NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 10 de julho de 2023

PENSANDO EM VOCÊ I

            Você já ouviu alguém dizer que para o amor não tem saídas? Ainda no século XVI, a história de um velho sessentão, que ficou perdidamente apaixonado por uma jovem moça, contagiava os espectadores nos teatros de Portugal durante a ascensão do humanismo. Velho e enamorado, combinação mui louca e até destemperada para época. Por isso mesmo, o seu sabor foi “inimitável”. “Original”.

            Como o Brasil foi alvo de exploração portuguesa – e olha que até hoje eles são por demais orgulhosos, no que diz respeito a esse passado que frequentemente lemos nós livros de história – então, nada é mais normal do que nosso país receber uma herança, da história amorosa que semeou o coração dos portugueses. O amor fechado. Hermético. Por conta disso, o estilo de amor que grande parte do mundo vive, precisamente a parte do mundo chamada Brasil, mais aprisiona do que liberta. Mata invés de gerar vida.

            Será que Deus pensou em tudo isso? Por que Ele mandaria à terra seu Filho pra ensinar um amor libertário, muito antes da existência de um país cujo povo acredita num amor que não tem saída? O Brasil seria o que é hoje se amor fosse visto sem desengano? Há maior desengano que dar ao amor uma cara que ele não tem?

            Quando falo Brasil, falo os casais de hoje, homens e mulheres, moças e rapazes, perpetuando a crise de amor que aquele velho sessentão, que entende menos de hortaliças que de sentimentos sem ilusão, passou. E quanto maior não é a dor desses casais... Por que não param para pensar que essa conduta de amor é algo para se renegar? Ou por que não pensam em parar e dar uma olhada no lugar onde existe um amor que a ninguém quer fechar. Fechar em crise; muito menos em mentirices.

            Ah, o que o Senhor Deus pensou nunca saberemos só nesse momento. Mas, em quem Ele pensou tá mais claro que um quadro de pintor realista. Que caiam as falsas representações! Que o amor do mundo não traga mais nojo aos corações. E viva o homem a melhor das emoções. Aquela que o Senhor Deus pensou; destinada a quem o Senhor Deus pensou. Nós. Sim, por que não nós!? E por que não refletirmos sobre isso hoje?

            “Penso que não sei amar!”; “Penso que não sei viver!”; e outros tortos pensamentos rondam as mentes tanto dos mais pueris em atos de amor quanto dos mais galantes quem se acham um beija-flor. Isso vale para as galanteadoras que sem tem pelo mundo aí afora! Claro que hoje em dia tá difícil confessarem os certos pensamentos; quem dirá os tortos. Confessados ou não, nós os sabemos. Tem muito homem e mulher zanzando crente de que ninguém sabe que seu amor é infeliz. Afinal, eles não fazem loucuras de amor? Aparecem na mídia, não é mesmo? Mas, como é um amor que não tem saídas; sem soluções para a vida ou para se ser feliz de verdade; é só dar fim no contrato, digo, divórcio. Isso quando há um casamento antes. Eles findam o casamento ali, mas continuam na prisão de um amor mundano, que pintaram para eles sendo belo, só que em nada perceberam o quanto se metiam em uma cela. O amor fechado; um feio amor.

            Ai, que triste! Já é o fim. Não pra nós, pois, a terra ainda se move, e com ela também o coração do nosso Senhor Jesus. Ele é a saída. Tá esperando o quê? Ame-o! Liberte-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário