronisteu Araújo e Francisco Carreiro (Frank). 
Entre os vereadores que se pronunciaram na tribuna, Irismar Melo, Ilker Moraes e Marcelo Alves novamente levantaram a discussão sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que corre o risco de não entrar em funcionamento durante o governo Sebastião Miranda.
“Esta audiência se faz necessária e precisa de fato conduzir todas as outras peças orçamentárias. Mas, hoje, não se tem que discutir números, e sim, definir aquilo que nós queremos. Como fazer o que nós fizemos ontem. Fomos lá na UPA, que é uma necessidade para Marabá, dizer para a imprensa que queremos esse prédio público, porque não vamos aceitar que a prefeitura dê a justificativa de que não tem recursos para mantê-la. Ela é responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. Já que a UPA está pronta, nós não podemos aceitar que sua finalidade seja modificada”, pronuncia Irismar Melo.
Ontem também, o vereador pastor Ronisteu Araújo comunicou, em nota endereçada a toda a população marabaense, que apoia o ato público dos parlamentares, Irismar, Ilker e Marcelo.
"Sou favorável que a UPA deva ser utilizada, exatamente, como foi projetada em seu papel original, contribuir com o atendimento de pacientes no núcleo Cidade Nova, proporcionando uma saúde de qualidade, e desafogando a demanda atendida no Hospital Municipal de Marabá (HMM)”, declarou o pastor Ronisteu. 
A audiência foi marcada pela pequena participação popular, o que pode ser visto no resumo que o vereador, Gilson Dias, fez acerca das proposições coletadas, no desfecho da audiência.

PARTICIPAÇÃO POPULAR 

Entre as prioridades e proposições indicadas pelos representantes de entidades estão: o centro de iniciação esportiva no KM 7, o conselheiro tutelar, Beto Jamaica, propôs ampliar o orçamento para os conselhos, já Francisco Arnilson propôs a estruturação da Secretaria de Turismo e construir o calendário de eventos, e Diorgio Santos, da CAJUM, sugeriu que 5% dos recursos sejam aplicados em forma de políticas públicas para a juventude. Também indicou-se que 5% dos recursos sejam aplicados em forma de políticas públicas para o público feminino, bem como água para a comunidade do Bairro Nossa Sra. Aparecida. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário