NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

8º SARAU - Galeria Vitória Barros possibilitou mescla de poesia e arte pictórica

Interior da galeria foi segundo palco do sarau
Lucas Cavalcanti mostrou composições clássicas
A Galeria de Artes Vitória Barros sediou a 8ª edição do Sarau da Lua Cheia, evento que surpreendeu os participantes reunidos no distinto prédio, localizado no Bairro Novo Horizonte, durante a noite de sábado último (19). A roda literária mais informal de Marabá curtiu a noite poética ali mesmo, na calçada de entrada, contando com a benção dos céus, haja vista que o clima estava convidativo.   
Além das cantorias e declamações que caracterizam o encontro, o grupo pode apreciar apresentações instrumentais. Lucas Cavalcanti dedilhou a composição Vassourinha, marchinha largamente apreciada em Recife, onde se tornou clássica no carnaval local.
O texto de abertura do VIII Sarau foi o poema "Porto Max", de Age de Carvalho. Um poema em homenagem ao poeta Max Martins, que é o patrono de Airton Souza, que foi o declamador e é poeta marabaense da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP).
“O que tenho percebido é que, em todas as edições do Sarau, a grande maioria das pessoas está participando pela primeira vez. Isso é ótimo! Pois, estamos disseminando a literatura”, afirma Souza, contente com essa realização na véspera do Dia do Poeta, 20 de outubro.
Entre os destaques da noite, o escritor Cezamar Oliveira declamou dois poemas, feitos do próprio punho, que foram escritos motivados pela participação nas edições anteriores.
 Principiantes tratam de gosto artístico
Grande parte do público, cada vez mais atuante, era formado de professores, desde o nível fundamental, como o historiador Raimundo Nonato – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tereza Donato, até o superior, como Eliane Soares – doutora em lingüística na UFPA.
A programação permitiu mesclar poesia e arte pictórica. Também entre os sarauistas, diversos artistas plásticos, entre eles Botelhinho, Creusa Salame, Alixa Santos, Vitória Barros, Ana Barros e outros. 
Antes do encerramento, Vânia Ribeiro leu um dos contos fantásticos, dispostos em forma de banner ao longo da galeria, que é voltado para o folclore da região sudeste. Mais próprio chamar-se representação à habilidade de contação.
A diretora da Escola Estadual Anisio Teixeira, Sinara Cangussu, recebeu felicitações por parte dos organizadores do sarau, em virtude da passagem de seu aniversário. Ela comemorou a data natalícia na companhia da amiga e estudantes de Letras na UFPA, Érica Faustino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário