NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 26 de julho de 2023

A VIDA TEM INTERESSE















Anderson Damasceno

A vida tem interesse. E a vida é interessante. Vejamos alguns tipos de relacionamentos e suas inusitadas situações.

Quando estou falando “de sério”, as pessoas querem levar na piada. Mas quando estou fazendo graça, elas tomam isso muito a sério.

Quando eu quero que me ouçam, sequer me dão ouvidos. Já quando quero ser esquecido por todos, colocam-me sob os holofotes.

Quando espero que me deem a justa atenção, sou lançado no limbo do abandono, na shadowban dos sentimentos.

Ou seja... A vida realmente tem interesse.

Interessa a ela estar difícil, justo quando procuro por suas facilidades.

Interessa a ela ignorar meus gostos somente nos momentos que pretendo imperar algum.

Interessa-lhe tirar meu sono exatamente na hora que mais necessito dormir.

Interessa entregar um gratuito não depois que paguei arduamente por um custoso sim.

Mas, afinal, qual é o interesse da vida? Não posso reagir a todas essas coisas com pouco caso, com desdém, como se nada fossem. Nem tratá-las apenas como se fossem amenidades, bobagens e eventualidades.

Podem até parecer brincadeiras as inúmeras vezes em que se repetem tais situações. O que me leva a querer saber, inevitavelmente, qual é o interesse da vida em me tratar tantas vezes assim.

Então, de início, passei a procurar pelos culpados. Encontrar quem seriam os atores sociais que tornam a minha vida um teatro dos avessos, uma epopeia de desconcertos, em um mundo com tudo muito fora do seu lugar. Ou do que pensava ser o lugar de todas coisas.

Cheguei à conclusão que tudo tinha a ver com os relacionamentos que tive e tenho.

Porém, a conclusão mais segura era outra.

Tudo se resumia na minha veia aberta, negada, pouco gerenciada, dum não-lugar em que pulsa toda a minha misantropia e toda a minha autossegura merecência. 

"Tem que cuidar disso aí!", penso, temeroso. 

Como é duro recalcitrar contra os aguilhões.

A vida até tem interesse. Só que o do misantropo é muito pouco. 


Publicidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário