NACIONAL ENERGY

terça-feira, 1 de agosto de 2017

MARABÁ - Na 1° Sessão Ordinária, vereadores criam Frente Parlamentar "Todos Unidos pela UPA"


















Anderson Damasceno 

Ontem (31), esteve reunido o comitê PRÓ-UPA, constituído pelos vereadores, Irismar Melo, pastor Ronisteu Araújo, Marcelo Alves, Ilker Moraes e Gilson Dias, na Câmara Municipal de Marabá (CMM), para deliberar novas ações contra o desmonte que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem sofrido nos últimos meses. E hoje (1), durante a 1° Sessão Ordinária referente ao segundo período legislativo de 2017, conseguiram a assinatura de 13 vereadores e criaram a Frente Parlamentar Todos Unidos pela UPA.
Tendo em vista a posição do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que no último dia 13 de julho, em reunião, votou favorável à devolução de Recurso Federal da ordem de R$ 1.950.000,00, prejudicando não só implantação da UPA, mas também tentando afetar a ação coletiva dos parlamentares que no dia 5 de julho estiveram reunidos com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e conseguiram apoio do governo federal com 50% no custeio da UPA e mais 30% pelo fato dela estar localizada em município da Região Amazônica. 
Como é largamente conhecido, a UPA tem a capacidade de desafogar o atendimento no Hospital Municipal de Marabá (HMM), atendendo prioritariamente o Núcleo Cidade Nova, que tem mais de 100 mil habitantes em pelo menos 20 bairros.
Por tudo isso, o comitê deliberou hoje:
1 – Instituir a Frente Parlamentar "Todos Unidos pela UPA".
2 – Entrar com requerimento convidando o prefeito municipal, Sebastião Miranda Filho, e o secretário de saúde, Marcone Nunes Leite, a fim de prestar esclarecimentos acerca da UPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário