NACIONAL ENERGY

terça-feira, 15 de agosto de 2017

ANIVERSÁRIO – Crespos e Cacheados de Marabá comemoram 2 anos em piquenique


















Anderson Damasceno 

Na tarde de hoje (15), feriado de Adesão do Pará, a organização do Encontro de Crespos e Cacheados de Marabá (ECCM) realizou um singelo piquenique a céu aberto, para celebrar o aniversário de 2 anos do grupo, que realiza eventos e palestras sobre beleza natural e identidade. A reunião ocorreu na Praça Municipal Osório Pinheiro, mais conhecida como “Praça da Prefeitura”, situada na Folha 31, e contou com a participação crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
A idealizadora do ECCM, Bruna Pardim, recordou que, ali mesmo na praça, foi onde tudo começou. 
“No início, a gente não imagina que o grupo teria essa proporção que tem hoje. A intenção era apenas nos reunir e se divertir, só que isso se tornou um objetivo, o de as pessoas se aceitarem e aprender a cuidar do cabelo natural”, afirma.

Segundo Bruna Pardim, o Encontro perpetua o foco inicial, ou seja, tratar da estrutura capilar e diluir os preconceitos que se criaram em cima das pessoas crespas e cacheadas, sem desvalorizar os outros.   
“Não importa se o cabelo é liso, crespo ou cacheado. Nosso grupo é aberto, todos podem participar”, defende Pardim. 
Diferentemente dos encontros anteriores, em que o público recebe dicas de penteados e produtos, aprende a organizar cronograma capilar e conhece noções de como ter uma boa alimentação, desta vez a reunião se reservou a estreitar os laços de amizade entre as pessoas que acompanham a história do ECCM. 
“Viemos trocar experiências de tudo o que aconteceu desde o primeiro evento até agora. Já temos uma história e todos partilham disso. Até porque todo mundo mudou muito, mudou o cabelo, a forma de pensar”, destaca a idealizadora. 
Maria Antônia Pardim, mãe de Bruna, que regularmente acompanha as edições dos encontros, revela a origem do interesse da filha sobre a beleza natural. 
“Ela pesquisava na internet e sempre me informava o que estava acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro. Quando ela me contava, eu dizia que ela também poderia idealizar algo e fazer aqui em Marabá”, acentua. 
Saddam Sales, Franciele Silva e Sarah são alguns dos integrantes de longa data do ECCM que participam ao lado de Bruna Pardim. 
Na ocasião, uma das integrantes do ministério de louvor “Meninas Fé” na Igreja Batista, Viviane Abreu, apresentou uma canção especial enfatizando a natureza dos Crespos e Cacheados de Marabá. 

COMUNIDADE VIDA DE CACHEADA 
Bruna Pardim também é a moderadora da uma comunidade nas redes sociais intitulada “Vida de Cacheada”. A página foi criada em 2014, na plataforma Facebook, e de lá pra cá já arregimentou cerca de 500 mil seguidores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário