NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 5 de julho de 2013

TRÂNSITO SEGURO NO VERANEIO 2013

DMTU organiza tráfego na Orla e promove campanha de educação
Vias interditadas favorecem
 fluxo de pedestres

A partir de hoje (6), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) inicia o projeto operacional que modifica as principais vias de acesso à orla do Rio Tocantins, na Marabá Pioneira. A medida faz parte da programação para o Veraneio 2013 e otimiza o fluxo dos milhares de pedestres, que vão curtir o lazer na Praia do Tucunaré.
Além disso, a campanha educativa “Bebida e Direção: deixe essa mistura fora do verão!” será promovida pelo DMTU através da Coordenação de Educação para o Trânsito, nesse período.
Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Agente Gilvan, durante os quatro fins de semana do mês de julho, a Avenida Marechal Deodoro (via que corresponde à orla municipal), a Travessa Santa Teresinha e Avenida Getúlio Vargas permanecerão interditadas, evitando assim o tráfego e acúmulo de veículos nesse perímetro.
“O acesso da população será pela Santa Teresinha e o retorno pela Getúlio Vargas. Essas vias ficarão fechadas. Como o movimento de pessoas aumenta não dá pra circular carro nesse espaço”, afirma o coordenador, enfatizando que os marabaenses podem colaborar evitando vir apenas uma pessoa por carro de passeio.
Cerca de 18 agentes atuarão nas datas, distribuídos em três turnos. O objetivo é prevenir a ocorrência de incidentes, uma vez que crianças e adolescentes vem com suas famílias, o que acaba tomando muito espaço.  
Ainda de acordo com o coordenador, os condutores poderão estacionar seus carros nos trechos de circulação livre, que são próximos das vias bloqueadas pelo DMTU.
“O horário de fechamento inicia ao meio-dia de sábado, e até por volta de meia-noite é liberado. No dia seguinte, fecha-se novamente bem cedo. Caso o movimento aumente nas sextas-feiras, também iremos interditar para facilitar a passagem dos pedestres”, pontua.
Após o corrente mês, os mesmo trabalho será efetuado na Praia do Geladinho.
Campanha – Uma parceria entre o DMTU, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) levará por toda a Marabá, paralelamente ao trabalho de interdição das vias, orientações à respeito da lei 12.760 – conhecida como Lei seca.
Conforme a coordenação do DMTU, foi elaborado um material para conscientização da campanha “Bebida e Direção: deixe essa mistura fora do verão!”.
“A campanha vai se estender por todo o verão, já que nesse período há o consumo de muita bebida alcoólica. Por isso, estaremos lá incentivando os veranistas a praticarem o amigo da vez, um cara que vai se abster do álcool. A lei não impede que ninguém beba, mas é bom ter aquele que vai beber só água ou refrigerante, sabendo que vai dirigir depois para deixar os amigos em casa”, detalha o Agente Gilvan.
O coordenador orienta que, atualmente, existe até jogos digitais sendo utilizados para sortear quem vai ser o “amigo da vez”. E Outdoors, ônibus coletivo e a frota de táxi locais estarão divulgando a mensagem.
Os condutores que descumprirem essa lei, e forem pegos, estão sujeitos à multa de R$ 1.915,40, bem como a apreensão da Carteira da Habilitação Nacional pelo período de um ano e a retenção do veículo no local do ato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário