NACIONAL ENERGY

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Filosofia da Arte - Uma experiência com Kant e os caminhos da Imaginação


Erica Mendes e Felipe Almeida em momento de reflexão
Na manhã desta quinta-feira (31), os estudantes que cursam o primeiro ano médio no Colégio Adventista de Marabá (CAM) efetuaram a avaliação de Artes da 4ª Unidade Letiva (UL), que aborda o capítulo 6, Espírito e Imaginação, do livro Introdução à Filosofia da Arte, escrito pelo saudoso professor e filósofo paraense, Benedito Nunes. O texto teórico serviu para análise e resolução de questões que envolvem poesias, comentários de gosto artísticos e reflexões sobre a experiência estética.
Entre as questões, havia tanto a poesia de Alberto Caeiro – heterônimo largamente conhecido no campo literário, o qual foi criado pelo poeta português Fernando Pessoa – e apontamentos do psicólogo João-Francisco Duarte Junior, autor da obra didática O que é beleza?
A prova foi realizada em dupla e envolvia questões de múltipla escolha que relacionam textos críticos e obras artísticas. Erica Mendes e o colega de classe, Felipe Almeida, usufruíram seu tempo de prova a fim de alcançar o melhor desempenho. Outras duplas como a de João Pedro com Amanda Santiago se dedicaram ao debato para solucionar satisfatoriamente cada pergunta.   
O capítulo em questão trata das contribuições de Immanuel Kant para o pensamento artístico. Nunes analisa especificamente noções do livro A Crítica da razão pura, que compõem a tríade de críticas que aquele elaborou no século 18.
A compreensão do problema do conhecimento, as diferenciações entre juízos estéticos e teóricos, a atua da Imaginação relacionando Sensibilidade e Entendimento, relação que produz o conhecimento objetivo ou os juízos  do gosto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário